5 motivos pelos quais casar é o começo da vida e não o final

O casamento ainda é a melhor escolha na vida de um homem e uma mulher, porque através dele nos tornamos melhores do que somos.

Roberta Preto

“O casamento, assim como a felicidade, não é o objetivo final, e sim o início de uma longa e bela trajetória.”

Em alguns momentos de nossas vidas, nos deparamos com escolhas difíceis e necessárias de serem tomadas, por vez, pode até nos confundirem e nos deixar incertos se estamos fazendo as escolhas certas.

O casamento é a decisão mais importante na vida de um homem e de uma mulher.

Todos nós temos uma breve noção de que seremos afligidos em nossa jornada terrena, no entanto, não sabemos quais são e como serão nossas aflições, mas Deus, que conhece todas as coisas e sabe exatamente o que é melhor para nós, nos preparou um presente especial, por isso que Ele disse: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele (Gênesis2:18). Podemos observar que nosso Pai Celestial chama o cônjuge de “ajudador”, assim sendo, Ele cumpre o que nos prometeu de que nunca nos deixaria desamparados e que enviaria toda ajuda necessária para sobrepujarmos os testes da vida. O parceiro é parte essencial da ajuda como também é fundamental para nosso progresso nessa vida.

O mundo atual tem tentado mascarar o casamento, mas o casamento é um voto sagrado e não usa máscaras, não se muda suas leis e nem as bênçãos que ele proporciona. É no casamento que as pessoas vivem os momentos mais intensos e felizes de suas vidas, e os filhos são as maiores bênçãos concedidas dentro dos laços do matrimônio.

Advertisement

Um dos maiores erros em nossas vidas é desejarmos que as pessoas se tornem aquilo que sonhamos, e isso não acontecerá, todos nós possuímos traços particulares e diferentes, então, é ilusão achar que seu cônjuge, será “a pessoa perfeita.”

O casamento vale a pena, você só precisa escolher bem a pessoa com quem quer passar seus momentos bons e ruins. Casar-se é uma escolha eterna, depois do “sim, eu aceito” não dá para voltar atrás. “Escolha o seu amor e ame a sua escolha”, uma frase como esta deveria ser escrita em paredes de todos os lares, para que quando surgissem divergências familiares e antes de decidirem abandonar a família, os casais poderem se lembrar da escolha que fizeram.

Temos 5 motivos pelos quais casar é o começo da vida e não o final. São eles:

1. O casamento lhe faz progredir

Quando você busca agir certo na sua vida e faz orações pedindo seu companheiro, você recebe “o melhor de Deus.” Em suas orações você pede, por exemplo: “Senhor, por favor, me envia um homem comunicativo e eficaz.” E você se casa com um homem quieto e calmo. Você reclama: “Pai, eu acho que o Senhor se enganou, meu marido é muito calado e lento.” Você abre as escrituras e lá está sua resposta: “Aquietai-vos.”

Então, você percebe que seu marido era tudo o que lhe faltava. Você começa a se enxergar, percebe sua agitação e que você fala muito e não ouve ninguém. Depois que “caiu em si” você agradece ao Pai Celestial por enviar um homem especial que lhe ajuda a ter paz e a desacelerar.

Advertisement

Deus não atende nossos desejos egoístas, Ele nos concede o que nos falta, porque é o que realmente precisamos para progredirmos em nossas vidas.

2. O casamento lhe preenche

Para muitos, ser solteiro tem suas vantagens, no sentido de não ter horas para chegar em casa, não ter que se preocupar com ninguém, além de si mesmo. Mas, quem é solteiro sabe exatamente qual é a sensação de não se ter alguém para contar sobre seu dia, chorar e sorrir com você, comemorar suas vitórias e por mais conquista que você tenha feito, não ter com quem compartilhar é muito triste. E não adianta dizer que amigos, pai, mãe, filhos ou irmãos podem substituir, que não substitui, já que são amores completamente diferentes, por isso que sentimos tanto a falta do companheiro.

É no casamento que somos preenchidos com um tipo de amor que só é concedido para o casal e que muitos passam a vida inteira buscando. Nenhuma paixão é capaz de produzir um amor celestial que surge através dos laços familiares.

3. O casamento lhe dá propósito

Há um número muito grande de solteiros que passam pela vida com medo da vida a dois. Se eles pudessem experimentar um abraço quente, belos sorrisos, um amor verdadeiro, filhos correndo para abraçá-los todos os dias e um lar que você possa chamar de seu. Então, eles se casariam e iriam saber que tudo a sua volta não é tão importante quanto seu cônjuge e filhos, as coisas começariam a valer a pena.

A felicidade de sua família é o seu grande propósito, e sua vida passa a ter sentido porque o verdadeiro sentido da vida é a família e ninguém pode arrancar isso de você.

Advertisement

4. O casamento lhe faz seguro

Um marinheiro sábio jamais enfrenta um mar agitado, ainda que haja necessidade da viagem, ele se mantém em segurança, joga a âncora no porto seguro até que as coisas se acalmem e só depois ele dá continuidade à sua jornada.

O casamento é uma âncora quando o mar da vida está agitado demais, voltar para casa e ter sua família é o que lhe faz se sentir no seu porto seguro.

Quando um lar é feito de amor, ele resiste aos desafios, supera qualquer problema e se fortalece dia a dia.

5. O casamento te faz importante

Saber que somos amados e importantes para alguém é o que nos enriquece e não há dinheiro no mundo que possa pagar por tal sentimento.

Entender que seu cônjuge e filhos se importam com o seu bem-estar lhe faz querer viver todos os dias ao lado deles. Suas atitudes são direcionadas no bem-estar de sua família, pois eles alimentam sua alma com gestos de muito amor. E você deseja que isso nunca se acabe, você os quer para as eternidades. Sua família é o que dá sentindo a cada batida de seu coração.

Advertisement

O casamento é aprendizado eterno e o amor é o resultado de um bom casamento. Amar é uma decisão que exige um esforço diário e constante, o amor se alimenta com atitudes de gentileza e bondade e para mantê-lo vivo é preciso perdoar seu cônjuge a vida inteira. O amor é simples, porém exigente no respeito, na fidelidade e lealdade, ele não sobrevive de grosserias, traições e maus-tratos.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.