5 maneiras de ajudar os filhos a desenvolverem seus talentos

Aprenda 5 formas de ajudar os filhos a desenvolverem talentos que serão benéficos para o futuro pessoal e profissional.

Taís Bonilha da Silva

_”O Senhor deixou claro que não é suficiente voltar ao Pai apenas com os talentos que Ele nos deu. Temos que desenvolvê-los e adquirir outros. Ele nos prometeu que, se multiplicarmos nossos talentos, receberemos alegria eterna.” (Ronald A. Rasband)

Cada indivíduo é único e possui características próprias, mesmo sendo da mesma família, cada um é cada um. Possuímos extraordinárias capacidades que nos foram concedidas muito antes de nascermos, tais capacidades são chamadas de talentos.

Em forma de parábola, Jesus nos ensina que o Senhor espera que desenvolvamos esses talentos, não devemos enterrá-los, e sim buscar multiplicá-los, Ele disse: “[…] Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”. (Mateus 25: 21)_

É nossa responsabilidade, como pais, ajudar nossos filhos a reconhecer seus próprios talentos e a desenvolvê-los, pois grande parte da nossa produtividade e felicidade na vida dependerá de reconhecermos quais são nossos talentos.

1. Identificar os talentos

primeiramente, precisamos ajudar nossos filhos a identificarem quais são os talentos que eles possuem. Uma boa maneira de começar é pelos interesses, quais são as coisas que mais despertam o interesse dos seus filhos nas mais diversas áreas, como artística, esportiva, acadêmica, etc.?

Advertisement

2. Apoiar

esse é o próximo passo, uma vez identificadas as áreas de interesses, apoie e incentive seus filhos em seus hobbies. Apoiar é muito mais do que financiar, você precisará realmente se importar com aquilo que é importante para ele, esteja presente.

3. Apreciar

este é um aspecto importante que devemos ensinar a nossos filhos, apreciar os talentos das outras pessoas, não invejar. Saber que cada um é diferente, mas que ser diferente não torna ninguém inferior.

4. Usar os talentos para ajudar os outros

devemos ensinar a nossos filhos que eles podem usar seus dons e talentos para abençoar a vida de outras pessoas. Isso é o que o Salvador espera que façamos, foi por isso que nos foram dados talentos, e nós os multiplicamos quando os usamos para o bem do próximo.

5. Gratidão

todos devemos ser gratos pelos talentos que possuímos, pois nos foram dados para abençoar as nossas vidas, a de nossa família e as de outras pessoas também. Mas nunca devemos nos esquecer de que nos foram dados por Deus, não é apenas mérito nosso e, portanto, devemos ser gratos ao Pai Celestial por tanta generosidade. Ensinamos isso a nossos filhos através do exemplo, sendo nós mesmos gratos por nossos talentos.

Podemos adquirir novos talentos nesta vida que nos serão de grande utilidade, de fato, o Senhor espera que façamos isso.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.