5 razões por que ensinamos nossos filhos a não confiar nos outros

Confiança não se conquista com rosto ou palavras bonitas, e isso é algo que os pais precisam ensinar os filhos desde à infância para que eles não sejam enganados.

Roberta Preto

Gosto de uma história antiga que li há muito tempo sobre o verdadeiro mal. Era a história do sapo e do escorpião.

Certo dia, um sapo deparou-se com o escorpião. Ambos precisavam atravessar um rio. Para o sapo atravessar o rio, não seria problema. Mas, para o escorpião, a água não o favorecia. Se ele tentasse, morreria afogado.

O astuto escorpião implorou que o sapo o carregasse em suas costas. O sapo respondeu que não poderia, pois tinha certeza que o escorpião iria picá-lo.

O escorpião era muito esperto e persuadiu o sapo dizendo que não poderia fazer tal maldade, porque se o fizesse ele também iria morrer afogado.

O sapo pensou e viu que o escorpião estava certo. E lá foram os dois fazer a travessia. Entretanto, quando estavam no meio do rio, o escorpião picou o sapo.

Advertisement

O sapo, quase morto, perguntou ao escorpião o porquê dele ter feito isso, se iria morrer também.

Então, o escorpião respondeu: “Porque esta é minha natureza”.

Nós, pais, precisamos proteger nossos filhos contra os “escorpiões”. Sabemos que há muitos escondidos e prontos para invadir nossos lares e acabar com nossas famílias. É preciso que os pais se atentem para as amizades de seus filhos, o que eles buscam nas redes sociais, as pessoas que eles se relacionam e quais são seus maiores desafios.

Não podemos ficar as 24 horas do dia com nossos filhos, mas podemos com certeza ensiná-los a distinguirem o bem do mal, a prevenção ainda continua sendo a melhor proteção que podemos oferecer às pessoas que amamos.

Observe as 5 razões porque ensinamos nossos filhos a não confiar nos outros:

Advertisement

1. O mal costuma esconder-se atrás de belos sorrisos

O mal costuma esconder-se atrás de belos sorrisos ou mesmo de “caras amarradas”, ou seja, ele existe e está sempre pronto para destruir tudo o que amamos, principalmente nossos filhos.

2. Há maldade também por trás de palavras doces

Há muita maldade por trás de palavras doces e, mesmo nós, adultos, às vezes caímos nessas ciladas, imagina uma criança que é pura e não tem olhos para o mal.

3. “Ninguém nasce com estrela na testa”

Eu e meus irmãos ouvíamos a frase acima em nossa infância, pois meus pais costumavam dizer para nós. Sempre que saíamos, eles nos lembravam que o bem e o mal não vêm estampados na testa com uma estrela, portanto, precisávamos estar sempre alertas.

4. “O lobo na pele de cordeiro”

Esta frase acima fora dita por muito tempo pelos antigos para ensinar os filhos sobre a maldade disfarçada, ou seja, o mau que tenta se fazer de bom para devorar suas vítimas.

5. “Quem vê cara, não vê coração”

Esta frase acima também está entre as mais antigas ditas por pais sábios para ensinar os filhos sobre os perigos da vida, para que esses filhos não caíssem nos encantos da aparência física, esquecendo-se das intenções maldosas de muitos corações.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.