5 coisas que todas as boas esposas fazem por seu marido

Edificar bons relacionamentos é tarefa de ambos os cônjuges, mas este artigo é um convite para mulheres inteligentes.


Suely Buriasco

Edificar um casamento feliz e duradouro é um trabalho contínuo que exige muita dedicação e vontade. As pessoas se assustam quando digo que o amor não é o bastante para manter uma relação sadia, mas é o que tenho aprendido em todos esses anos que lido com casais em crise. Muitas separações acontecem mesmo com casais que se amam muito, mas que não desenvolvem outros pilares básicos como a amizade e o respeito.

Claro que um relacionamento saudável só é possível com o empenho de ambos os cônjuges; é uma construção conjunta. Mas, neste artigo quero salientar, especificamente, o quanto as esposas podem fazer a diferença para viver bem e felizes. Seguem alguns lembretes:

1. Demonstre o quanto ele é especial

Com o passar do tempo acabamos nos esquecendo de pequenos mimos que faziam parte de nosso cotidiano no início do relacionamento. No entanto, essas pequenas demonstrações de amor são muito importantes para manter o vigor da relação. São pequenos atos que informam ao seu marido que você pensa nele e quer que ele saiba o quanto é amado. Não acredite que seu amor é óbvio, prove-o de forma simples e constante.

2. Provoque o sexo

Por que esperar que ele a procure todas as vezes? Tente inverter isso e observe qual a reação dele. Cada casal tem a sua própria dinâmica, mas é fato que muitos maridos não se sentem desejados porque suas esposas nunca tomam a iniciativa. A sedução é uma arma poderosa capaz de trazer paz e união para o casamento.

3. Mantenha a conexão

Mande mensagens carinhosas durante o dia, esteja presente no dia a dia dele. Deixe o seu marido saber que ele está em sua mente. Pergunte-lhe como vai o seu dia, divida com ele algum assunto interessante. No entanto, preste muita atenção para não exagerar e confundir atenção e cuidado com controle. A ideia é manter-se conectada com seu marido e não sufocá-lo, por favor!

4. Agradeça e elogie

“Obrigado” vai muito bem no casamento. Pesquisas mostram que os homens, em particular, precisam se sentir apreciados tanto quanto as mulheres precisam se sentir amadas. Então, é importante que possamos informar nossos maridos que somos gratas por eles e por tudo o que fazem por nossas famílias. Seja específica e reverencie o lado bom de seu esposo.

5. Seja uma grande parceira

Companheirismo é fundamental para a saúde do casamento. Cultive a confiança de seu esposo e deixe que ele saiba que tem em você uma grande parceira de vida. Nos momentos difíceis procure dividir as preocupações e somar forças para auxiliar. Fale de suas necessidades e sentimentos ao invés de fazer cobranças. Desenvolver parceria é um elemento fundamental para os casamentos felizes e duradouros.

Advertisement

Como já dissemos, o casamento é edificado a dois, compreendendo esforço de ambos. No entanto, alguém precisa tomar essa atitude e então eu lhe pergunto: se não for ele, por que não começar por você?

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.