5 coisas importantes que você deve valorizar em seu marido

Para ter sucesso no casamento, leve em consideração estas dicas que o ajudarão a fortalecer seu relacionamento conjugal.

Adriana Acosta Bujan

Assim como você, que mantém viva a esperança de ter um casamento bem-sucedido, sólido e forte, eu também desejei isso. Por isso confesso que, ao longo destes dez anos de casamento, pus em prática todos os conselhos que li e aprendi dos especialistas da área. Minha expectativa é ficar com meu parceiro por muitos mais anos.

Por isso, desejo hoje compartilhar com vocês a importância de valorizar seu marido, pois é um aspecto que devemos colocar em prática todos os dias. Não só o amor, a confiança e o respeito garantem a felicidade que almejamos; há também outras coisas que fortalecem o amor em um relacionamento.

Valorizar o marido não é ficar bajulando-o sem medida nem fazê-lo se sentir a pessoa mais indispensável do mundo; trata-se de fazê-lo se sentir confiante, seguro e emocionalmente estável. Quando o cônjugel atinge estabilidade emocional, é mais provável que o relacionamento seja bem-sucedido.

A recompensa que todos esperamos

John Gottman, psicólogo americano e especialista em relacionamentos conjugais, explica que existem alguns comportamentos que podem destruir o amor no casamento. Ele os chama de “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse“, e são eles: crítica, atitude defensiva, desprezo e atitude evasiva.

Se você não aprender a valorizar seu parceiro, é muito provável que adote alguns desses comportamentos. Por não se sentir valorizado e reconhecido, é normal que a pessoa adote uma atitude defensiva, sentindo-se vítima de um maltrato fictício, que vai destruindo pouco a pouco a estabilidade no relacionamento.

Advertisement

Inclusive, há pessoas que param de fazer coisas pelo parceiro e por si mesmas, pelo simples motivo de se sentirem decepcionadas, desmotivadas e pouco amadas. Não deixe seu relacionamento ficar em perigo por se esquecer de valorizar o seu parceiro, é hora de refletir e agir em seu favor.

Portanto, coloque essas dicas em prática e comece a reconhecer o que seu parceiro faz, como, por exemplo:

1. Convicções diferentes

Que bom que você e seu marido pensem de forma diferente! Em vez de discutir para tentar defender suas concepções a todo custo, é necessário começar a valorizar e validar as opiniões e ideias do outro. Pense desta forma: agora você tem a oportunidade de ver as coisas de outro ponto de vista, que talvez você ainda não tinha pensado. Ouça com atenção sem se vitimizar. No final das contas, em algum momento os dois podem concordar e ceder para encontrar uma solução para seus problemas.

Agora você pode dizer ao seu marido: “Aprecio o fato de você pensar diferente. Graças a isso, posso ser uma pessoa mais empática, menos egoísta e mais aberta em minha forma de pensar. Sei que tenho capacidade de chegar a um acordo para ter uma boa comunicação e convivência”.

2. Palavras ou frases que cravam na alma

Não importa se você acha que tentou e se sacrificou por algo e está esperando uma reação positiva dele. Lembre-se, o mais importante é que uma única palavra ou frase que seu parceiro disser é suficiente para mudar seu humor imediatamente. Portanto, agora você pode dizer: “Aprecio as palavras carinhosas, doces e encorajadoras que você me diz, sem precisar fazer nada surpreendente.”

Advertisement

A verdade é que, se você costuma falar com seu marido com ternura e romantismo, seu relacionamento será mais sólido e bem sucedido. Por isso, aprenda a valorizar cada palavra de incentivo que sai de seu coração.

3. Um tempo significativo

Parece que o tempo não é suficiente para fazer todas as coisas que queremos. Entre responsabilidades e obrigações, o relógio passa muito rápido. É por isso que uma das coisas que devemos valorizar é o tempo de qualidade que nosso marido passa conosco. Pare de achar que ele está com você só por estar,  tente valorizar os momentos que vocês dois passam juntos; pois apenas um segundo é suficiente para o relacionamento se fortalecer.

4. Rir nunca é demais

Senso de humor, piadas e risos sempre alimentam um relacionamento. Comece a valorizar o fato de seu marido ter a capacidade de transformar seus momentos monótonos em momentos de risos e alegria inesperada. Não é que seu marido seja bobo ou o palhaço da festa, porém, tenho certeza de que às vezes ele tenta fazê-la rir para que você possa aproveitar a vida com felicidade, esquecendo-se das preocupações que a deixam tensa todos os dias.

5. Decisões que mudam

Talvez você fique com raiva ou se sinta frustrada com algumas decisões que seu marido tem tomado e que não tiveram o resultado que você esperava. No entanto, é sempre bom valorizar sua capacidade de tomar decisão, pois ele sempre o fará pensando não apenas no próprio bem-estar, mas no bem da família. Você pode inclusive valorizar esses erros e vê-los como boas lições de vida. Lembre-se, nem sempre é fácil tomar decisões que envolvem a estabilidade familiar. É uma grande responsabilidade!

Valorizemos nossos maridos por todo o esforço que fazem para garantir nosso bem-estar, bem como pelas atitudes e comportamentos que têm em relação a nós e à família. Não devemos idealizar, mas reconhecer que muitas vezes eles são capazes de fazer o impossível para nos ver felizes.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 cosas importantes que deberías valorar de tu esposo

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.