5 hábitos que podem mudar o jeito de como você se vê

Aprenda hábitos positivos e sua visão de si mesmo com certeza melhorará!


Luiz Higino Polito

Quando eu era criança e jovem, era extremamente tímido. Conforme fui ficando adulto, e aprendendo muitas coisas importantes, mudei a visão que eu tinha do mundo, das coisas e de mim mesmo.

Aprendi verdades que me ajudaram a mudar (para melhor) a maneira como eu me via, e isso fez toda a diferença, tanto na vida pessoal como profissional.

Isso vale para todo mundo, porque as pessoas são todas bem parecidas por dentro, embora as “embalagens” sejam tão desiguais…

Um hábito adquirido pode ser bom ou ruim. Aqui vão alguns bons hábitos que podem mudar para melhor o jeito como vemos a nós mesmos.

1. Aprender que todos somos filhos do mesmo Deus

Essa é a verdade mais importante a aprender: a de que todos nós (não importa a condição social, raça ou religião) somos todos filhos espirituais de um Pai Celestial que quer o nosso bem-estar eterno, e se nos esforçarmos para conhecê-Lo melhor, isso nos fará ter mais autoestima, mais autoconfiança, e saberemos que ninguém é superior a ninguém.

Tem um hino lindo chamado “Sou Um Filho de Deus” que nos dá uma boa dimensão de nossa importância para o Eterno Deus.

2. Estude o máximo que puder

Aprenda tudo o que for possível através de livros, filmes, cursos de escola normal e cursos tipo SENAI ou SENAC de coisas que você gosta. Tente aprender a tocar um instrumento musical (ou a cantar), e tudo o mais o que conseguir aprender.

Advertisement

Saber é poder“, ensinou o grande filósofo Francis Bacon.

Quanto mais conhecimento você tiver, melhor você se sentirá a seu próprio respeito, e nunca mais se sentirá sozinho, porque “Nunca está sozinho o que está acompanhado de pensamentos nobres”. (Sidney)

3. Aprenda a acreditar em si mesmo

Esqueça o passado e as coisas ruins que possam ter acontecido com você! Não culpe seus pais pela situação em que se encontra agora! Pense no presente, e confie no futuro.

Lembre-se de que se você mesmo não confiar em si próprio, como espera que os outros confiem em você?

Por isso é importante estudar muito e aprender coisas úteis. Aí sua confiança em si mesmo se fortalecerá com certeza!

O pensamento é uma coisa poderosa, e o sábio Rei Salomão já ensinava em Provérbios que “…como imaginou no seu coração, assim ele é”. (Prov. 23:7)

Portanto, aprenda a pensar corretamente, e a confiar em si mesmo.

4. Cerque-se de boas companhias

Se os seus amigos só colocam você para baixo, é melhor mudar de amigos…

Procure se cercar de pessoas positivas e que o incentivem a crescer em todos os aspectos, e não de gente que fica só falando coisas negativas e desencorajando você, quando você diz que quer melhorar de vida ou fazer coisas novas.

Diga a um amigo que você um dia quer ser um jogador famoso, ou artista famoso, ou simplesmente ser “alguém” na vida, e ele provavelmente rirá de você. Mas se um dia tiver oportunidade de conversar com alguém famoso, ou alguém bem-sucedido na vida, diga a ele que você quer ser como ele é – e ele o incentivará como puder, porque os grandes sabem que “tudo é possível ao que crê”, conforme disse Jesus Cristo (Mar. 9:23).

Advertisement

Então, esforce-se para estar na companhia de pessoas positivas e que queiram o seu progresso.

5. Aprenda que nada de valor é fácil de se obter

Esteja disposto a pagar o preço. Nada que tenha valor é fácil! Não desista de melhorar sua personalidade ou aprender coisas novas só porque alguém diz que você não consegue!

Encare a vida como uma corrida de obstáculos, e que somente vencerá os que se exercitarem bastante e se esforçarem muito.

Finalizando, esforce-se para adquirir hábitos positivos e sua visão de si mesmo com certeza vai melhorar bastante!

Toma un momento para compartir …

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!