5 maneiras de tornar a infância de seu filho feliz

O excesso de tecnologia tem sido prejudicial para esta nova geração. Mas você pode ajudar a seus filhos terem uma infância marcante e feliz.


Evelise Toporoski

Educar os filhos atualmente é uma tarefa bem diferente do que era há 10 anos. Os pais podem entreter os filhos o dia todo com dispositivos tecnológicos, e o desafio atual é não deixar que a infância passe apenas em frente a telas.

Uma pesquisa da Universidade de Alberta (Canadá) publicada neste site mostra que as crianças que tem acesso a tablet, notebook ou smartphone nos primeiros anos de vida tem 2,74 vezes mais chances de desenvolver obesidade.

Outro problema levantado por uma agência de saúde pública britânica foi que passar muito tempo jogando pela internet leva ao desenvolvimento de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e agressividade. Outros problemas a curto prazo notados também são torcicolo, dores nas costas e ombros, inchaço, dor e dormência dos dedos pela digitação repetitiva.

Por isso, talvez este seja o momento dos pais resgatarem uma infância mais saudável e proporcionarem diferentes experiências aos filhos. Este foi o tema de estudo de psicólogos da Universidade de Harvard, publicado aqui.

Estas foram as conclusões dos especialistas para proporcionar uma infância saudável:

1. Dedique um tempo para seus filhos

Dedicar um tempo a eles significa deixar todas as distrações e aparelhos tecnológicos de lado e dar atenção total a eles, seja para chutar bola, andar de bicicleta, correr, ou empilhar peças juntos. O importante é que tenha interação entre vocês.

É desse tipo de coisa que seu filho vai lembrar no futuro, e não dos presentes que ganhou.

Advertisement

2. Conversem bastante

Aproveitem o tempo que passam juntos para ter uma boa conversa. Conheça seu filho, convide-o a compartilhar suas histórias, o que faz na escola, o nome do amigo preferido, dos professores, etc. Permita que o filho se sinta à vontade para confiar em você. Assim você vai conseguir notar qualquer mudança de comportamento e estará atento quando surgirem problemas.

3. Ensine a resolver problemas

Um dos presentes mais valiosos que você pode dar a um filho é a capacidade de resolver problemas. E isso começa cedo! Confie em seu pequeno para que ele tome algumas decisões. Você pode aconselhar, mas não tomar a decisão pela criança. Pode parecer difícil, mas será recompensador ver seu desenvolvimento. Segundo os pesquisadores, ele se tornará um adulto mais produtivo.

4. Seja grato

“Pessoas que praticam o hábito de expressar gratidão são mais propensas a serem úteis, generosas, compassivas, com capacidade de perdoar e mais propensas à felicidade”. Esta é uma das conclusões do estudo de Harvard.

O exemplo de gratidão começa em casa, cada vez que o filho faz uma tarefa e você é grato, ele vai aprender também a agradecer e levar este hábito para toda a vida.

Uma outra forma de despertar a gratidão é levando os filhos a conhecerem outra realidade. Leve-os a um abrigo de crianças ou a um hospital para realizar um trabalho voluntário. Eles vão perceber o quanto são abençoados por terem saúde ou um lar.

5. Eduque para o mundo

Esta é uma continuação da gratidão: Ensine seu filho a ter empatia, a se preocupar com o próximo, ser um bom ouvinte e ajudar familiares e amigos.

Em casa ele também precisa aprender a empatia em relação a diferentes culturas, raças e gêneros. Dessa forma, você estará ajudando a desenvolver um futuro cidadão amoroso, gentil e feliz. É no lar que seu filho vai aprender da melhor forma possível a conviver com a sociedade.

A conclusão final do estudo é animadora: “Criar uma criança respeitosa, carinhosa e ética sempre foi um trabalho árduo. Mas é algo que todos nós podemos fazer. E nenhum trabalho é mais importante ou mais gratificante”.

Toma un momento para compartir …

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!