5 maneiras de apoiar um marido que estuda

Quando o marido trabalha e estuda, isso pode gerar muito estresse no casamento. Aqui estão algumas maneiras de apoiar o marido e fortalecer o amor e a união de vocês.

Isis Lugo

Hoje em dia, está cada vez mais comum ver casais se casando antes de um ou de ambos se formarem na faculdade. Essa condição gera uma organização e rotina familiar diferente daquela que foi culturalmente idealizada como normal no passado. Agora, é muito comum o marido trabalhar o dia inteiro e estudar à noite, ou conciliar de alguma maneira turnos de trabalho e estudo, o que o mantém longe de casa por muitas horas. 

Levar esse estilo de vida torna necessário que o casal faça acordos, para que o casamento funcione da melhor maneira e continue a união de amor que foi gerada a partir do namoro, compartilhando de forma justa as responsabilidades do lar. Entre outras coisas, obedecendo à premissa de que estudar requer, além de horas presenciais na instituição de ensino, passar muito tempo fazendo trabalhos ou estudando para exames. 

Em minha experiência, há cinco maneiras pelas quais um marido estudante pode ser apoiado:

1. Dividir as tarefas domésticas de forma justa

Manter uma casa em ordem exige muito trabalho, o que pode ser esmagador para uma só pessoa. Ao dividir as tarefas, o tempo gasto na limpeza diminui e os esforços de cada pessoa são otimizados. Fazer isso de forma justa envolve levar em conta o tempo livre de que cada um dispõe, além de saúde ou disposição mental de cada um.

Por exemplo, se o marido chega em casa tarde da noite, em vez de ter que lavar a louça ou lavar o chão, ele pode tirar o lixo algumas vezes por semana, lavar o pátio uma vez por semana e cortar a grama a cada quinze dias.

Advertisement

2. Fazer atividades a dois

Separar pelo menos um dia da semana para uma atividade a dois ajudará a fortalecer seu casamento. Coisas simples como fazer compras juntos, ver um filme ou fazer um jantar especial ajudam bastante a manter a comunicação. Não é necessário sair de casa para passar tempo juntos.

3. Manter contato ao longo do dia

Manter a comunicação ao longo do dia, mesmo que vocês não se vejam em casa, ajuda a estar a par dos acontecimentos diários da vida um do outro e transmite a ideia de que somos importantes para quem nos contata. Enviar uma mensagem de texto, um áudio ou fazer uma ligação rápida é saudável para o casamento.

4. Viver dentro do orçamento

Quando a grana é curta, mais trabalho precisa ser feito e os problemas começam a aparecer facilmente. É fundamental aprender a viver dentro do orçamento para que não haja uma pressão financeira sobre a família. É preciso ter em mente a importância de continuar com os estudos, coisa que exige muito foco.

Viver de maneira simples, cobrindo as necessidades básicas e alguns extras ocasionais, traz segurança ao lar. Além de evitar cair na tentação de parar de estudar para ganhar mais dinheiro para cobrir gastos desnecessários ou luxos que podem ser conquistados no futuro, depois de formados.

5. Compartilhar sonhos e objetivos

Imaginar como será o futuro nos dá uma perspectiva do que queremos e pelo que temos que lutar. O marido que estuda tem objetivos, desejos ou sonhos a realizar. Um bom exercício de casal é ouvir o que o outro espera do esforço que está sendo feito, a fim de encorajarem-se e traçarem juntos um projeto de vida.

Advertisement

Embora possa ser difícil estudar, trabalhar e ter uma família, espero que essas dicas ajudem a tornar tudo mais suportável. Acima de tudo, não devemos perder o objetivo pelo qual tantos sacrifícios estão sendo feitos há alguns anos. Juntos, como família, seremos capazes de superar qualquer obstáculo.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cinco maneras de apoyar a un esposo que estudia

Toma un momento para compartir ...

Isis Lugo

Isis Anabey Lugo Enciso es madre y maestra de Educación Especial en México, escribe sobre actividades para niños y materiales educativos en su blog www.maestrosdeapoyo.com y comparte sus experiencias de maternidad en www.mamaymaestra.com