5 coisas que acontecem quando você para de se preocupar com o que os outros vão dizer

Liberte seus vínculos e pensamentos que não permitem que você seja autêntica, por medo do que os outros vão dizer. Essas dicas vão ajudá-la a se libertar.

Adriana Acosta Bujan

Infelizmente, vivemos em um mundo em que a opinião dos outros é importante, já que precisamos fazer parte de um grupo social para nos encaixar, ficar “bem na fita”, agradar, sentir que somos valorizados e amados; dessa forma, ficaremos seguros e protegidos. Fazer parte de um grupo nos permite gerar nossa própria identidade.

Portanto, ouvir a opinião que os outros têm de nós pode ser interessante e útil, porque nos permite ter outro ponto de vista, o de como as pessoas nos veem. Em algumas ocasiões, os comentários nos permitem ver as virtudes que talvez não tenhamos apreciado em nós mesmos. No entanto, existem comentários e comentários; alguns podem ser muito bons; e outros, mal-intencionados, ditos para prejudicar uma pessoa.

O mundo de hoje

A tecnologia faz parte do nosso estilo de vida. Muitas pessoas costumam postar ou publicar qualquer coisa nas redes sociais, sem perceber que estão se expondo a críticas destrutivas e colocando em risco sua própria segurança e bem-estar.

Sem ir muito longe, vemos atores, cantores, políticos ou pessoas com algum nível de poder, que são o número um nos trends do Twitter apenas por postarem o que pensam. Eles são atacados impiedosamente pela opinião pública.

Devemos estar emocionalmente preparados para receber quaisquer comentários, caso contrário, estaremos dando espaço para que os outros nos prejudiquem. Vale lembrar que o poder das palavras ganha força para ajudar ou destruir alguém, ainda mais se elas vêm de pessoas que realmente estimamos e amamos.

Advertisement

Ninguém é moeda de ouro para ser apreciado por todo mundo

Concordo que somos todos diferentes, com ideologias e pensamentos divergentes; no entanto, devemos aceitar que haverá pessoas que não gostarão de nós e, devido à falta de valores como tolerância, respeito e humildade, tentarão nos prejudicar.

Muitas das críticas às quais estamos expostos provêm de pessoas que têm inveja de nós, que têm baixa autoestima, são egocêntricas, narcisistas e se alimentam dos erros e fraquezas dos outros para conseguirem brilhar. Sua própria insegurança as torna tóxicas e destrutivas. A maioria de seus comentários pode ser apresentada com ironia, humor, manipulação ou autoritarismo. Portanto, devemos estar atentos, pois, na verdade, não precisamos da aprovação dos outros.

Sabe o que acontece quando você para de se preocupar com o que os outros pensam?

1. Sua segurança aumenta

Você reconhecerá em si mesma o poder da confiança, segurança e coragem, o que a torna única no mundo. Para que, em vez de lamentar e chorar nos cantos por ter recebido críticas maliciosas, você possa se defender de maneira positiva, fazendo emergir suas virtudes.

Em vez de medo, você sentirá uma adrenalina positiva, aumentando sua confiança, deixando de sentir vergonha e, simplesmente, desfrutará suas experiências e decisões ao máximo, defendendo suas ideologias.

Quando parar de se preocupar com o que os outros dizem, você se tornará uma pessoa mais atraente, pois refletirá segurança em tudo que fizer. Por exemplo: se quiser pintar seu cabelo de azul, se preferir usar tênis em vez de sapato, ou usar biquíni; seu nível de autoestima aumentará, já que você transmitirá um ar de autenticidade.

Advertisement

2. Nada irá detê-la

Quando você não está interessada na opinião dos outros,  pode alcançar suas metas e objetivos mais facilmente, já que não está fazendo para agradar a ninguém. Você fará o que seu coração e mente disserem. Você saberá que suas decisões, sejam elas boas ou ruins, serão realizações pessoais que lhe darão satisfação.

Talvez você pare para ouvir opiniões e experiências vividas por pessoas que ama, para ter uma referência do que pretende fazer; no entanto, a decisão sobre o que fazer é você quem vai tomar.

3. Quem não arrisca não petisca

Os medos que você sentia ao tentar agradar os outros, para evitar ser criticada, irão se tornar motivações para fazer algo novo, arriscar-se. Antes você evitava fazer as coisas que queria para ter a aprovação de outra pessoa, mas agora  não pensa duas vezes, pois, finalmente, está livre para agir de acordo com o que acha ser certo e benéfico para si mesma.

Como dizem por aí, faça o que fizer, bom ou ruim, você sempre será criticada. Então, pare de pensar no que os outros vão dizer e viva sua vida intensamente.

4. Um ímã positivo

Ao se cercar de pessoas com pensamentos negativos, que vivem criticando a vida dos outros, que se alegram com o fracasso dos outros, você corre o risco de acabar se tornando como elas.

Advertisement

Mas se as suas amizades concordarem com o seu modo de ser e de pensar, se a motivam, impulsionam e ajudam a ser melhor a cada dia, então você atrairá, assim como um ímã, mais pessoas positivas. Quando decidir não dar mais bola às opiniões dos outros, começará a atrair pessoas autoconfiantes com ideias e pensamentos similares.

5. Sem ataduras

Quando parar de se importar com a opinião alheia, você se sentirá livre para fazer, pensar, agir e ser o que é. Vai descobrir o amor próprio e verá que possui muitas habilidades, destrezas, valores e virtudes que fazem de você uma mulher maravilhosa, única e especial.

Lembre-se, é impossível agradar todo mundo, especialmente se você quiser ter boa saúde emocional, pois se preocupar com o que os outros dizem causa desgaste psicológico, o que tentará impedi-la de viver o presente. Pare de investir suas energias em coisas negativas, especialmente em algo que não consegue controlar! Será melhor pensar em si mesma, só assim você obterá resultados satisfatórios.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 cosas que pasan cuando dejas de preocuparte por el qué dirán

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.