5 coisas que o seu marido pensa toda vez que você reclama

Homens e mulheres são diferentes e cada um espera erroneamente que o outro pense, se comunique e reaja da mesma maneira, o que gera conflitos e atritos.


Stael Ferreira Pedrosa

Daniel Kahneman, escritor, doutor em psicologia e teórico da finança comportamental, afirma em seu livro, Rápido e Devagar, que podemos incorporar em nosso cotidiano qualquer comportamento repetido e fazer dele um hábito até mesmo inconsciente. Segundo ele, a nossa mente pode ser dividida em sistemas:

Sistema 1, é aquele que traz uma resposta pronta e já conhecida. Por exemplo, se alguém pergunta quanto é 3+3, ninguém precisa calcular. É automático.

Já o sistema 2 é mais complexo, se precisamos saber o resultado de 76 x 34, teremos que calcular.

Segundo Daniel, todo pensamento ou comportamento novo passa pelo sistema 2 previamente onde é processado e compreendido. Se for repetido muitas vezes, passará para o sistema 1 e se tornará uma resposta imediata ou hábito adquirido. Como aprender a dirigir, por exemplo, a princípio é um pouco complicado, mas logo torna-se algo automático.

Reclamar pode ser um desses hábitos que se adquire quando se repete tal comportamento diversas vezes. Reclamar, portanto, é um hábito. Hábito nocivo, diga-se de passagem. A pessoa que reclama habitualmente torna-se desagradável, amarga e cria um ambiente hostil em torno de si.

A solução é colocar no sistema 2 o hábito de ser grato a cada vez que se quiser reclamar de algo. Com o tempo, a gratidão passa a ser a resposta automática em lugar da reclamação.

A reclamação no casamento

Segundo o Dr. John Gray, autor do livro “Homens são de Marte, mulheres são de Vênus”, homens e mulheres vêm de mundos diferentes e cada um espera, equivocadamente, que o outro pense, se comunique e reaja igual a si. Isso só traz conflitos e atritos.

Advertisement

A mulher nem sempre reclama porque está com raiva ou quer soluções. Na maioria das vezes é apenas o jeito feminino de expressar emoções ou desabafar por algo que ela, muitas vezes, sabe que não tem solução, como por exemplo, ganhar pouco no trabalho. A maioria dos homens não compreende isso e tornam-se frustrados por não terem a solução. Como são diferentes, homens e mulheres, claro, irão reagir de maneira diferente às diferentes situações.

O que o homem pensa quando a mulher reclama?

Geralmente o comportamento que se segue é o descrito abaixo:

1. “O que eu fiz agora?”

Se o homem não entende bem sobre o que a mulher está reclamando ele pode sentir que talvez ela o esteja acusando de algo. Homens reclamam para acusar ou buscar uma solução, então é o que eles sentem com relação às reclamações femininas.

2. “Em que devo ajudar?”

Ao ouvir que a amada tem um problema, a primeira reação masculina é pegar sua caixa de ferramentas mental para tentar consertar o que está errado. É difícil para ele entender que muitas vezes a mulher quer apenas desabafar e não que ele resolva o problema. Uma mulher sob estresse não está preocupada em achar soluções imediatas para seus problemas, mas sim buscar alívio expressando-se e querendo ser compreendida.

3. “Ela está dizendo algo, mas ainda não entendi o que é”

Geralmente esse pensamento passa pela mente masculina quando a mulher fala sobre diversos problemas ou dá muitos detalhes. Como a mente dele está se preparando para encontrar a solução, ele precisa que ela chegue logo ao problema e conte menos detalhes.

4. “Ela poderia parar de falar”

Se ele ainda não entendeu exatamente porque uma mulher reclama, ele irá supor que é uma acusação ou um pedido de ajuda. Seja o que for que ele creia ser, logo será difícil para ele continuar ouvindo. Homens se sentem frustrados quando não conseguem entender ou suas ofertas de ajuda não são aceitas.

5. “Acho que vou dar uma volta”

Quando um homem se sente em uma situação que não pode resolver, quando se confronta com uma emoção complicada, sua tendência natural é afastar-se. Isso não significa que ele não ama a esposa ou não se importa com os sentimentos dela. Significa apenas que ele precisa processar suas emoções masculinas da maneira que sabe: sozinho.

Se a mulher permitir que ele tenha esse tempo de catarse, ele voltará renovado, solícito e tranquilo como se nada tivesse acontecido.

Para evitar conflitos causados pela reclamação, homens e mulheres têm que ceder em seus comportamentos e tentar entender o mundo um do outro.

Mulheres querem falar.

Advertisement

Homens querem resolver problemas.

Portanto, o ideal é que isso fique claro entre ambos. Quando a mulher quiser apenas desabafar, ela pode dizer antes de começar a falar: “Quero desabafar e gostaria que você me ouvisse”. Quando quiser que um problema seja resolvido, diga diretamente: “Isso está estragado, pode me ajudar a consertar, por favor?” ou “preciso de ajuda, pode me ajudar a resolver?” Comunicação é a chave!

Toma un momento para compartir …

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.