5 conselhos de casamento que você NUNCA ouviu

5 conselhos de casamento que ninguém vem lhe contar, mas você precisa saber.

Roberta Preto

Tornar-se a pessoa perfeita para seu cônjuge será impossível nesta vida, mas você poderá se tornar a parceira certa para que seu casamento seja duradouro.

O casamento pode se tornar recompensador ao longo da vida se marido e mulher estiverem dispostos a escolherem o bem-estar um do outro. Se o fizerem, permanecerão unidos pela força do amor e não pela necessidade.

Falando com alguns casais, eles me deram 5 conselhos que aprenderam na “marra” e talvez você nunca tenha ouvido. São eles:

1. Casamento não é uma novela e muito menos um filme

Muitas mulheres sonham com o dia do seu casamento, acreditam que se casando seus problemas serão extintos e viverão o famoso “felizes para sempre” nesta vida. Engana-se quem o faz. Na verdade, os problemas continuarão a existir e até poderão aumentar, já que as responsabilidades se tornarão maiores. Você poderá se entristecer, porque nem tudo era o que você imaginava.

Mas isso não é motivo para desistir. Procure somar as alegrias que você descobriu dentro do seu casamento, enxergue a pessoa que lhe escolheu para compartilhar a vida dela e, com certeza, vocês encontrarão motivos para sorrirem e soluções mais sábias para qualquer situação. É através dos desafios encontrados nos relacionamentos que surge a maturidade e um amor maior dentro dos laços matrimoniais.

Advertisement

2. Haverá dias que você irá se arrepender de ter casado

A época do namoro é perfeita! Todos querem demonstrar suas qualidades, nada é mais importante que a pessoa amada, e não importa se o dia foi ruim, estar com ela é o que faz o dia valer a pena. Ouvir o parceiro é música para os ouvidos.

No casamento as pessoas se esforçam para dar seu melhor, às vezes abrem mão de seus próprios desejos para agradar o outro, todavia, há companheiros distraídos ou egoístas que não percebem o sacrífico e vivem de murmurações. Por mais que um se esforce, se não houver cumplicidade e comprometimento de ambos, o desgaste, a insatisfação e a tristeza sugarão todas as certezas e o amor do parceiro. E há muitos casos de cônjuges chegarem a desejar o divórcio que continuar com um parceiro egocêntrico.

Sabemos que relacionamentos exigem de nós gestos de doação, seja de nosso tempo ou talento, mas a falta de sensibilidade diária da pessoa amada acaba por machucar profundamente. Se isso ocorrer, o melhor a fazer é abrir o jogo com seu companheiro e demonstrar como as atitudes dele tem matado o amor que você sente por ele. A boa comunicação pode ser a solução para muitos males da vida.

3. Ele vai lhe magoar

É do ser humano cometer erros, fracassar e magoar, por mais que você construa um relacionamento saudável, haverá dias que ele irá adoecer e poderá surgir um desequilíbrio emocional, provocando ofensas que irão ferir na alma. É preciso cuidado para que essa mágoa não ocupe o lugar do amor, se acontecer, o casamento estará fadado ao fracasso. O melhor a fazer é perdoar e se agarrar às coisas boas, doces e gentis que foram oferecidas durante uma vida do que se apegar às palavras mal ditas e as mágoas criadas numa determinada situação.

“O que você fala não significa nada. O que você faz é o que realmente conta.”

Advertisement

4. A intimidade sexual poderá diminuir

Quem é casado ou até mesmo aqueles que enfrentaram o divórcio sabem que o início do casamento é bem prazeroso, o desejo e o interesse sexual pelo parceiro estão em alta. Mas com o passar dos anos, muitos casais deixam de aceitar as mudanças no próprio corpo que o tempo provoca ou em seu parceiro. Infelizmente, há pessoas covardes que escolhem trair seu cônjuge, ao invés de resgatar e reacender a vida sexual.

Os desejos vão e voltam, tudo depende do próprio casal, é importante que eles tenham um tempo a sós, onde marido e mulher possam conversar e se acariciarem. Viver sua intimidade é fundamental para o casamento.

5. Você terá que aprender sozinho

Existem muitos livros, sites, profissionais especializados em casamentos, e também há um número grande de familiares, amigos, pessoas prontas para ajudar os casais a se manterem firmes e fiéis ao matrimônio. Entretanto, por mais que toda ajuda seja bem-vinda, cabe somente a você descobrir por si próprio o que é ser um cônjuge e assumir suas responsabilidades dentro do casamento.

Ninguém pode viver sua vida, seu casamento é diferente do casamento de sua irmã ou amigo. Cada casal terá seus desafios e suas peculiaridades.

Não precisa ter medo, arrisque-se. As maiores alegrias da vida são dentro dos laços familiares. Se você conseguir superar os desafios do matrimônio e manter seu lar unido, você pode se considerar um grande vencedor.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.