5 coisas que você pode aprender com os fracassos do passado

Aprenda que o fracasso não é uma lição negativa em sua vida. Você sempre irá descobrir algo dentro de si que não conhecia.

Adriana Acosta Bujan

A grande dor que se sente como o punhal no coração, uma profunda tristeza que aparentemente não pode ser removida com nada e um sentimento de desamparo, são sensações que experimentamos ao saber que fracassamos. Vivenciamos o fracasso desde que nos entendemos por gente, pois é um sentimento vivido desde a infância.

Se prestar atenção e observar uma criança que começa a dar os primeiros passos, verá que, a princípio, ela não consegue coordenar seus músculos para se equilibrar; ela então acaba caindo e chorando mil vezes. Apesar da dor que o bebê sentiu, ele continuará tentando e, no final, alcançará seu objetivo e a recompensa que deseja, “ser livre” para poder ir até a caixa onde estão os brinquedos, ou caminhar até a mesa onde há comida deliciosa.

Como já foi dito, experimentamos o fracasso desde pequenos e, de uma forma ou de outra, temos conseguido superar obstáculos, pois, inconscientemente, o ser humano tem a capacidade inata de sobreviver aos perigos da vida.

John C. Maxwell, em seu livro O Lado Positivo do Fracasso, afirma que as pessoas acreditam que o fracasso pode ser evitado. Porém, não é assim, todos falhamos e cometemos erros, pois em cada falha ou erro há uma lição de vida.

Ele diz também que, se as lições não forem aprendidas de um jeito fácil, elas se tornarão cada vez mais difíceis, para que possamos aprender a mudar nossas ações e tomar melhores decisões.

Advertisement

O fracasso é um processo do qual devemos tirar as coisas positivas. Mas é preciso mencionar que esse sentimento é um tanto subjetivo, ou seja, apenas a sua percepção dos problemas que enfrenta é que conta, pois só você decide se fracassou ou não.

Aquele que persevera, alcança

A vida está cheia de lições que temos que aprender a superar para nos sentirmos felizes. Apesar do fato de que não podemos controlar muitos problemas que enfrentamos, sempre haverá um porquê de cada experiência negativa.

Talvez você tenha vivenciado a perda de um ente querido, teve dificuldades financeiras, sua saúde piorou ou você sofreu as dores do abandono. Você pode pensar que toda a sua vida tem sido um fracasso e que não adianta continuar tentando; entretanto, é dessas dolorosas lições que mais se aprende.

O que você aprende?

1. Uma força de ferro

Quando você enfrenta um problema, é normal que passe pelo processo de luto, que sinta dor, tristeza, solidão e fracasso. Talvez você chore um pouco e pense que por algum motivo a vida não sorriu para você, você vai até pensar que não sabe tomar decisões e por isso terá que sofrer as consequências.

Porém, ao passar por adversidades, um espírito guerreiro desperta dentro de você, que não vai deixar você ser  vencido facilmente. É como o remédio que você precisa para ganhar forças. Os fracassos nos ajudam a perceber que temos capacidade e força desconhecidas para lutar pela felicidade.

Advertisement

2. Mais cautela e reflexão

Chega um momento na vida em que nos perguntamos: por que eu? O que eu fiz para merecer isso? Talvez as respostas não lhe cheguem imediatamente, mas, com o passar do tempo, você verá que atrás de cada experiência dolorosa há algo de bom e positivo. É como aquela pessoa que foi abandonada e, com o tempo, acaba encontrando outra que a faz se sentir amada e especial.

Os fracassos o tornarão uma pessoa mais cautelosa, até mesmo desconfiada, pois você não vai querer sofrer e passar pela mesma coisa novamente. Agora, você tira um tempo para pensar e refletir sobre cada decisão que tem que tomar na vida.

3 . Estratégias

Os livros de história estão repletos de experiências que os homens viveram: batalhas, lutas, guerras etc. Um dos propósitos de deixar um documento escrito é justamente as estratégias que podemos implementar para melhorar nossa vida atual.

Se conhecer bem os erros do passado, você poderá conhecer as consequências, dessa forma aprenderá a mudar ações propondo novas soluções. É como se a cada experiência ruim se abrisse um mundo de novas possibilidades e caminhos que podemos escolher.

4. A vida continua

Ficar sofrendo pelo passado não é uma opção. A vida segue seu caminho, o tempo passa e você tem que viver o presente. Depois de ter experimentado o fracasso, a única coisa que resta para é continuar com sua vida, até mesmo a própria vida o força a seguir em frente.

Advertisement

Agora é a hora de viver o aqui e agora, valorizar o que você tem e descobrir as novas oportunidades que a vida lhe oferece para alcançar seus sonhos e objetivos.

5. Você não está sozinho

Quando fracassamos, o lado espiritual vai se desenvolvendo e crescendo dentro de nós. Muitas pessoas retornam às suas crenças religiosas, outras não; porém, sempre aparecerão aquelas pessoas –que por algum motivo estão em sua vida – com o único propósito de ajudá-lo, apoiá-lo e orientá-lo, fazendo você sentir que não está sozinho na batalha.

Continuaremos fracassando, não há dúvida disso, pois são as lições de vida. Os erros nos tornam pessoas melhores, é uma forma de evoluir para alcançar nossos sonhos e objetivos. Não fique no passado e na dor, pelo contrário, continue e reflita sobre que lição você deve aprender. O tempo lhe dará a resposta.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 cosas que puedes aprender de los fracasos del pasado

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.