5 mentiras sobre o amor

Adriana Acosta Bujan

Todos falamos do amor para nos referirmos a um sentimento maravilhoso, mágico e curador. Desde que somos pequenos, fomos ensinados a amar, primeiro a nós mesmos, depois aos que nos rodeiam e depois ao meio ambiente.

E sim, concordo que o amor é um sentimento que melhora as relações humanas, mas ele nem sempre pode acabar com todo o mal que existe no mundo.

É por isso que eu decidi compartilhar com você 5 mentiras sobre o amor, como uma maneira de refletir sobre esse sentimento maravilhoso e para saber que nem sempre é suficiente dar amor; esse sentimento tem que ser acompanhado de valores para que tenha força.

O amor: um sentimento poderoso

Aprender a amar o cônjuge, os filhos, os pais, os amigos, todos os seres vivos que existem neste mundo é o nosso modo de viver e de ser. Seria impensável que uma pessoa não tivesse experimentado este sentimento em algum momento da vida.

Assim como o amor nos faz sonhar, motiva-nos a lutar e a realizar coisas que acreditávamos que jamais faríamos; às vezes, o amor também oculta algumas mentiras, como por exemplo:

Advertisement

1. “O amor nunca acaba”

A maioria das pessoas aprendeu a amar intensamente, é como sentir aquele amor que pode tudo e que perdoa até os piores erros. No entanto, esse sentimento poderoso e indestrutível pode acabar, transformando-se em ódio ou ressentimento.

Por exemplo: quando uma pessoa foi vítima de qualquer tipo de violência (física ou psicológica), é normal que o amor que sentia por uma pessoa termine. O amor também acaba quando a confiança se quebra, quando somos maltratados, enganados e feridos profundamente.

É por isso que uma das mentiras que temos crido é a de que esse amor nunca irá acabar, mas a verdade é que pode desaparecer.

2. “Amor é sacrifício”

Podemos parar de fazer coisas de que gostávamos quando amamos alguém, só para agradar ou evitar conflitos desnecessários. Inclusive, podemos “modificar” alguns comportamentos ou atitudes para manter uma melhor relação com nossos entes queridos.

No entanto, algumas pessoas acreditam que amor é sacrifício. Isso não é possível, porque quando uma pessoa ama de verdade, dará tudo sem esperar nada em troca. Ama a pessoa tal como ela é, sem mudar nada nela. Amamos sem pensar, sem esperar recompensa.

Advertisement

Quando você pensa que se sacrifica amando, então você mesmo está reprimindo seu direito de querer, de ter liberdade e sonhar. Jamais pense que sacrifica, porque, então, não é amor.

3. “O amor pode tudo”

Claro! esta é uma promessa que fazemos quando nos comprometemos a estar com alguém que amamos de todo o coração, é a frase mais bonita que existe no mundo.

Mas a realidade é que o amor não é para sempre, por si só, esse sentimento pode diminuir, pois são necessários valores e ações para que se torne forte e invencível.

Agora, com amor, podemos fazer coisas incríveis, mas para obter os resultados que esperamos, temos que nos esforçar, nos comprometer e aprender a ser perseverantes e pacientes. Caso contrário, nosso amor irá desaparecer.

Em algumas ocasiões, não basta que amemos alguém, mas que essa pessoa também se comprometa a dar o mesmo amor; ou seja, numa relação de casal, não é suficiente que uma pessoa lute pelo amor se o outro não se interessa.

Advertisement

4. “O amor dói”

O amor não dói! É por isso que devemos aprender a não idealizar quem amamos. Um erro comum é que, às vezes, acreditamos que uma pessoa vai nos salvar, proteger e cuidar. Nós até colocamos todos os nossos sonhos e felicidade nas mãos de outra pessoa.

Ou seja, esperamos muito de uma pessoa e quando não recebemos o que esperamos, então nos frustramos e pensamos que o amor dói. É por isso que convém não deixar sua felicidade nas mãos de outra pessoa, já que só você tem o poder para alcançar seus sonhos e dirigir seu destino.

5. “O amor é transparente”

Se acha que amar alguém é deixá-lo invadir sua privacidade, saiba que é um grande erro. O amor não tem que ser condicionado, não é um sentimento imposto a outra pessoa.

O amor só se dá quando confiamos e quando as pessoas se esforçam para ganhar nosso amor com suas ações, ajuda e apoio incondicional. Por exemplo, ninguém deveria forçá-lo a dar suas senhas como uma condição de amor, nem deveria forçá-lo a fazer algo que realmente não quer fazer de vontade própria.

Agora, o amor é um sentimento que deve ser cuidado como uma planta, deve ser regado para que cresça forte. Se abandonarmos as pessoas que amamos, as deixarmos no esquecimento e não as procurarmos, então esse amor pode diminuir.

Advertisement

Lembre-se sempre de expressar esse sentimento maravilhoso, diga sempre às pessoas que as ama e que são importantes para você.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 mentiras sobre el amor

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.