5 conselhos essenciais para casais que acabaram de ter filhos

A chegada de um bebê é motivo de alegrias e também de dúvidas. Com um pouco de bom senso vocês terão facilidade em lidar com o assunto.

Renata Finholdt

A chegada de um bebê na família é sempre motivo de muita alegria, mas também de muita apreensão. Há muitas coisas para aprender quando o assunto envolve os cuidados com o bebê.

Há ainda aqueles velhos conselhos (quase sempre dos avós) do que se deve ou não fazer para preservar a saúde e o sossego do mais novo membro da família.

Perante todas as dúvidas e conselhos, o que fazer? O que seguir e o que não seguir?

1. Busque um bom pediatra

Busque com familiares ou amigos a indicação de algum pediatra, desta forma você já se sentirá seguro com as referências dadas. Algumas vezes até o próprio obstetra tem um bom especialista a lhe indicar.

O bebê precisa do acompanhamento mensal com o pediatra no primeiro ano de vida, desta forma é um assunto importante para decidirem o mais breve possível.

Advertisement

2. Tire todas as suas dúvidas com o médico

Na primeira consulta do bebê não se sinta envergonhado, questione a respeito de tudo o que sentir necessário. Nestas horas é bom até mesmo levar consigo uma listinha de perguntas para não correr o risco de esquecer de nenhuma.

Não se sinta envergonhado por não saber (ou até mesmo lembrar, para os casais que já têm mais filhos) é melhor que perguntem para ter a certeza de que estão oferecendo os melhores cuidados ao seu filho.

3. Evite saídas do bebê antes das vacinas

Muitos pais, ansiosos por apresentarem seus filhos a sociedade em que vivem não esperam muito tempo para levar o bebê para passear. É preciso muita cautela quanto a isso, o ideal é que o bebê já tenha tomado as primeiras doses de vacinas importantes para evitar a contaminação de alguma doença.

Mas vale lembrar que mesmo após as vacinas, o bebê ainda é um bebê e precisa ter sua rotina respeitada para continuar crescendo e se desenvolvendo de forma sadia. O melhor neste caso é colocar os cuidados com o pequeno em primeiro lugar.

4. Visitas

Com certeza os familiares e amigos farão questão de conhecer o mais novo membro da família. Nestas horas não se sinta mal por ditar algumas regras (com educação, é claro). Algumas famílias já deixam expostos vidros com álcool em gel a fim de que antes de tocarem o bebê a higiene das mãos seja feita.

Advertisement

Esse cuidado é primordial para que o pequeno não seja exposto a vírus e bactérias.

5. A vida continua

Alguns casais centralizam tanto a vida no bebê recém-chegado que acabam se esquecendo deles próprios. O bebê, sem dúvida alguma, é importante, mas o tempo que vocês precisam se dedicar um ao outro também é.

Aproveitem para estarem juntos enquanto o bebê dorme. A vida de vocês continua.

A chegada de um bebê não vem com nenhum manual de instrução, nestas horas, vale o bom senso dos pais, além de seguir os conselhos de quem já tem mais experiência no assunto.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.