5 características das pessoas competitivas no relacionamento amoroso

Para distinguir e evitar, afinal competição e amor não se ajustam e quem sai perdendo é você e o seu relacionamento.

Suely Buriasco

Pessoas competitivas adoram um desafio e se lançam a ele com muita determinação e coragem, o que seria muito bom se não fosse a obsessão de ganhar sempre. Relacionar-se com elas é muito complicado, pois criam rivalidades e disputas desnecessárias sempre que enxergam risco de não conseguir o que desejam. O competidor é uma pessoa orgulhosa e egoísta, que quer demonstrar habilidades superiores, para provar que é melhor.

Leia: Egoísmo, livre-se disso!

A nossa sociedade, infelizmente, alimenta esse tipo de atitude, desde a tenra idade a criança é comparada às outras e instigada a ser melhor e esse processo continua na vida adulta. Baseado nessa matéria enumeramos algumas características que delatam as pessoas altamente competitivas e suas atitudes nos relacionamentos amorosos

1- Não aceitam perdas

São teimosas, recusam-se a deixar de lutar por suas aspirações e, nessa teimosia, despendem grande energia, por isso têm grande dificuldade de superar uma perda inevitável. O rompimento de um relacionamento é o fim para elas, porque significa que perderam, então tentam todas as maneiras evitar, passando a agir inconvenientemente.

2- Exigem razões

Quando não conseguem resolver um problema não se cansam de procurar as razões e para isso não se importam em incomodar muito, criando situações, muitas vezes, desagradáveis. Se o parceiro termina o relacionamento, a pessoa competitiva se desdobra por saber quais as razões, não aceitando de forma alguma, por exemplo, que o outro simplesmente não o queira mais. Pessoas competitivas não sabem lidar com a rejeição.

Advertisement

3- Não aceitam ser postas a dúvidas

Ao deparar-se com um problema não tentam entender por si mesmas o que o provocou e nunca ponderam as suas próprias responsabilidades diante da situação. Não aceitam questionar as suas ações, muito menos permitem que outros o façam, afinal consideram que as suas habilidades são superiores e, portanto, inquestionáveis.

4- Jamais se mostram frágeis

O orgulho exacerbado conduz as pessoas a se mostrarem muito mais fortes do que realmente são. Diante das dificuldades no relacionamento, pessoas assim mantêm uma postura distante e arrogante. No caso de um rompimento, sofrem em segredo, mas fazem tudo para mostrar que estão muito melhor assim.

5- O fracasso dilacera

Elas estão tão certas que são as melhores, que não aceitam a realidade de que as perdas também fazem parte da vida. Não esquecem as experiências que não conseguiram resolver a seu modo e, não raras vezes, acabam se tornando pessoas amargas, cheias de cicatrizes na alma.

Caso você tenha se identificado com essas características ou as percebe em seu parceiro(a) é bom ficar alerta, pois a competição é sempre muito negativa e provoca muito sofrimento. Pessoas assim precisam refletir sobre as inadequações do orgulho exagerado que não permite enxergar a situação como realmente é, até para poder transformá-la.

Segundo essa frase do escritor Honoré de Balzac: “Muitos homens têm um orgulho que os leva a ocultar os seus combates e apenas a mostrarem-se vitoriosos”. E de que adianta ser feliz apenas na aparência?

Advertisement

Só é possível agir em favor do que queremos, quando nos colocamos como parte ativa da situação e, para tanto, precisamos questionar nossos atos e assumir nossos erros.

Leia também: Eu errei! E agora?

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.