5 formas de viver mais honestamente os exemplos ensinados por Jesus Cristo

Veja algumas sugestões que nos ajudarão a ter a força necessária para seguir os passos do Salvador.

Erika Strassburger

Depois de alistar alguns ensinamentos que Cristo nos deixou, tanto por palavras, como por ações – mencionados nos artigos Como o exemplo de Cristo nos ajuda a ser uma pessoa melhor e Como os ensinamentos de Cristo influenciam na formação do caráter – falamos sobre como viver os ensinamentos deixados pelo Mestre.

Cristo admoestou: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” (Tiago 1:22). Quando damos atenção às palavras de Cristo e mesmo as passamos adiante, sem que elas causem a devida mudança no nosso comportamento, nossa fé é vã. Tiago, o irmão do Senhor, advertiu os santos contra isso, ao dizer: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2:14, 24 e 26).

Muitos poderão dizer: “Cristo era perfeito, por isso conseguia agir corretamente; eu sou imperfeito e não conseguirei!”. Tais pessoas não compreendem que os mandamentos são aplicáveis a qualquer pessoa. Senão Cristo não teria dito “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. ” (Mateus 5:48).

O desejo do Pai é que sigamos os passos do Filho. Ele enviou-O para ser o nosso Salvador e nosso exemplo.

Como conseguiremos imitar os exemplos de Cristo num mundo tão conturbado, diante de tantas tentações e provações? Os conselhos abaixo podem ajudá-lo:

Advertisement

1 – Conhecer a natureza de Cristo

Esse é o primeiro passo. Precisamos ter um testemunho da divindade de Cristo. Certa vez, o Senhor questionou os Apóstolos sobre quem Ele era“Quem diz a multidão que eu sou? E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas que ressuscitou. E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus.” (Lucas 9:18-20)

Pedro sabia que Ele era muito mais que um profeta. Ele era o filho do Altíssimo. Precisamos ter essa certeza impressa em nossos corações, precisamos saber que Ele veio à Terra para nos resgatar do pecado e da morte. Esse conhecimento é fundamental. Precisamos estar seguros sobre a “rocha” onde pretendemos “edificar a nossa casa.”

2 – Fazer o bem motivado pelo amor e não pelo medo

Cristo disse: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15).

Ele não quer que façamos qualquer coisa motivados por interesse, medo ou qualquer outro sentimento adverso.

3 – Esforçar-se, ter bom ânimo e não temer

Mesmo que nossos esforços pareçam estar sendo inúteis e nos sintamos desanimados demais para continuar, devemos nos lembrar das palavras do rei Zedequias, Rei de Judá: “Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós.” (2 Crônicas 32:7-8).

Advertisement

Enquanto estivermos lutando numa batalha justa, podemos confiar na proteção divina.

4 – Orar e vigiar

Na luta contra nossas imperfeições e as tentações, e nos esforços para seguir os passos do Mestre, precisamos orar e vigiar constantemente, para não cair em tentação. (Mateus 26:41)

5 – Não se dar por vencido

Muitas vezes é mais fácil guardar os mandamentos “maiores” do que vencer uma fraqueza pessoal. Por exemplo: Pode ser fácil para muitos não matar, não roubar e não adulterar, no entanto controlar a tendência de se irritar facilmente pode ser um suplício. João, o Apóstolo amado de Cristo, disse: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;” (Apocalipse 2:5).

Ou seja, recomecemos de onde paramos, mesmo que tenhamos que recomeçar do zero.

Se fizermos o que foi sugerido acima, teremos todo o suporte que precisamos para travar uma batalha poderosa contra nossas fraquezas e imperfeições. Sentiremo-nos mais fortes para rejeitar o pecado, e conseguiremos seguir os exemplos de Cristo com mais disposição.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.