5 coisas que você deve ABANDONAR antes de se tornar mãe

A preparação para ser mãe já começou, antes mesmo do que você imagina, a hora é agora!

Cibele Carvalho

Os filhos. Ah, os filhos! Mudam completamente a sua vida da água para o vinho, mas essas mudanças nos tornam mulheres muito mais felizes e satisfeitas com a vida.

Uma pesquisa da Universidade Britânica do Reino Unido revelou através de uma entrevista feita com 5 mil pessoas, entre homens e mulheres, que as mulheres sentem-se totalmente completas na vida e no relacionamento a dois após serem mães.

A pesquisa indica que, apesar da rotina e do acréscimo de papéis que se somam às funções femininas, as mulheres sentem-se preparadas para as alterações rotineiras, apenas esperam a cooperação dos parceiros e familiares.

Todavia, existem algumas mudanças que não precisam esperar a chegada do bebê para que aconteçam em sua vida, o melhor é serem analisadas e feitas com antecedência, veja algumas delas:

1. Mania demasiada de limpeza

Você já deve ter visto aquelas charges mostrando casas antes dos bebês e após os bebês, acredite, são reais!

Advertisement

As crianças, especialmente os bebês, precisam de espaço para aprender as funções básicas da vida como engatinhar, andar e falar, e esse espaço indica mudanças na casa também, não apenas em sua vida.

Aqui em minha casa meu marido tinha feito uma sala de vídeo, era o seu sonho, com home theater e toda equipada. Então, certo dia a neném derrubou uma caixa do home na cabecinha dela, nem foi nada sério, mas só sei que a sala de vídeo não existe mais!

Então, minha dica é: Abandone seus apegos exagerados por objetos, especialmente os que quebram facilmente, esqueça que sua casa será perfeitamente limpa novamente, será limpa, mas sem exageros. Suas prioridades serão outras agora, esteja preparada para isso.

2. Ansiedade exagerada

Podemos aprender grandes verdades sobre abandonar a ansiedade exagerada no artigo Mães calmas, filhos calmos.

Aprendemos que temos o poder de determinar o estado emocional atual e futuro dos nossos filhos. Nosso temperamento influencia diretamente na personalidade e comportamento do bebê desde que estamos grávidas, até a vida inteira, na verdade.

Advertisement

Não somos nem seremos mães perfeitas, mas conseguimos sim aprender a controlar e acalmar nossa ansiedade. Se for necessário, se percebemos que não conseguimos sozinhas, existem especialistas prontos para nos ajudar com isso. Não hesite em procurar ajuda o quanto antes possível.

3. Tiques e manias que você não quer que seu filho repita

Nós, como mães, somos o espelho do que se tornarão nossos filhos. Os pais certamente influenciam a vida dos filhos, mas as mães são aquelas das histórias, das frases comentadas para o resto da vida de um ser humano, o exemplo dos e para os filhos.

Analisei isso em minha vida. Eu tinha mania de ficar roendo unha e, infelizmente, minha filha começou a roer a unha dela desesperadamente, a ponto de sangrar, então parei completamente com o hábito, e ela parou um pouco depois. É apavorante ver seu filho repetir algo que você sabe não fazer bem para ele, isso porque aprendeu com você.

4. Julgamentos e críticas para outras mães

Já ouviu a frase: “vai pagar com a língua!”, sim isso mesmo, nada do que você imagina em seus contos de fadas mais secretos sobre ser mãe normalmente é real, a vida vai lhe ensinar que criar filhos é muito diferente do que você julgou ser.

Portanto, quando vir outra vez uma criança tendo um piti, chorando sem parar, ou fazendo qualquer coisa que seja da sua reprovação, pense muito bem antes de julgar e criticar, tente analisar a situação como um todo e aproveite a oportunidade para aprender algo com aquela mãe ao invés de julgá-la ou criticá-la.

Advertisement

5. Defeitos excessivos

Voltando na tecla do exemplo, e certamente como pais é o que mais deve nos preocupar, precisamos pensar, conversar como casal, e definir alguns pontos que precisamos mudar antes da chegada do bebê, isso prepara e facilita a vida a dois, evitando maiores problemas e transtornos futuros.

“Não há modo de mandar, ou ensinar, mais forte e suave de que o exemplo.” (José da Silva Martins).

Ao decidir mudar sua vida, ao decidir trazer a esse mundo um novo ser humano, prepare-se, pense, analise sua vida e faça as devidas mudanças necessárias, isso lhe trará uma maternidade mais tranquila e feliz.

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.