5 coisas que somente um pai pode ensinar à filha

Após a relação com Deus, a relação pai e filha é fundamental para uma mulher e talvez a mais importante de sua vida.


Stael Ferreira Pedrosa

Vivemos em um mundo conturbado onde vozes se misturam. Nossos filhos ouvirão vários tipos de mensagens: as que enviamos e as que o mundo envia. Que tipo de mensagens estamos enviando aos nossos mais preciosos seres nesta vida? Espero que estejamos dizendo a eles sobre seu valor, sua capacidade e ensinando-os a navegarem entre as vozes conflitantes do mundo com coragem e direção.

É nosso dever ser uma voz mais alta acima da confusão de opiniões e ideias muitas vezes equivocadas que ouvem. E algumas coisas que nossas filhas precisam aprender somente o pai pode ensinar de maneira totalmente eficaz.

Aqui estão 5 coisas que somente um pai pode ensinar à filha:

1. Seu valor pessoal

Ensine à sua menina que o valor dela não está na sua aparência ou nas coisas que ela faz, mas naquilo que ela é. Ela não deve jamais sentir-se pressionada a ter um corpo perfeito, uma família perfeita ou uma carreira perfeita para ter valor.

A atitude do pai é fundamental nesse processo. Sua filha observará como você julga as outras mulheres e como as trata. Como fala com sua esposa e o que pensa das mulheres no geral. Não adianta dizer à sua filha que ela tem grande valor independente de sua aparência e julgar outras mulheres baseado neste critério ou outros que as inferioriza.

Ela também deve perceber que o pai a ama mesmo quando ela falha, quando ela erra, quando não é boazinha.

2. Sua capacidade de realizar

Embora a filha deva aprender que a perfeição não existe e que ninguém espera que ela seja perfeita, é fundamental enfatizar que mesmo assim ela pode e deve realizar muito.

Advertisement

Todo pai deve incentivar sua filha a ser autossuficiente. Antigamente às mulheres era negado o estudo, pois os pais presumiam que suas filhas se casariam e seriam sustentadas por seus maridos. Tal conceito jamais deve ser estimulado. Incentive suas filhas a estudarem, a ter uma carreira e se preparem pessoalmente para as adversidades da vida, ainda que ela pretenda se casar e ser mãe e dona de casa de tempo integral. O futuro pode trazer surpresas como nunca se casar, enfrentar viuvez, doença ou divórcio e a sua garotinha que não aprendeu a ganhar dinheiro, terá dificuldades severas.

3. Assumir responsabilidade

Imagino que deve ser muito difícil para um pai protetor ver os grandes olhos tristes de sua garotinha implorando para terceirizar um sentimento ruim, uma responsabilidade ou uma culpa.

Não o permita. Ela deve compreender profundamente que todos temos nossas próprias responsabilidades e deveres, somos responsáveis por nossas escolhas e devemos arcar com as consequências de nossos erros. Não faça ou resolva aquilo que ela deve fazer ou resolver. Ensinar integridade, além do exemplo, implica em mostrar a direção e deixá-la andar com as próprias pernas.

4. Respeito

Respeito próprio e pelos outros. Esta talvez seja a lição que é mais eficaz vinda do pai do que de qualquer outra pessoa, pois ele é o espelho em que a menina se olhará e a janela por onde olhará os outros homens.

O pai a ensinará como ela é vista pelos homens. Se ele despreza as mulheres, ela se sentirá inferior. Se ele ama, respeita e exalta as mulheres, ela acreditará que o mundo a vê desta maneira e não só esperará como exigirá ser tratada assim.

5. Que ela é bonita

Toda mulher quer se sentir bonita. É fato. E sua garotinha não é diferente. Ela quer e precisa ouvir de seu pai que ela é bonita. Atualmente vemos uma tendência no mundo a criticar e desvalorizar aquilo que é intrinsecamente feminino, apenas como maneira de atender uma expectativa machista. Isso não é verdade. É natural que um gênero queira parecer bonito para o outro, o que não significa viver em função de agradar o outro.

Mostre à sua filha que ela é bela, que ela é valiosa, que deve respeitar e amar os outros, mas primeiramente a si mesma. Que ela pode e deve buscar sua excelência e é capaz de assumir suas responsabilidades e cuidar de si mesma. Essas são lições que têm maior efeito quando vem de seu pai.

Toma un momento para compartir …

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.