5 perguntas fundamentais para se conectar com seu filho e conhecê-lo melhor

Estas perguntas irão ajudá-lo a se conectar emocionalmente com seus filhos e dar-lhes confiança e segurança em si mesmos. Coloque-os em prática.

Adriana Acosta Bujan

Muitas vezes,ficamos muito ocupados resolvendo um monte de pendências que temos que cumprir em tempo hábil para poder oferecer à nossa família uma vida tranquila e cômoda. Isso absorve todas as energias e, por razões óbvias, deixamos de lado a conexão e a comunicação com nossos filhos, simplesmente porque não temos tempo suficiente.

Ser adulto e ter uma família implica muitas responsabilidades, tanto econômicas como morais, mas uma dessas responsabilidades que não podemos deixar passar é a educação, porque nosso maior desejo é que nossos filhos aprendam algum dia a ser independentes e sejam felizes.

É por isso que temos que aprender a equilibrar todas as nossas energias, dando prioridade ao que realmente importa: a educação e a conexão com os nossos filhos. E embora possamos estar muito ocupados, é fundamental que essa conexão seja sólida, já que essa comunicação fará com que eles sejam pessoas seguras, confiantes em si mesmas e com grande amor-próprio.

Mãos à obra

Dito isso, agora compartilho algumas perguntas que vão fazer você se conectar com seus filhos, apesar de não ser capaz de dar-lhes todo o tempo de que eles precisam:

1. Sabe o que significa o seu nome e por que o pusemos?

Uma das perguntas que vai fazer com que eles se sintam parte importante da família é saber o significado do seu nome, qual é a história que o levou a escolher esse lindo nome, tão cuidadosamente pensado. O nome define nossa personalidade e muitas vezes tem uma história que desconhecemos.

Advertisement

Ensine-os a procurar o significado do nome e conte-lhes a história. Seus filhos se sentirão conectados e identificados tanto com eles mesmos quanto com você; já que nosso nome é o que nos identifica, nos torna únicos e distingue-nos daqueles que têm o mesmo nome. Inclusive, você pode buscar e ensinar-lhes a origem de seus sobrenomes para que eles conheçam sua árvore genealógica. Explique que seu nome e sobrenome são importantes, já que têm grandes chances de sucesso só por ter esse nome.

2. Qual considera ter sido o melhor dia da sua vida?

Essa pergunta fará você se conectar com seus filhos ao saber como eles percebem um grande dia. Assim, poderá repetir muitas vezes esses momentos que ficaram marcados na memória. Lembre-se de que o importante não é o pouco tempo que pode passar com seus filhos, mas a qualidade do tempo e as lembranças significativas que podem ficar em suas memórias e corações.

Esforce-se para transformar um dia comum em um inesquecível, em que a convivência entre você e seus filhos seja mágica. Consinta-se e volte a viver essas experiências que os deixaram com um sorriso.

3. Do que você tem medo?

Todas as crianças têm medo de algo, e é natural que se vá superando com o tempo. Saber quais são os medos que os seus filhos têm vai fazer com que você se conecte com eles, porque vão se sentir protegidos e seguros ao seu lado, sabendo que você vai ajudá-los.

Lembre-se de que, quando são pequenos, eles nos veem como heróis, então use essa ideologia a seu favor e ensine-os a superar seus medos; peça suas opiniões e faça um plano de ação para que todos possam se proteger; isso fará com que sua conexão com eles seja mais sólida e forte.

Advertisement

4. Qual é a coisa mais incrível sobre ser você?

Seus filhos poderão dar-lhe uma lista de qualidades e virtudes que podem ser encontradas, ou talvez nenhuma; por essa razão é importante que você os questione e, assim, poder-lhes fazer saber que são realmente maravilhosos, que têm grandes virtudes que muito poucas pessoas têm. Isso fará com que a sua comunicação e conexão se fortaleça, já que estará ajudando-os a fortalecer sua autoestima, segurança e confiança.

Conhecer suas virtudes os fará conectarem-se a você, porque saberão que você pode ver coisas que eles e outras pessoas não podem, por essa razão se aproximarão mais de você, para poder surpreender e agradar.

5. Se você fosse um animal, qual seria?

O animal favorito de cada um de nós define a nossa personalidade. Por exemplo, se você gosta de cães, certamente ama a doçura e companheirismo; se prefere gatos, então é muito astuto. Se você gosta de animais que vivem no oceano, então é uma pessoa muito aventureira e arriscada, ou se prefere macacos ou qualquer animal que vive na selva, então você ama a natureza; e se gosta de pássaros, certamente é corajoso e gosta de liberdade.

Conhecer o animal favorito de seus filhos fará com que se conecte mais com eles, pois assim poderá guiá-los a realizar e a descobrir suas habilidades e destrezas. Talvez você não saiba o quanto seus filhos são bons em fazer algo, então tendo essas informações, poderá fazer com que eles explorem ao máximo suas virtudes.

Procure ter muita comunicação com os seus filhos, escute-os com atenção, deixe-os opinar e participar nas decisões familiares; envolva-se no seu mundo de fantasias e demonstre seu amor com palavras e contato físico; assim, será mais fácil ter uma relação mais próxima deles e fazê-los confiar mais em você.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 preguntas fundamentales para conectar con tu hijo y conocerlo más

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.