5 razões médicas fantásticas para se fazer sexo com o cônjuge regularmente

Até a menstruação pode se tornar mais leve, sabia?

Rachel D.C.

A intimidade física é extremamente importante para o relacionamento de marido e mulher. Mas, além de aproximar o casal, o sexo também beneficia a saúde.

“Fazer sexo regularmente faz mais do que apenas lhe aproximar do seu parceiro – ele pode, na verdade, lhe fazer fisicamente mais saudável”, explica a ginecologista Hilda Hutcherson para a Women’s Health Magazine (WHM).

Existe um número mágico da quantidade de sexo que um casal deve fazer para ser feliz? Um estudo norte-americano contou com a participação de mais de 30 mil pessoas com parceiros fixos e foi publicado na revista especializada Social Psychological and Personality Science. Eles descobriram que fazer sexo apenas uma vez por semana é o suficiente para se sentir satisfeito no casamento.

“Embora sexo mais frequente esteja associado a maior felicidade, esta relação já não é significante numa frequência maior do que uma vez por semana”, disse a pesquisadora Amy Muise, psicóloga social da Universidade de Toronto-Mississauga.

Benefícios do sexo para a saúde:

Advertisement

1. Alivia o estresse

Uma pesquisa feita na University of the West Scotland revelou que pessoas que tiveram relações sexuais pelo menos uma vez em duas semanas lidaram melhor com situações estressantes. Segundo a ginecologista Laura Berman, isso acontece porque, durante o sexo, endorfinas e ocitocinas são liberadas, e estes hormônios fazem a pessoa se sentir bem. Esses hormônios também ativam lugares do cérebro que criam sentimentos de intimidade e relaxamento, aliviando a ansiedade e a depressão.

2. Melhora o sono

Segundo o urologista, Celso Marzano, para a Saúde Abril, a relação sexual favorece o relaxamento muscular. Após o sexo, o casal sente bem-estar e exaustão por causa de hormônios liberados, que ajudam a melhorar o sono. Um dos hormônios liberados é o prolactina. “Os níveis de prolactina são naturalmente altos quando nós dormimos, o que sugere uma relação entre os dois”, explica Cindy M. Meston, diretora do Laboratório de Psicofisiologia Sexual da Universidade do Texas.

3. Melhora o sistema imunológico

Fazer sexo torna o sistema imunológico mais preparado. Pesquisadores norte-americanos descobriram que quem faz sexo regularmente abriga mais anticorpos. Estes anticorpos a mais ajudam a combater doenças e mantêm o corpo livre de gripes comuns.

4. Proteção cardiovascular

Além de queimar calorias, fazer sexo também ajuda o coração. O cardiologista, José Lazzoli, afirma que o esforço de uma relação sexual equivale, em média, a um trote a 7,5 quilômetros por hora. “Durante a relação sexual, como em um exercício físico moderado, há um aumento temporário do trabalho cardíaco e da pressão arterial”, explica o cardiologista. Mas, cuidado, pessoas que têm hipertensão descontrolada ou doença coronariana devem consultar o médico.

5. Menstruação mais leve

Duração a relação sexual, o útero da mulher pode contrair, e no processo, os compostos que causam as cólicas são eliminados. As contrações também podem ajudar a expelir sangue e tecidos mais rapidamente, o que torna o período menstrual mais curto e leve.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.