5 dicas para blindar seu casamento e fazer você feliz para sempre

O casamento pode ser blindado seguindo estes cinco pontos que lhe darão uma nova visão para tornar o " felizes para sempre" uma realidade.

Marilú Ochoa Méndez

Nos romances e contos de fadas, vemos que quando a princesa ou a dama está em perigo, ela encontra o príncipe ou o homem ideal que a leva nos braços para longe dos problemas. Uma vez em seu castelo, finalmente vão ser felizes para sempre. 

Encontrar um companheiro não é uma tarefa fácil. E muitos de nós pensamos que, ao encontrarmos alguém e nos casarmos, o passo seguinte será, obrigatoriamente, aquela felicidade ideal. Mas nem sempre é assim. E nos perguntamos desanimados por que a felicidade no casamento não é automática nem fácil. 

Muitos recém-casadosnão podem evitar se sentir decepcionados. 

Onde está aquele namorado romântico que eu tinhaEm que momento ele se tornou esse urso em hibernação, que só quer saber de comer e dormir?,as mulheres se perguntam. 

Eles também ficam confusos: “Onde está minha esposa? Antes, ela sempre procurava estar comigo e por que quer “seu tempo” agora? Por que ela foge das minhas carícias?”, comentam frustrados. 

Advertisement

Com o tempo, se seguirem por esse caminho, esses desencontros criarão uma distância enorme entre os cônjugese seu amor esfriará.  

Vou revelar, neste artigo, com base em dois ótimos livros, cinco dicas práticas que você deve seguir para manter seu casamento indestrutível e cheio de amor. 

Precisamos encher nosso tanque 

O conceito de “tanque emocional” é uma contribuição muito interessante do terapeuta Gary Chapman em seu livro As 5 Linguagens do Amor. Nele, o Dr. Chapman diz que cada pessoa precisa se sentir amada . 

Assim como um carro só pode andar quando tem gasolina, as pessoas podem “funcionar“, ser eficazes em seus relacionamentos, quando tentam: 

1. Encher o tanque antes de seguir adiante 

2. Saber que tipo de “combustível” as faz avançar 

Dessa forma, o autor nos convida a reconhecerentre as cinco linguagens, o tipo de amor que precisamos em particular, de maneira que cada cônjuge dê ao outro o amor que ele precisa e assim seu tanque emocional estará sempre cheio. 

Advertisement

Este primeiro passo resolve a maioria dos conflitos conjugais. Você se lembra daqueles brinquedos infantis em que os pequenos deveriam colocar formas geométricas em seus espaços correspondentes? Conhecer e reconhecer nossa linguagem de amor permite que o triângulo seja localizado precisamente no buraco com sua forma, de modo que os atos de amor sejam eficazes e nos façam sentir amados. 

Você pode fazer o teste para conhecer sua linguagem do amor aqui. 

As cinco dicas para blindar seu casamento 

A primeira dica você já tem, e isso lhe dará muitos pontos para trabalhar para melhorar radicalmente seu relacionamento.  Ao longo do caminho, será como ouro para você levar em consideração as cinco necessidades emocionais dele ou dela que devem ser atendidas para que o amor permaneça. 

William F. Harley Jr, psicólogo clínico, desenvolveu em seu livro “De Que ElPrecisa, De Que Ela Precisa”, os pontos que compartilharemos abaixo. 

1. Afeto / plenitude na intimidade 

Devido à nossa natureza, nós, mulheres, precisamos nos sentir amadas, aceitas e valorizadas. Homem, você quer uma mulher feliz? Faça-a se sentir amada. Como conseguir isso? Abrace-a, mime-atire tempo para olhar para elafaça-a se sentir especial. 

Advertisement

Mulher, você quer que seu marido seja feliz? Compartilhe a intimidade com ele, esteja disposta e feliz em compartilhar com ele sua alma e seu corpo. Que as relações sexuais entre cônjuges nunca sejam uma moeda de troca ou punição por algum comportamento desagradável. O amor por seu marido deve superar esse egoísmo. 

2. Conversa / atividades em casal 

Muitos homens reclamam que as mulheres “falam pelos cotovelos”. Mas, pode acreditar, não fazemos isso para incomodar. É uma necessidade feminina. Processamos tantas coisas que, ao compartilhá-las, conseguimos enxergá-las de outra perspectiva.  

Rapazes, vocês podem! Ouçam com a mente e o coração o que as mulheres têm a dizer e, por favor, façam isso em silêncio. Nem sempre queremos o seu conselho, mas a sua empatia. 

Os homens desejam sentir-se acompanhados. Para eles, é importante contar com sua companheira para experimentar comidas exóticas ou ir a um torneio esportivo. Mulher, acompanhe-o! Reserve um tempo para mostrar a ele, com sua agradável companhia, que você se interessa. 

3. Honradez e sinceridade / Mulher atraente 

A autora afirma que, para a mulher, é importante que o marido seja transparente. Sua conexão emocional é reforçada se ela puder sempre contar com o marido. Seja honesto e sincero com ela, e ela pode se render ao seu amor e fazer crescer a confiança entre vocês. 

Advertisement

Para o homem, é importante que sua esposa também possua essa transparência, beleza e atratividade que dão a ela autoconfiança e encanto. Nós os deixamos loucos quando procuramos ser femininas e agradáveis. E por que não usar sempre seu perfume favorito? Experimente, você não vai se arrepender. 

Lembre-se, mulher, que mais do que se preocupar em estar “em forma” ou  ter um corpo esculturalo que o seu homem irá valorizar é o seu brilho interior e a sua segurança. 

4. Segurança financeira / Paz e tranquilidade 

A mulher, como mãe, aprecia muito que o homem dedique esforços constantes à manutenção e à melhora das condições financeiras do lar. Essa segurança permite que ele se entregue de coração ao lar e às suas atividades profissionais. É muito poderoso ver o exemplo de vários animais em que a fêmea escolhe o macho com melhores condições para lutar com predadores e manter seu filhote vivo. 

Nesse sentido, o homem valoriza muito que, ao chegar em casa, seja recebido com carinho, abraços e consideração. Fazê-lo sentir que é bem-vindo, esperado e amado lhe dá a tranquilidade de interromper sua “guerra contra o mundo” e se acalmar. 

Nenhum desses pontos é definitivo. Não estamos dizendo que a manutenção do lar repousa unicamente sobre homem, nem que a mulher tenha que ter o marido em casa como em uma vitrine, sentado em sua cadeira favorita em frente à televisão. Estamos falando de detalhes carinhososde iniciativa. 

Advertisement

ideia é abandonar a crença equivocada de que cada marido deve cumprir determinadas tarefas e depois parar. A ideia é que ambos consigam dar 100%, o que for necessário para o lar funcionar. 

5. Compromisso familiar / admiração 

A esposa, que se entrega de corpo e alma ao lar e aos cuidados dos filhos, precisa de um homem que se comprometa a participarda vida no lar. Que se envolva, integre-se e se inclua nas atividades da própria família. Um grande erro é cometido por muitos homens que, quando se consideram provedores, ignoram momentos valiosos de convivência com seus filhos: fazer a lição de casa juntos, ir ao parque, uma tarde de jogos de tabuleiro. 

Os maridos, por sua vez, valorizam muito a apreciação de sua esposa. O reconhecimento de seus esforços e habilidades para levar a família adiante. 

Não esqueça de amar 

As dicas compartilhadas neste texto têm a riqueza de anos de terapias de casal dos dois autoresmas a verdade é que você, desde o namoro, descobriu como blindar seu amor e ser feliz para sempre. Faça como quando começaram a jornada juntosdediquem momentos apenas para você e eleescutem com atenção, façam rir um ao outro, saiam sozinhos.  Lembre-se do milagre da vida do outro e você evitará milhões de problemas. 

O problema no mundo de hoje não é a má comunicação, esquecemos que o amor é uma decisão. O caminho é deixar de lado o sentimentalismo exacerbado e o ego, o orgulho e as poses: eu te amo porque decido todos os dias te amar, porque te desejo o bem, mesmo que me custe um pouco. 

Advertisement

Vamos tentar! Haverá tantos frutos e bênçãos! O final feliz da história está aí, não vamos perder a esperança. 

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 consejos que blindarán tu matrimonio y te harán feliz para siempre

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.