5 coisas que você nunca deve dizer para o seu amigo divorciado

Uma das melhores coisas da vida é termos o apoio de um amigo que nos traga forças para vencermos as perdas da vida, mas um bom amigo precisa ter sabedoria ao fazer uso das palavras.

Roberta Preto

Todos nós sabemos o quanto é difícil passar por perdas, pois todos nós já perdemos alguém na vida. Entretanto, quando se trata do divórcio, é preciso um cuidado especial no uso das palavras, já que a pessoa divorciada sofre um desgaste emocional excessivo, pois está ferida profundamente.

Viver e ter que aceitar o fim de um relacionamento é frustrante e desesperador, causando traumas por muito tempo ou até mesmo por toda a vida.

Observar atentamente o estado emocional do amigo e saber ouvi-lo é o primeiro passo a se fazer e será de grande ajuda para ele. O sentimento de abandono e solidão são as lacunas que permanecem após o fim do relacionamento no coração de seu amigo.

Enxergar e saber que você tem uma pessoa que se importa com você e que está ali para lhe segurar quando você não conseguir seguir em frente é tudo que um divorciado precisa.

Embora seja enviado diversos tipos de ajuda para o casal, há casos em que um dos cônjuges já decidiu o divórcio e não volta atrás, obrigando seu companheiro a aceitar uma decisão que envolve toda a família, sendo que a escolha da separação foi feita apenas por uma das partes.

Advertisement

Existem 5 coisas que nunca devemos dizer a um amigo divorciado:

1. Ela tem outro

Tudo o que seu amigo não quer ouvir é que seu ex-cônjuge abandonou o lar para viver com outra pessoa, mesmo que ele já saiba. Tentar esquecer é o que a pessoa mais deseja, ainda que para aquele momento, seja impossível, devido a dor profunda que se sente.

Haverá um dia que a dor deixará de existir porque “tudo passa”, assim sendo, a tristeza também passará, perdendo seu poder na vida de seu amigo. Ele conseguirá seguir em frente. No entanto, você precisa se lembrar constantemente que seu amigo foi traído, abandonado e está muito ferido. Ele precisa que sua dor seja respeitada e cabe a você como amigo, ser o primeiro a respeitar. Sua presença já é o suficiente para apoiá-lo. Esqueça os comentários e perguntas que não irão ajudar em nada diante da situação atual.

2. Nossa! Você está acabado

Independente de qual seja as condições emocionais que uma pessoa se encontre, jamais devemos fazer um comentário tolo do tipo: Nossa! Você está acabado.

Um relacionamento desfeito machuca muito, dói na alma, principalmente quando se trata de um amigo que amamos. E para lidar com a situação, precisamos ser cuidadosos com as palavras e não fazer comentários que não acrescentam em nada para a situação atual. Provavelmente, um deles está saindo bem ferido, carecendo de ajuda e não de críticas ou falas vazias.

Advertisement

Ajudar um amigo divorciado pode não ser nada fácil, mas se você deseja realmente ajudar, todavia, não sabe o que fazer ou dizer, apenas se coloque no lugar do seu amigo, tente se imaginar passando por tudo aquilo. Pense em como você reagiria e como você gostaria que seus amigos reagissem diante de você. Pense nos sentimentos que você desejaria que tivessem por você e só assim saberá exatamente sua posição e função na vida de seu amigo.

É certo que quando nos colocamos no lugar das pessoas, sentimentos de pena desaparecem e a caridade, bondade e gentileza, nos preenchem e nos direcionam nas coisas que precisam ser ditas e feitas.

3. Acorde para a vida

Ter que lidar com o fim do casamento depois de muitas tentativas deixa muitas pessoas frustradas, arrasadas e há aquelas que adoecem, devido ao desespero.

Ninguém que ame sua família e que saiba o verdadeiro valor do casamento está disposto ou preparado para abrir mão de uma vida construída a dois, em que filhos estejam envolvidos. Quando isso ocorre é o mesmo que tirar um pedaço do coração delas e para se curarem e recomporem-se, levam-se muitos anos.

Embora um verdadeiro amigo tenha somente a intenção de ajudar a pessoa a se reerguer e se curar é preciso muita atenção para não exigir demais daquele que já se doou muito e que hoje se encontra desgastado, cansado e machucado. A única coisa que ela mais deseja é ter um amigo que a ouça do que aquele que só faz cobranças. Ela poderá se isolar com sua dor e adoecer mais ainda se as cobranças permanecerem. Se você realmente ama e se importa com seu amigo, tenha compaixão por ele e não seja duro demais. Lembre-se que ele já perdeu muito, não seja você a próxima perda na vida do seu amigo.

Advertisement

4. Você parou no tempo

A pessoa divorciada terá dificuldades para se readaptar à vida de solteira. No caso das mulheres, não será nada fácil ter que exercer as responsabilidades que antes eram divididas com o companheiro e que agora cabe a ela fazer sozinha como: cuidar da casa, dos filhos e ainda ter que trabalhar fora para manter o sustento da família. Ela precisará muito de sua amizade para ajudá-la a se direcionar, pois haverá momentos em que ela vai realmente se sentir muito perdida e até desesperada.

Estenda suas mãos para direcionar o caminho para seu amigo, ao invés de levantar a voz e fazer comentários evasivos.

Embora você ame muito seu amigo e deseje que ele siga em frente, procure conhecer a situação real no qual ele se encontra. Por mais intimidade e afinidades que vocês possuam, tente não julgá-lo.

Nunca diga que ele parou no tempo, às vezes, ele pode estar tão confuso que basta um comentário errado para ele se sentir pior do que já estava antes. Também não exija mudanças fugazes de alguém que não se situou ainda. Ele pode acabar perdendo a paciência, se afastar de você, sentindo-se ofendido e magoado.

5. Ele acabou com você mesmo

Geralmente, as pessoas divorciadas saem dilaceradas e não tão bem física, emocional e espiritualmente, e são estes os três pontos fundamentais para manter o equilíbrio de um ser humano e até que essas coisas se equilibrem novamente leva-se muito tempo.

Advertisement

Estar divorciado é algo que precisa ser aprendido para se tornar aceitável, o processo de aceitação é doloroso e longo.

Palavras cautelosas e saudáveis são bem-vindas diante de um amigo divorciado. Nunca se expresse dizendo: “Ele acabou com você”, coisas assim só irão diminuir seu amigo e fará com que ele se sinta a pessoa mais feia e indesejável do mundo.

Busque os pontos positivos e as qualidades que você mais admira em seu amigo e diga a ele, isso permitirá que ele se sinta amado, bonito e cheio de potencial para que ele tenha força e bons motivos para seguir em frente com a vida.

Os amigos são presentes dos céus para nos fazerem ser melhores do que somos, e cabe somente a nós escolhermos que tipo de amigos queremos ser na vida de uma pessoa.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.