5 maneiras em que você está sendo infiel ao seu parceiro

Sem querer, você pode estar sendo infiel ao seu parceiro. Descubra como homens e mulheres podem fazê-lo sem que isso seja explícito.

Fernanda Gonzales Casafús

A infidelidade é um fantasma que assombra muitos casais. “Juntos para sempre” é uma frase que nos prometemos, mas que nem sempre cumprimos. E embora pensemos que a infidelidade seja uma traição amorosa, há outras maneiras de trair o seu parceiro que provavelmente você nem imagina.

Os mais “mente aberta” dirão que a monogamia é antinatural, e os mais conservadores, que é a única decisão correta. O certo é que vivemos numa sociedade onde o compromisso com o outro se desvanece cada dia mais, minando nossa força de vontade e aliviando o peso da culpa.

Você pode ser infiel sem saber

Nem tudo passa pela cama. Ser infiel nem sempre significa dormir com outra pessoa, mas, muitas vezes, ser infiel nos sentimentos sem sequer haver contato físico, ou quando prioriza outra pessoa, ou seu trabalho ou seu hobby, em vez de seu casamento.

O casamento na sociedade é a amálgama das famílias, e por isso devemos procurar cuidar dele, alimentá-lo e preservá-lo. Quando negligenciamos esse vínculo maravilhoso que temos com o outro, estamos dando lugar a suspeitas, mal-entendidos e atritos desnecessários.

Não intencionalmente, você pode estar traindo seu marido ou sua esposa. Quer saber como?

Advertisement

1 Pensando em outra pessoa

De repente, entra na sua vida aquela pessoa que causa uma reviravolta nela. Começamos a perceber que se intromete em nossos pensamentos e fantasiamos com a ideia de voltar a sentir a sua presença.

Não é que você esteja se apaixonando ou pensando em ter um caso, na verdade, a ideia lhe assusta. Você só pensa nessa pessoa mais do que gostaria. As comparações podem, então, começar e levar a um problema maior com o seu parceiro.

Às vezes, isso acontece quando há problemas no casamento ou quando a rotina se estabeleceu. Se começa a ver falhas em seu parceiro, que antes não via, e outra pessoa começa a ocupar seus pensamentos, você está sendo infiel.

2 Falando mal de seu parceiro pelas costas

Nem sempre a infidelidade acontece com alguém do sexo oposto. Às vezes, essa traição acontece quando se fala mal do marido ou esposa com outra pessoa, que pode ser um amigo ou amiga, um vizinho, ou alguém do trabalho.

“Não se lava roupa suja em público”, dizia minha avó. Às vezes, a ira ou a irritação do momento fazem com que digamos coisas feias e dolorosas pelas costas de nosso cônjuge e, por sorte, pode chegar a cair em ouvidos bondosos. Mas, outras vezes, nossa crítica pode alimentar nossos sentimentos negativos ao encontrar alguém que, em vez de nos ajudar, insta-nos a continuar criticando.

Advertisement

Você pode falar com alguém muito próximo sobre seus problemas, claro. Na verdade, é para isso que os amigos existem, mas cuide a quem você confia seus mais íntimos problemas conjugais, pois não só está sendo infiel desse modo, mas pondo em xeque seu relacionamento.

3 Sendo demasiado permissivo com pessoas do sexo oposto

Talvez você seja uma dessas pessoas hipersimpáticas, que todos gostam, mas você tem que saber como parar as pessoas do sexo oposto, se não quiser fazer seu parceiro se sentir mal.

Mulheres que abraçam por trás seus amigos ou colegas de trabalho, ou que se sentam no colo deles fazendo uma brincadeira “inocente”; homens que abraçam suas amigas pela cintura ou lhe fazem comentários irônicos ou sugestivos, etc. Exemplos há muitos. E esta é outra forma de infidelidade, mesmo que não queiram acreditar.

4 Sendo desonesto com seu parceiro

A honestidade é uma chave fundamental num vínculo forte e duradouro. Ser honesto com o outro implica confiar nele e saber que nos compreenderá e ajudará se precisarmos. Mas além disso, essa honestidade é com você mesmo, sentindo-se seguro e completo com a relação que tem.

A distância que se gera dentro do relacionamento quando existem segredos entre os parceiros, ou se omitem coisas importantes para o vínculo, é tanta, que pode chegar a destruir a relação. Não confie que uma mentira inocente não vá estragar seu casamento. Escolham a retidão, a verdade e a confiança, pois a desonestidade os levará sempre ao caminho da infidelidade.

Advertisement

5 Colocando seu casamento em último lugar

Vivemos em uma época onde estamos sempre na corrida: ser o melhor pai ou mãe, ter o melhor trabalho, ganhar mais que o companheiro, ter o melhor físico, ter o filho mais inteligente da classe. E no turbilhão, esquecemos de cultivar aquela pequena plantação que é o casamento, que se vai murchando por falta de cuidado.

Você está sendo infiel quando seu casamento é a última coisa na sua lista. Quando o seu parceiro precisa de você, mas você não quer perder a saída com os amigos, o evento da academia, ou aquela viagem de negócios inadiável.

Às vezes, é preciso colocar o pé no freio. A única coisa que vamos levar desta vida são as relações que cultivamos e o amor das pessoas que nos amaram. Por isso, concentre-se nesse sonho maravilhoso que teve de formar o casamento que tem hoje, e não descuide dele.

Como você pode ver, ser infiel é muito mais que questão de pele, e envolve aquelas ações que, às vezes, minimizamos. E você, é leal ao seu parceiro?

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 formas en la que eres infiel a tu pareja

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.