5 hábitos que prejudicam os joelhos

Alguns hábitos ruins são causadores de danos aos joelhos que só poderão ser cuidados com auxílio médico e fisioterapia.


Renata Finholdt

As dores nos joelhos são bastante incômodas e podem prejudicar o dia a dia de quem as sente. Elas podem acontecer no decorrer da vida e são causadas pelos mais variados motivos desde má-formação congênita até hábitos e posturas prejudiciais.

Fato é que os joelhos facilitam muito nossa movimentação e por vezes nem nos damos conta da grande bênção que é quando eles estão sadios e funcionando corretamente.

É preciso observar alguns maus hábitos para preservar a saúde de nossos joelhos antes que seja tarde demais.

1. Agachamento

Quantas vezes por dia é necessário que nos abaixemos para pegar alguma coisa que caiu ou que está em algum local muito baixo? É um movimento muito comum que fazemos sem nos dar conta se estamos fazendo de forma adequada para nosso corpo.

O agachamento quando feito de forma errada pode prejudicar nossa coluna e nossos joelhos. É preciso trabalhar todas as articulações do corpo em busca de um agachamento que não prejudique especificamente o joelho, forçando demais esta parte do corpo.

2. Sapatos errados

Principalmente na prática de exercícios físicos, tal como a corrida, o uso de calçados adequados contribui muito para preservar os joelhos. Tênis inadequados usados com frequência podem prejudicar a saúde dos joelhos e causar dores.

3. Sentar sobre os joelhos

Esse tipo de hábito pode lesionar a cartilagem e causar dores que só serão aliviadas com o uso de medicamentos.

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4. Sentar sobre os pés

Os joelhos tendem a ficar muito esticados quando ousamos nos sentar sobre os pés retos no chão e com os joelhos totalmente flexionados. Se esta forma de sentar se torna um hábito as dores nos joelhos virão como consequência desta má postura.

5. Excesso de peso

Quando além do peso de nosso corpo carregamos excesso de peso para subir escadas, por exemplo, estamos exigindo demais de nossos joelhos e prejudicando seu bom funcionamento. Talvez você não sinta incômodo nas primeiras vezes, mas com o passar do tempo poderá sentir graças à falta de cuidado com esta região.

Outros fatores como a obesidade ou até mesmo o sobrepeso podem contribuir para dores constantes nos joelhos. Os exercícios físicos que fortalecem a musculatura dos joelhos podem ajudar muito a fortalecer essa região e evitar dores.

Porém, para isso é necessário que um profissional da área lhe indique os exercícios adequados. Se você sente dores nos joelhos busque auxílio médico.

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Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.