5 dicas para decorar e mobiliar o quarto dos gêmeos

Os gêmeos estão chegando. Para recebê-los, faça com que o quarto deles tenha um ambiente bonito e aconchegante. Veja como nesse artigo.

Fernanda Ferrari Trida

Engravidar de gêmeos é alegria em dobro. Poder comprar roupinhas para ambos, montar o quartinho deles e aguardar sua chegada traz sentimentos maravilhosos. Mas se organizar para realizar todos os preparativos até o nascimento dos bebês pode deixar a futura mamãe um tanto quanto perdida.

Para ajudá-la, separamos 5 sugestões de decoração e mobília para o quarto dos gêmeos. Veja a seguir:

1. Berços

Tenho lido bastante sobre a interação entre os gêmeos, como eles se acalmam mutuamente quando estão próximos, como um é capaz de influenciar positivamente a saúde e o desenvolvimento do outro e como a relação dos dois deve ser ainda mais estreitada pelos pais. Diante de todos esses fatos, há quem opte por deixar seus bebês o máximo de tempo juntos. Como o berço é o lugar mais seguro para eles, e se você for adepta deste procedimento, pode pedir para um marceneiro fazer um berço mais largo, que acomode duas crianças. Mas não deixe de ter dois berços, pois durante a noite é melhor que durmam separados para não acontecer acidentes como sufocamento.

Mas se você não quiser ou não puder ter dois berços, existem separadores de berço no mercado, feitos de espuma, que podem ser acoplados ao berço que tiver em casa. Assim, os gêmeos ficam próximos um do outro e não se machucam enquanto dormem.

Há também à venda berços acoplados um ao outro, dividídos por estruturas feitas do mesmo material que as laterais e cabeceiras. Eles são bem interessantes para gêmeos. Mas atenção! Neste caso, você deve ter um ambiente relativamente espaçoso, pois o móvel não deverá ficar com uma das laterais encostada na parede, senão você não alcançará um dos bebês.

Advertisement

2. Cômoda

Se você tiver espaço suficiente para colocar uma cômoda entalhada da mesma maneira e na mesma cor que o(s) berço(s), o quarto ganha um charme a mais. Nela você pode guardar as roupinhas que os gêmeos estiverem usando no momento (facilita bastante na hora de trocá-los) e apoiar os itens necessários à higieniação e troca de fraldas. Você também pode colocar um abajur sobre a cômoda, com uma lâmpada bem fraquinha, para não ter problemas em achar o que precisa durante a madrugada.

3. Paredes

Ah, existem tantas coisas que podemos fazer com as paredes! Há lojas que comercializam exclusivamente papéis de parede. São tantos os modelos que acabamos por ficar na dúvida quando vemos as amostras. Para que isso não ocorra com você, peça um pedaço das amostras que gostou (não adianta ser um pedacinho; peça para o vendedor ser generoso com você) e cole-as na parede do quarto. Desta forma, fica muito mais fácil escolher. Mas lembre-se que quarto de bebê não deve ter as paredes decoradas com tons fortes, como vermelho e amarelo, ou escuros demais. Isso impede o relaxamento adequado do bebê.

Existem ainda adesivos próprios para paredes, com diversos motivos. Procurar na internet é o ideal, pois você poderá visualizar o que existe por aí e comprar sem sair de casa. Não se preocupe com a aplicação. São bem fáceis de colar. Peça a ajuda do seu maridão e mãos à obra. Você verá que em pouco tempo terá paredes novinhas. E o bom destes adesivos é que podem ser destacados sem retirar a tinta da parede. Assim, quando os bebês crescerem, você poderá mudar a cara do quarto sem ter que gastar dinheiro com pintura nova.

4. Janelas

Para dar um ar aconchegante, você pode colocar cortinas nas janelas. O importante na hora de escolher o tecido é priorizar aquele que junta menos poeira e que pode ser lavado em casa. Não escolha nada pesado demais nem escuro demais. Se a janela do quarto dos gêmeos não possuir venezianas, você pode utilizar um blackout. Você pode posicioná-lo atrás da cortina de tecido, se quiser algo que dê volume ao ambiente. Mas também pode escolher um blackout com estampa ou em alguma cor que combine com o restante da decoração e usá-lo por si só.

5. Adereços

Existem inúmeros adereços que podem ser colocados no quarto dos bebês a título de decoração. Para não errar na escolha, existem algumas regrinhas:

Advertisement
  • Tons pastéis são o melhor caminho;

  • Não coloque muitas coisas no quarto, pois são sempre uma fonte a mais de poeira;

  • Não decore o quarto do bebê com bichos de pelúcia, pois podem provocar alergias respiratórias;

  • Utilize tapetes de E.V.A., que são fáceis de lavar e permitem que a criança brinque sem inalar partículas;

  • Quadrinhos e nichos são bem-vindos, basta escolher o que mais lhe agrada;

    Advertisement
  • Enfeites na porta do quarto deixam a casa com cara de maternidade e ficam ótimos;

  • Baús ou caixas decoradas podem ser bem úteis para guardar os brinquedos e dão charme ao quarto.

Parabéns! Agora que você decorou o quarto de seus bebês, basta aguardar sua chegada com tranquilidade e a sensação de satisfação por tudo estar prontinho e arrumado.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferrari Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.