5 coisas que as esposas nunca devem postar no Facebook

Cuidado com o que você posta no Facebook, caso esteja comprometida

Adriana Acosta Bujan

O mundo das redes sociais transformou a comunicação de forma radical, criando a necessidade de se sentir aceito ou reconhecido em um determinado grupo social, o que fortalece nossa identidade e personalidade a cada interação. Essas ferramentas tecnológicas fazem parte do nosso cotidiano e estilo de vida; porque são fáceis de acessar e simples de usar.

Podemos citar muitos benefícios ao usar as redes sociais, por exemplo: somos abordados por amigos distantes, parceiros ou parentes, elas até nos ajudam a conhecer pessoas. No entanto, o uso indevido das redes sociais pode causar sérios problemas em nossos relacionamentos.

Mensagens mal interpretadas

Quando estamos comprometidos, devemos ter muito cuidado com o que publicamos nas redes, uma vez que, sendo uma ferramenta que aumenta o acesso à informação, muitas mensagens podem carecer de contexto, o que fará com que o cônjuge as interprete erroneamente, gerando desconfiança.

Pesquisas indicam que quanto mais tempo passamos navegando na rede social Facebook, mais propensos ficamos ao ciúme em nossos relacionamentos; já que se expõe todo o conteúdo de natureza pessoal, limitando a privacidade.

O estudo estabelece que a percepção do que é público e privado mudou, já que todos nós temos acesso à informação de forma simples sobre ex-namorados e amigos do trabalho. Isso pode criar ciúme compulsivo, à medida que se monitora o perfil de alguém.

Advertisement

O Facebook abre uma interação para o universo social, é um espaço de liberdade, de abertura, de encontros inesperados; ao usar a rede de maneira errada, as mensagens podem fazer com que um relacionamento amoroso termine.

O que você não deve postar no Facebook quando você é casada ou comprometida

1 Conflitos com seu parceiro

Todos os casais, em algum momento do relacionamento, têm conflitos. Eles fazem parte das relações sociais e do processo de conhecer um ao outro. No entanto, essas diferenças do casal não devem ser publicadas, já que os amigos que vocês têm nas redes sociais podem tomar partido, dando a você a preferência de ser a vítima, o que gera ressentimento contra o seu parceiro.

O problema pode ser maior do que você pensa, já que você está gerando debates públicos, permitindo que as pessoas comentem a favor ou contra seus conflitos conjugais. Lembre-se que a maneira mais simples de resolver os problemas do casal é pessoalmente.

Evite opiniões externas, já que ninguém melhor do que você sabe o quão sério pode ser o conflito, pois é você quem o está experimentando.

2 Demonstrações de afeto por seu ex

Pode ser que você tenha um parceiro estável, onde a confiança se tornou a melhor coisa em seu relacionamento, no entanto, evite publicar qualquer demonstração de afeto a seus antigos amores, já que as mensagens podem ser mal interpretadas.

Advertisement

Por exemplo: meu marido tinha uma ex-namorada como amiga em sua rede social e a cada aniversário ou Dia das Mães ou Natal, ele costumava postar uma mensagem em seu mural no Facebook para parabenizá-la. Essa ação sempre nos colocou em conflito, uma vez que aumentou minhas suspeitas e mal-entendidos.

3 Seu relacionamento

É aceitável que, de vez em quando, você envie uma fotografia de como seu parceiro é maravilhoso com você, daquelas flores, chocolates ou presentes inesperados que você recebeu. No entanto, quando você publica o tempo todo tudo o que faz com o seu parceiro, e o quanto vocês estão bem juntos, o que isso demonstra é insegurança no relacionamento.

Lembre-se de que você é casada e não precisa mostrar a ninguém como você se dá bem com seu parceiro, são coisas superficiais e subjetivas. O verdadeiro significado do amor é encontrado em sua vida diária, em sua comunicação, respeito e demonstrações diárias de amor.

4 Pedido de opiniões

É certo o meu marido sair com seus amigos? O que você acha da frequência dos relacionamentos íntimos no casamento? O que posso fazer para tornar meu casamento mais bem-sucedido? Uma série de perguntas como essas geralmente são encontradas nos murais do Facebook.

Se você está curiosa sobre essas questões conjugais, aconselho-a a consultar páginas especializadas e confiáveis, onde você pode encontrar opinião de especialistas. Evite questionar ou pedir opiniões de seus amigos sobre questões que têm a ver com sua privacidade e intimidade.

Advertisement

Acredito que a coisa mais valiosa em um casamento é sua intimidade e, ao expô-la, você pode gerar opiniões sobre o que você faz de certo ou errado em seu relacionamento. Lembre-se que cada casal é diferente, tudo depende de crenças, costumes e culturas, até mesmo da forma como fomos criados.

5 Fotografias com amigos do sexo oposto ou antigos parceiros

Talvez o seu Facebook estivesse em alta quando você era solteira e costumava publicar fotos de seus amigos e ex-namorados. No entanto, por respeito ao seu marido e a você mesma, evite fazer upload de fotografias que possam colocar em dúvida a confiança dentro do seu relacionamento.

Pode ser que você tenha participado de um evento do seu trabalho ou de uma comemoração em que teve que ir sozinha (sem o seu parceiro), e é lógico que você tire fotos de lembrança. Mas evite postar fotos onde mostre um relacionamento muito amigável com algum ex, já que muitas pessoas podem interpretar mal sua amizade e são capazes de julgá-la sem motivo, ignorando que seu marido tem total confiança em você.

O amor em um casamento é demonstrado com ações cotidianas e de maneira pessoal, e não com uma publicação em uma rede social. Devemos levar em conta que existem muitos amigos de redes sociais que nem conhecemos, ou com os quais não temos contato; logicamente eles não estão envolvidos em seu relacionamento matrimonial.

Portanto, qualquer comentário ou mensagem que você queira transmitir pode ser entendido de uma perspectiva diferente, causando conflitos, ciúme ou desconfiança em seu casamento. Aproveite a privacidade do seu relacionamento e use as redes sociais como uma forma de se divertir com cuidado.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 Cosas que las esposas nunca deberían publicar en Facebook

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.