5 coisas que você pode fazer para ajudar um amigo em depressão

Uma lista de 5 coisas simples que podem fazer toda a diferença na vida de alguém que sofre com a depressão ou que enfrenta uma fase de sofrimento.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Você já deve ter passado pela experiência de querer ajudar um parente ou amigo passando por uma fase difícil e ficar totalmente sem saber o que dizer ou como confortar essa pessoa.

Se você está passando por isso, confira esta lista de 5 coisas a fazer (ou não fazer) para realmente ajudar alguém em depressão:

1. Esteja disponível, mas não pressione

A pessoa que sofre com a depressão, ou mesmo qualquer outro tipo de dor física e emocional, precisa de pessoas ao lado dela, que irão ajudá-la e motivá-la. Mas também precisam de espaço, de um tempo sozinhas.

Se você não sabe exatamente como ajudar essa pessoa, deixe-a saber que você está disponível e deseja ajudar. Diga que ela não está sozinha e que pode ligar para você quando precisar.

2. Escute mais e fale menos

Geralmente temos o desejo de confortar a pessoa e tirá-la dessa situação com palavras de incentivo e conselhos.

Advertisement

Mas, na maioria das vezes, a melhor forma de ajudar uma pessoa sofrendo é ouvi-la dizer sobre sua dor, suas emoções, seus desafios. Simplesmente ouvir, sem julgar nem condenar nada.

Perguntar à pessoa como ela tem se sentido e no que tem pensado fará com que ela fique mais à vontade e você também.

3. Diga alguma coisa, mesmo que você não saiba o quê

Mesmo que você não saiba exatamente o que dizer, seja franco. Isso fará com que a pessoa sinta o quanto você está realmente preocupado com ela.

4. Não diminua o sofrimento da pessoa

Não use frases como “Isso não é nada” ou “Eu já passei por coisas muito piores”. É impossível sentir a dor que outra pessoa está sentindo. As pessoas têm limitações diferentes e reagem de forma diferente a desafios aparentemente iguais.

5. Esteja presente

Mesmo que você pense que não pode ajudar, ou que existem outros amigos ou parentes mais qualificados para isso, o simples fato de estar presente na vida da pessoa em depressão, mostrar cuidado e colocar-se à disposição pode fazer toda a diferença para ela.

Advertisement

Use o seu bom senso, sua intuição ou busque inspiração para saber como ajudar essa pessoa que passa por um momento difícil.

Tenho certeza que no momento certo, você saberá exatamente como agir.

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.