5 hábitos que impedem você de ser feliz

Esses maus hábitos roubam sua felicidade. Elimine-os completamente para remover esse peso que o está impedindo de ser feliz

Adriana Acosta Bujan

Todos nós desejamos ser felizes. Por isso, buscamos de mil maneiras diferentes, alcançar a felicidade. É o nosso maior desejo na vida, é inato.

Nessa busca incansável, é óbvio que esse caminho não seja tão iluminado, e que encontremos pela frente muitos desafios a serem vencidos. No entanto, cada problema enfrentado é mais um passo que nos leva à felicidade.

Portanto, para que o caminho seja menos longo e tempestuoso, gostaria de compartilhar com vocês alguns hábitos que, à primeiro vista, parecem fazer-nos sentir bem, mas que, no entanto, são totalmente prejudiciais.

Antes de começar, é importante definir o que é felicidade. Para Hugo Sánchez, acadêmico da Faculdade de Psicologia UNAM, no México, a felicidade é algo próprio, que vem de si mesmo e não se obtém de algo de fora, como reputação, fama ou dinheiro.

Partindo dessa ideia, a felicidade que buscamos insaciavelmente vem de dentro, o que é lógico, pois se você se sente bem, consequentemente será feliz. Parece fácil, mas como conseguir isso?

Advertisement

A felicidade está ao seu alcance

Algumas pessoas acreditam que sua felicidade depende de outras pessoas, do dinheiro ou das coisas materiais que podem obter. No entanto, a verdadeira felicidade está apenas dentro de você, na maneira
como você se sente. Daí a importância de tentarmos ser bons com nós mesmos, se realmente queremos ser felizes.

Portanto, compartilho alguns hábitos que roubam nossa felicidade sem que sequer percebamos:

1. Pensamentos negativos

Existem pessoas que são totalmente negativas, que enxergam tudo como ruim ou prejudicial. Em seus pensamentos, não há soluções para os problemas, não há amor, paz ou tranquilidade. São pessoas que vivem reclamando de tudo e nunca estão satisfeitas com nada.

Um erro grave que esse tipo de pessoa comete é usar sempre “não”, ou seja, não mereço ser feliz, não sou capaz, não tenho dinheiro, não tenho tempo. Quando coloca um “não” antes de qualquer frase, você está roubando sua própria felicidade.

É importante pensar antes de falar para não acabar se destruindo. Talvez possa funcionar dizer coisas como “mais adiante vou ter dinheiro”, “vou poder fazer o que quero”, entre outras.

Advertisement

2. Pensar demais no passado ou no futuro

Algumas pessoas passam muito tempo pensando no passado, lembrando-se de como eram felizes. Também há os que pensam no futuro sem realmente ter certeza de que um dia serão felizes.

Com isso, acabam negligenciando completamente o presente, param de desfrutar aquilo que têm no “aqui e agora”. Não valorizam, não aproveitam, não vivem felizes, pois não focam no seu dia a dia. Esse hábito rouba sua felicidade pelo simples fato de drenar sua energia e distraí-lo das oportunidades que tem agora.

3. Ser quem você não é

Uma das grandes decepções e dores que podemos experimentar na vida é ter um ente querido que o critica e tenta fazer com que você se torne alguém que não é, apenas para ser legal e aceito.

Quem é vítima desse tipo de coação sofre muito, pois não é livre para ser quem realmente é, e acaba tentando esconder seus verdadeiros sentimentos e emoções.

Em outro contexto, também há pessoas que tendem a idealizar os outros e passam a maior parte do tempo sendo alguém que não são. Esses hábitos roubam a felicidade, porque você não pode ser você mesmo e se sente “impedido” de mostrar seu verdadeiro eu.

Advertisement

Lembre-se de que ninguém pode mudar a sua essência, você é uma pessoa única neste mundo, com grandes virtudes e força. Não deixe de brilhar.

4. Fazer-se de inocente

Encontrar alguém para culpar por tudo o que lhe acontece e não aceitar os próprios erros é algo que vai roubar sua felicidade. Fazer-se sempre de vítima e ser alguém que sofre por tudo não é um hábito que o ajuda a se sentir bem.

Seria melhor analisar e refletir sobre suas ações e as consequências de suas decisões para aprender com seus erros, em vez de procurar um
culpado.

Tenha em mente que você é o único responsável por sua vida, defina o próprio destino, ninguém tem o poder de decidir por você, a menos que você permita. Portanto, assuma suas responsabilidades e aprenda a ser corajoso.

O que os outros vão dizer

Vivemos em uma sociedade em que a liberdade de expressão já é um direito adquirido, por isso estamos vulneráveis às críticas dos outros. Mas se você se concentrar nisso, no que dizem sobre você ou no que os estranhos pensam, você estará roubando a própria felicidade.

Advertisement

Talvez seja difícil não perceber o que falam de você, já que as redes sociais são o meio de comunicação mais utilizado por muitas pessoas
para se expressarem. Mas não se concentre em críticas ou comentários ruins. Continue se expressando livremente para ser feliz, claro, respeitando sempre as outras pessoas.

Esses hábitos dificultam a felicidade tão almejada; tente eliminá-los completamente de sua vida. Dedique-se a viver o hoje sendo você mesmo e não desperdice sua energia com coisas que não trazem bons sentimentos. Lembre-se de sempre amar a si mesmo e não se desviar do
seu caminho para o sucesso.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 hábitos que te impiden ser feliz

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.