5 princípios de liderança

Ideias que ajudarão você a desenvolver atributos de um verdadeiro líder.


Bruno Fernandes de Lima

Muito se tem escrito e muito se tem dito ultimamente a respeito de liderança. Os princípios de liderança são importantes para qualquer um de nós, qualquer que seja a nossa profissão ou a função que exerçamos na sociedade. Todos somos líderes de alguma forma, cada um de nós, em alguma situação, precisamos tomar a frente, ainda que seja em nosso próprio lar, na comunidade, na escola ou entre amigos.

Qualquer um de nós pode desenvolver atributos de liderança, ainda que não seja um líder nato. Ser um líder, no entanto, mais que um privilégio, é uma grande responsabilidade. Liderar significa gerenciar interesses algumas vezes discordantes. Significa assumir o papel ordenador, unificador de um processo. Significa garantir que um grupo aja de forma harmônica e organizada.

Seguem alguns atributos importantes de um bom líder.

1. Organização

Um líder precisa ser organizado. Precisa saber administrar tempo e espaço. A organização é o que possibilita a eficácia. Uma pessoa desorganizada não é capaz de liderar de forma eficiente. Não é capaz de conduzir um grupo. Um líder precisa saber como manter seu espaço de trabalho bem-arrumado, limpo e ordenado. Precisa saber como usar uma agenda, estabelecer metas, planejar, definir seus objetivos e suas prioridades.

2. Dinamismo

Um bom líder não pode ficar parado. Não pode ser passivo. Precisa ter ideias. Precisa se movimentar, se fazer presente. É necessário que os liderados vejam que o líder está sempre trabalhando, sempre buscando soluções para os problemas. Um líder precisa ser observador. Precisa estar atento a todos os aspectos de seu trabalho. O líder precisa ter a capacidade de motivar a sua equipe. Nunca pode estar satisfeito com as coisas como estão, mas sempre buscar melhorar as coisas, sempre buscar a excelência.

3. Otimismo

O bom líder sempre vê o lado positivo das coisas. Nunca pode demonstrar desânimo. Sua linguagem e seu comportamento devem evidenciar esse otimismo. Um líder não vê problemas, mas desafios. Nunca diz que é incapaz de fazer algo, mas que vai aprender a fazê-lo. Um líder mantém sempre uma atitude positiva. Tudo pode ser resolvido. Todo desafio pode ser superado. Nada pode ser considerado difícil demais de ser feito. O líder precisa sempre passar segurança aos seus liderados.

4. Diligência

Ser diligente significa ser incansável, determinado e persistente. Significa nunca desistir antes de esgotar todas as possibilidades. Um líder é um trabalhador dedicado. Tem que ser um exemplo de trabalho árduo. Nenhum dos liderados terá desculpas para não fazer seu trabalho se o líder dá o exemplo. O que precisa ser feito deve ser feito agora e não depois.

Advertisement

5. Humildade

Naturalmente, o líder é aquele que toma a frente. Mas o líder é sempre alguém imperfeito, que tem seus desafios, suas limitações e suas fraquezas, e deve sempre reconhecer essa imperfeição e ser compreensivo em relação às dificuldades dos outros. O líder não deve esquecer que é parte da equipe. Ele não é melhor que os outros. O maior de todos os líderes, Jesus de Nazaré, ensinou um importante princípio de liderança: liderar é servir. O líder deve estar disposto a ajudar seus liderados. O profissionalismo não pode se tornar uma obsessão a ponto de fazer o líder se esquecer de ser humano.

Faça metas para desenvolver cada um desses atributos. Pense em como pode desenvolvê-los. Escreva suas metas e mantenha-as em um lugar visível. Você certamente se tornará um líder bem-sucedido e eficaz.

Toma un momento para compartir …

Bruno Fernandes de Lima

Bruno F. de Lima é bacharel pela Universidade Federal de Pernambuco, professor de Inglês e Português, poeta e escritor.