5 maneiras de saber se ele é tímido ou não está interessado

Como conquistar um homem tímido e como saber se ele, na verdade, não é sua melhor opção.

Emma E. Sánchez

Certamente você já ouviu falar que no amor a mulher é quem faz o relacionamento acontecer ou não, e eu acho que há muita verdade nessa declaração. Enquanto o homem faz sua parte conquistando, a mulher, de uma maneira ou de outra, indica ao homem o caminho que deve seguir para alcançar seu coração ou para se afastar.

Mas o que acontece quando o cavalheiro não dá sinais claros de interesse por você?

Pode ser que, às vezes, ele dê um sinal de que está interessado, se aproxima, fala com você e até parece estar indo tudo bem; mas, de repente, quando tudo está pronto para ele fazer a grande pergunta e o relacionamento começar ou formalizar, nada acontece! Ele para de demonstrar interesse, e parece até que não a conhece ou nada aconteceu entre vocês. Já aconteceu com você?

É terrível, certo?

Então vamos por partes para ver o que está acontecendo; se ele é tímido, é possível dar-lhe um “empurrãozinho” e mostrar o caminho, ou saber de uma vez por todas que não há muito o que fazer.

Então, comece a trabalhar! Ele é tímido ou nem faz ideia do que está acontecendo?

Características de um homem tímido

Alguém é considerado tímido quando o desenvolvimento de sua vida social diária é limitado. A timidez não é uma doença, é um traço de personalidade que influencia o comportamento, tornando limitado o relacionamento interpessoal e limitando também a vida pessoal, emocional e profissional do indivíduo.

Advertisement

Pessoas tímidas não escolhem ser tímidas ou gostam de ser assim. A grande maioria deles – se não todos – gostaria de ser mais sociável e ter mais amigos, ou ser capaz de estabelecer um relacionamento com uma mulher. No entanto, algo dentro deles, como vergonha ou insegurança, os impede de satisfazer esses desejos e, obviamente, isso gera muita frustração, e eles podem até sentir muita raiva contra os que estão à sua volta ou contra si mesmos.

É possível superar a timidez em adultos?

Claro que sim! A pessoa que reconhece que é tímida pode optar por visitar um especialista ou grupo de apoio, onde pode conseguir ajuda e desenvolver habilidades sociais, aprender a relaxar e superar algumas formas de pensar que limitam sua capacidade de se relacionar.

Se a pessoa com quem você está pretendendo sair ou ter um relacionamento é tímida, você pode ajudar um pouco com essas estratégias:

Tome a iniciativa

Claro, sem ser muito ousada para não o assustar e nem a fazer parecer ávida ou desesperada.

Faça com que ele se sinta confiante

Incentive-o a tomar decisões e reconhecer as decisões boas e sábias que ele toma, mas acima de tudo, deixe-o saber e sentir que você está com ele em tudo, essas coisas o ajudarão a se sentir melhor e apoiado.

Advertisement

Seja muito honesta e sincera quando se trata de fazer um elogio

Se há algo a reconhecer nele, você tem que dizer isso, mas não caia no erro de mentir para agradá-lo, que a longo prazo é pior.

Trate-o carinhosamente

Um homem tímido pode precisar de carinho e afeto sincero. Todos nós respondemos ao amor e, para o tímido, isso também faz maravilhas.

Diga-lhe diretamente o que você gostaria que acontecesse entre vocês

Com cautela e assertivamente, você pode se expressar e encorajá-lo para que ele possa fazer o mesmo, com a certeza de que você o ouvirá sem ridicularizar ou criticar.

Deixe-o conhecer seus sentimentos e intenções com gentileza e sem pressão

Pessoas tímidas podem facilmente se sentir sobrecarregadas se alguém as pressiona por “grandes decisões”, então faça-o aos poucos e sem colocar muita pressão com a qual ele não consiga lidar.

Não brinque com ele

Torná-lo ciumento, fazer piadas pesada na frente dos outros ou constrangê-lo seja como for, pode ser catastrófico para ele e para o relacionamento. Essas coisas são demais para que ele suporte. Evite isso.

Advertisement

Alguém o magoou antes?

Certamente ele não teve muitas experiências com outras mulheres, e, se teve, possivelmente não foram as melhores, então coloque-se um pouco no lugar dele, pense em como você gostaria de ser tratada.

E se depois de tudo isso, nada funcionar, você vai notar alguns sinais que indicam que não é simplesmente timidez, mas que o relacionamento não avança porque não há afinidade entre vocês.

Ele se mantém distante

Mesmo que você lhe dê confiança e coloque tudo a seu favor para que ele se sinta confortável ao seu lado, ele responde se afastando ou evitando você.

Ele fica muito ansioso

A ansiedade é uma das manifestações da timidez que, à medida que a pessoa assume o controle e domínio sobre seus sentimentos e emoções, vai se sentindo cada vez mais confortável junto à pessoa amada, mas se acontece o contrário, então, não é um bom sinal.

Se sente desconfortável com você

Se apesar de todos os seus esforços para lhe dar segurança e fazê-lo sentir-se amado e valorizado ao seu lado, ele não consegue retribuir, ou suas reações são desagradáveis, o mais provável é que esse relacionamento não seja uma realidade para você.

Advertisement

Não atende o telefone e não responde mensagens

Aqui não há mais o que dizer, especialmente se você já foi bastante clara e falou sobre seus sentimentos e expectativas. Se age assim, não está interessado em ter um relacionamento com você.

Ele não quer se comprometer, só passar o tempo

Se essa pessoa lhe disse isso claramente, se lhe permite vislumbrar e entender assim, existem apenas duas opções: você aceita a situação conforme se apresenta ou decide ir em frente e encontrar um relacionamento em que possa se sentir correspondida.

Às vezes, os homens são como pipas: você tem que dar linha e saber quando cortá-la e deixá-los ir. E, certamente, gostará de vê-lo cada vez mais e mais distante, claro, quando não é o homem certo.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 maneras de saber si él es tímido o es que no le interesas

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.