5 maneiras de fazer as crianças gostarem de ler a Bíblia

Ler a Bíblia é chato? Se você vê dessa maneira, seus filhos também verão. A boa notícia é que a Bíblia pode ser muito interessante para você e as crianças. Veja como:

Stael Ferreira Pedrosa

Com o sucesso da novela e do filme “Os dez mandamentos” é possível perceber o quanto as histórias bíblicas fascinam ainda hoje. E não é para menos.

Imagine os olhares atentos sobre Jesus quando assentado com seus apóstolos e seguidores ele começou: “Subia um homem de Jerusalém para Jericó…” Todos já sabiam que vinha uma boa história. Até parece que ele começou com “Era uma vez…”

Ainda lembro de bem pequena nas classes infantis da Escola Dominical ouvir minha professora contar sobre quatro pescadores que tinham jogado suas redes ao mar da Galileia durante toda a noite e nada conseguiram pegar. E então nós cantamos: “Pedro, André, Tiago e João no barquinho, no mar da Galileia… Jogaram as redes, mas não pegaram peixes, no mar da Galileia… ” E então ela continuou a história e quando ela contou que Jesus surgiu na praia e mandou que jogassem novamente as redes e elas vieram cheias de peixes, nós, crianças, nos entreolhamos com olhos espantados e ouvidos afiados para ouvir o resto da história e cantamos então o restante da canção ensinada pela professora. Foi uma experiência de quando eu tinha 8 anos de idade e hoje, aos 54, eu ainda me lembro com o coração aquecido.

Mais tarde ao enfrentar um grande desafio, eu abri a Bíblia em I Samuel e li na história do menino Davi lutando contra o gigante, um versículo que me deu a coragem necessária para confiar em Deus:

E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou”. 1 Samuel 17:45

Advertisement

Quão inspirador e fomentador da fé um versículo como esse pode ser. E é isso que suas crianças devem começar a compreender desde pequenas. E assim passarão a amar a Bíblia. Veja como:

1. Aprenda e ensine histórias da Bíblia

Para isso você primeiro precisa familiarizar-se com o conteúdo bíblico. Comece por ler as histórias que costumam ser mais incríveis que filmes de ação. Leia sobre José no Egito, sobre o Êxodo de Moisés e seu povo do Egito, sobre Sansão, Davi, Elias e Eliseu e tantos outros. Leia com eles as parábolas de Jesus e o que eu chamo de “as aventuras de Paulo” e tenho certeza que você se apaixonará e seus filhos também.

2. Deixe que seus filhos vejam

Pais fazem, filho faz. Se seus filhos os virem lendo a Bíblia, certamente irão querer ler também. Você pode também falar sobre seu amor à Bíblia. As crianças verão este livro pelos olhos dos pais.

3. Não force

Nunca, jamais force seus filhos a lerem a Bíblia ou dê “aulas” sobre princípios da Bíblia que podem ser difíceis para que entendam. Vá devagar e de acordo com o entendimento deles.

4. Use versículos

Alguns versículos bíblicos podem ser muito interessantes até mesmo como um aconselhamento. Ensine seus filhos a iniciarem seu dia lendo ainda que um versículo aleatório da Bíblia e tentarem aplicá-lo a suas vidas naquele dia. Por exemplo, se a criança abre em um versículo que fale sobre ser íntegro, explique a ela o que significa ser íntegro, verdadeiro, honesto e incentive-a a ser assim naquele dia.

Advertisement

5. Leia para eles antes de dormir

Alterne os livrinhos de histórias que você lê para seus filhos antes de dormir por histórias bíblicas. Como a linguagem da Bíblia é um tanto arcaica, você pode contar as histórias com suas palavras. Marque um dia no calendário em que as histórias para dormir serão da Bíblia. Cante músicas bíblicas com eles e além de amar a Bíblia eles vão se lembrar para sempre. Garantido!

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.