5 maneiras efetivas de acabar com a dor emocional

Não transforme a dor numa zona de conforto onde você goste de estar. Supere e siga em frente.

Adriana Acosta Bujan

Todos passamos por uma dor emocional. Ela pode ter muitas razões: infidelidade, desprezo, desamor, divórcio, a perda de uma pessoa querida, entre outras tantas. No entanto, nem por isso se deve aceitar viver de forma permanente com essa dor.

Como primeiro passo, temos de reconhecer e identificar que a dor emocional está afetando a nossa saúde e a nossa vida e, pior ainda, as pessoas à nossa volta. Aprenda como fazer dessa experiência dolorosa e difícil uma oportunidade de aprendizagem para melhorar e seguir em frente em qualquer situação.

Recorde que, ao longo da existência, sobrevêm triunfos e decepções, pondere suas vitórias como alegrias e adquira imunidade contra as decepções e a dor, converta o sofrimento em resiliência.

Não importa se você é do tipo que internaliza a dor ou se fica à flor da pele, à vista de todos, considere as seguintes dicas se você quer lidar com a dor emocional:

1. A lágrima viva

Não ignore sua dor, vire-se e olhe para ela. Uma ótima maneira de gerenciar a dor é o choro. Por incrível que pareça, esse ato traz grandes benefícios, porque libera as emoções negativas, gera bem-estar e alivia o estresse. Deixe sair os seus sentimentos, não os reprima, isso lhe ajudará a pensar com maior clareza; mas, cuidado! Que não seja por muito tempo, mas estabeleça um limite e se dê um tempo para pensar.

Advertisement

Outra forma de expulsar a dor é mediante a expressão de ideias sobre o que lhe acontece: escreva, desenhe, cante, pinte. Deste modo, descarregará suas emoções. O objetivo é liberar sua mente para poder alcançar a clareza necessária e gerar soluções.

2. Primeiro você, depois você e depois você!

Para se libertar da dor, é aconselhável desfrutar os momentos de felicidade disponíveis ao seu redor, procure os espaços onde você brilha e é feliz. Nada melhor para renovar as forças ante a dor que retomar seus gostos e passatempos por espaços de tempo que lhe permitam descarregar-se e retomar suas energias; descubra suas habilidades e estabeleça novas metas; ilumine-se com coisas novas e sorria. “Vá além da sua dor”.

3. Você é outra pessoa, descubra-se

Uma vez que você tenha conseguido desabafar e ver o lado brilhante da vida, é hora de começar uma nova fase para você e aqueles que o amam. Saiba-se mais valente, capaz e seguro para alcançar esses objetivos e sonhos. Para isso, você precisa estar ciente de que as pessoas ao seu redor são sua nova fonte de energia, da qual você vai se cercar para descobrir e evitar dar demasiada importância à dor.

Ao reinventar-se com novos objetivos, você encontrará pessoas que o ajudarão a vencer o medo. Saia da sua zona de conforto e atreva-se a fazer coisas que nunca pensou poder fazer.

4. Reflita e ore

Para encontrar com maior clareza a solução aos problemas que lhe provocam dor emocional, reflita e medite, aprenda dos erros e acertos e assuma os desafios da vida. Um exemplo disso é a oração, onde se encontra a paz tão procurada.

Advertisement

5. Procure um especialista

Se mesmo com esses passos simples você sente que não pode superar a dor, peça ajuda a um especialista, que saberá guiá-lo nesse duro processo. Tudo tem solução, inclusive a dor em seu coração.

Todos passamos por algum tipo de dor emocional, e sair disso é muito simples, desde que reconheça que sua vida e saúde são as coisas mais importantes. Encha-se de energias e esperanças para um dia melhor e mais brilhante. Aprenda com as más experiências e ensine-se que pode vencer qualquer obstáculo. A força está em você.

Finalmente, convido-o a reler este artigo: Porque comigo? Porque agora? Por que dessa maneira?

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 maneras efectivas de terminar con el dolor emocional

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.