5 hábitos errados que estão deixando suas pernas inchadas

Elimine alguns hábitos do dia a dia que estão prejudicando sua saúde e conheça outros que você pode adotar para se livrar do inchaço!


Evelise Toporoski

Você sente inchaço nas pernas e nem sabe de onde ele vem? Tem alguns hábitos sutis que fazem com que aumente a retenção de líquido e a má circulação de sangue que causam este incômodo.

Segundo o clínico geral, Paulo Olzon Monteiro da Silva, em entrevista para este site, alguns hábitos que contribuem para o inchaço:

1. Exagerar no sal

Segundo o médico, o sódio presente no sal de cozinha segura a água do corpo, promovendo a retenção de líquido. Por isso, quando estiver com inchaço, não carregue a comida com sal e evite alimentos embutidos e industrializados.

2. Ficar muito tempo na mesma posição

Quem passa muito tempo sentado ou em pé trabalhando pode sofrer também com este problema. O ideal é fazer pequenas pausas e fazer pequenos alongamentos, como os exercícios de uma ginástica laboral.

3. Usar roupas muito apertadas

Evite utilizar meias ou calças que apertam, que ao fim do dia incomodam e você não vê a hora de tirar. Estas peças acabam atenuando e piorando o inchaço.

4. Beber pouca água

Tomar água faz bem para um monte de coisas, inclusive ajuda os rins a funcionarem para eliminar o líquido que está retido no corpo por meio da urina. É equivocado pensar que beber água vai fazer com que você retenha mais líquido, na verdade, vai ajudar a eliminar.

5. Não praticar atividades físicas

Uma leve caminhada, pedalada ou a prática de esportes ajuda na circulação sanguínea e evita o acúmulo de líquidos.

Advertisement

A blogueira Ju Romano entrevistou o angiologista e cirurgião vascular, Eduardo Fávero, que deu as dicas de como acabar de vez com o inchaço nas pernas:

1. Evite os saltos muito altos e também as sandálias rasteiras

O ideal é utilizar um salto de mais ou menos 3 cm que ajuda no movimento do pé ao caminhar. Isso não quer dizer que você não possa usar um salto mais alto ou rasteira, mas é legal evitar enquanto estiver muito inchada.

2. Coloque os pés para cima

Ao chegar em casa, deixe as pernas elevadas por mais ou menos 30 minutos para favorecer o retorno do sangue às pernas. Você também pode dormir com um travesseiro ou algo que eleve as pernas para no dia seguinte acordar sem inchaço.

3. Drenagem linfática

A drenagem resolve o problema quase que na hora, mas devem ser feitas várias sessões para obter um bom resultado. O ideal é trabalhar em conjunto com as outras soluções, como tomar mais líquido e diminuir o consumo de sal.

Toma un momento para compartir …

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!