5 dicas para perder o medo e voltar a dirigir

O medo de dirigir pode atrapalhar e atrasar muito sua vida. Chegou a hora de vencer esse medo e mudar de atitude.


Renata Finholdt

Nos dias atuais ter um documento de habilitação e poder dirigir um veículo é quase essencial na vida de todos, devido principalmente ao grande número de afazeres de cada membro da família. Ter um veículo e poder contar com ele agiliza e simplifica muitas coisas na vida, sem contar a necessidade de locomoção nos casos de urgência.

O fato é que se faz cada vez mais necessário saber guiar um veículo.

No entanto, muitas pessoas têm certa dificuldade – mesmo após estarem habilitadas por lei – ou sentem-se incapazes de assumir o volante. Elas sabem que poderiam facilitar suas vidas e de seus familiares, porém não conseguem perder o medo e mudar sua atitude.

Se você se enquadra em uma situação como essa ou ainda conhece alguém com essa dificuldade saiba que é possível reverter este quadro.

1. Primeiramente pense a respeito do que está lhe impedindo de guiar um veículo

Seja sincera consigo mesma. Muitas vezes pode parecer algo bobo assumir para si mesmo o real fator, mas é parte importante da mudança de atitude. Fatores como: medo de mudar a marcha, de deixar o carro morrer, machucar alguém, passar vergonha são alguns entre muitos que podem estar lhe influenciando negativamente.

2. Se achar necessário há várias autoescolas especializadas em pessoas com medo de dirigir.

São instrutores treinados para ajudá-la especificamente a vencer seus temores e conseguir assumir o volante do veículo. Você pode procurar por uma dessas escolas e ter algumas aulas novamente com o instrutor. Pode ser muito mais fácil com um especialista ao seu lado.

3. Comece a conduzir seu carro em pequenas distâncias,

Pode ser uma quadra ou uma rua inteira, não importa; na verdade, é apenas uma forma de você se familiarizar novamente com os pedais e todos os controles do veículo. Você precisa sentir que é você quem o comanda e não o contrário.

Advertisement

4. Quando for fazer trajetos mais longos pense antecipadamente no percurso

Para não ficar desesperado com o caminho. Sente-se no carro e procure agir sempre calmamente. Faça uma oração para sentir-se mais tranquila e confie em tudo o que você aprendeu. Pense, se você já tem um documento de habilitação é porque é sim capaz de conduzir um veículo!

5. Uma boa opção para ajudar são os veículos automáticos

Eles não precisam de troca de marchas e também não morrem com facilidade. Então da próxima vez que sua família for trocar de carro pensem juntos em um carro assim, ele pode ajudar muito a fazer com que seu medo fique no passado.

Peça ajuda de um amigo ou parente e dê hoje mesmo uma voltinha com seu carro até o fim de sua rua, faça isso mais vezes durante esta semana, não desista. O segredo é ter calma, levar em conta seus medos e ter o desejo de vencê-los.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.