5 ideias para continuarem apaixonados depois de anos de casamento

Volte a sentir-se apaixonado por seu parceiro apesar dos anos que estão juntos. Há uma forma de fazê-lo.

Adriana Acosta Bujan

De acordo com especialistas em assuntos matrimoniais, a paixão numa relação de casal tem uma duração média de seis a oito meses, porque os casais passam muito tempo juntos. Depois desse tempo, experimenta-se a segunda etapa que é o verdadeiro amor, onde os cônjuges aprendem a conhecer-se melhor, aceitando-se com seus defeitos e virtudes.

Quando os casais atravessam as outras etapas do amor, os sentimentos vão mudando, você consegue ver o seu cônjuge como um companheiro de vida, essa pessoa que, apesar dos problemas cotidianos, estará presente. Ambos irão trabalhando para conquistar as mesmas metas e os compromissos, e o amor vai se fortalecendo com a chegada dos filhos.

No entanto, durante esse processo e com o passar dos anos, alguns casais vão deixando de lado a importância de fortalecer o amor por acreditar que sua relação é 100% segura, e é aí que comentem o erro que pode levar a um divórcio ou separação.

Muitas histórias de casamentos duradouros mostram que, com o passar dos anos, a relação se vai tornando monótona, rotineira, inclusive se vão descobrindo novos defeitos que o parceiro tem; o nível de frustração pessoal aumenta porque não existe mais emoção, o que faz com que a paixão na intimidade diminua notavelmente.

Não se confrontam apenas com problemas conjugais, mas também com problemas cotidianos, como a carga de responsabilidades e obrigações, conflitos financeiros e de comunicação. O que faz com que a relação perca a chama acesa e o interesse que inicialmente sentiam.

Advertisement

O segredo dos casais de sucesso

O amor não é apenas um sentimento ou um impulso, mas uma decisão. A boa relação conjugal requer atenção e intenção, o que não se improvisa como no começo. Daí a importância de levar em conta as seguintes ações que fortalecerão o amor apesar de anos de matrimônio.

1 “Não entendo”, “Sim, meu amor”

Muitos conflitos conjugais são causados por uma comunicação ruim. Alguns acreditam que seus parceiros devem conhecê-los perfeitamente (pois estão a muitos anos juntos), e por isso cometem o erro de supor que seu parceiro deve saber o que pensa, o que quer, o que necessita, entre outras coisas.

Lembremo-nos de que as pessoas não têm esse sentido de adivinhar as coisas, assim, é necessário que se mude de estratégia, para que a comunicação com seu parceiro seja assertiva. Expresse o que pensa, sente, quer e necessita em todo momento; não tema ser julgado ou criticado.

Se precisa que o outro ouça com atenção o que vai lhe dizer, então diga-lhe isso abertamente, se lhe incomoda alguma atitude, expresse o seu incômodo. Não deixe o tempo passar guardando ou reprimindo seus sentimentos e emoções, já que a longo prazo sua relação pode fracassar.

2 “Eu me apaixono de novo”

Todas as pessoas adoram receber surpresas, detalhes e qualquer demonstração de amor. Para romper a rotina e monotonia dentro da relação, o conselho é reconquistar-se mutuamente. Volte a ter atitudes carinhosas, saiam do habitual e planejem um dia só para os dois.

Advertisement

As mensagens de texto, os jantares românticos, as surpresas sem data, as viagens curtas, etc. Interesse-se em seus gostos e hobbies, são algumas ideias que, sem dúvida, fortalecerão o amor em seu casamento. É um ótimo momento para se atrever a fazer aquilo que nunca fez antes.

3 “Preciso da sua ajuda”

Chega um momento em que as responsabilidades se convertem em um peso, provocam cansaço e frustração em muitos casos, sobretudo quando se vão acumulando cada dia mais e mais. Por isso, é importante que o casal aprenda a delegar funções e compartilhar responsabilidades dentro do lar. Assim, diminuirá a carga de ambos e se sentirão mais aliviados e apoiados.

Talvez já estejam acostumados a fazer a sua parte, mas nunca é tarde para mudar de papel e ajudar um ao outro. Isso é ser empático com o parceiro, entender seu sentimento e cansaço. Lembre-se de que não há apenas coisas que homens ou mulheres fazem, ambos são capazes de fazer as mesmas coisas, evite subestimar o seu parceiro.

4 Intimidade dentro e fora

Abraçar seu parceiro por vários minutos, beijá-lo intensamente até sentir seu coração palpitar, dar as mãos, olhar ousadamente, são ações que deverão permanecer sempre, porque fortalecerão o amor em sua relação. É normal que a paixão durante a intimidade tenha diminuído com o passar dos anos, porém, tentem algo novo, comuniquem-se para sentir novamente o vínculo do amor.

Talvez você possa comprar algo novo para vestir, estrear um novo perfume. Use sua imaginação para reconquistar sua confiança ao se sentir atraente ou atraente para seu parceiro.

Advertisement

5 Novas metas

Talvez, com o passar dos anos, ambos tenham atingido os objetivos que tinham no início, pode ser ter uma casa, formar uma família, ter um trabalho com bom rendimento financeiro, entre outras coisas. Lembre-se, as metas devem estar presentes em toda relação de casal, elas devem ir mudando, já que as necessidades de cada um são distintas.

Definir novas metas e sonhos em conjunto fará com que se motivem para alcançá-los, o que fortalecerá a união, a convivência, o trabalho em equipe, o compromisso e sobretudo o amor.

O amor nunca desaparecerá apesar dos anos de relação, ao contrário, permanece para sempre. Porém, esse amor deve ser alimentado a cada dia para que os dois voltem a senti-lo vivo, fortalecido e indestrutível. Viva intensamente sua relação conjugal, viva o aqui e o agora!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 ideas para seguir enamorados después de años de matrimonio

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.