5 caminhos para recuperar a confiança em si mesmo

Descubra como alcançar suas metas facilmente recuperando sua confiança interna

Adriana Acosta Bujan

Já aconteceu a muitos de nós de vermos passar grandes oportunidades na vida por medo de errar e por sentir-nos incapazes de alcançar o que quer que surja em nosso caminho.

Aos poucos, vamos nos enchendo de insegurança, dúvidas e decepções ao observar que nossa vida poderia ter sido diferente se tivéssemos encarados esses desafios.

Sem mais o que fazer, permanecemos estáticos, decepcionados com nós mesmos, já que o medo se apoderou de nossa mente e corpo. Inclusive, nos tornarmos conformistas e preferirmos viver na zona de conforto por aceitarmos que não somos como essas pessoas brilhantes e bem-sucedidas ou porque esse é o destino.

Com um pouco de inveja, vemos ao nosso redor pessoas que brilham como o sol, acreditamos que têm um dom diferente, que são muito sortudas, abençoadas e afortunadas. Mas por que não sou assim? Por que não chegam a mim essas oportunidades de sucesso? Por que continuo tendo um estilo de vida que não quero?

Muitas dessas respostas se encontram no interior, ou seja, na confiança que temos em nós mesmos.

Advertisement

Pense assim, se você começasse a acreditar em si mesmo, muitas coisas mudariam em sua vida; você seria uma pessoa esforçada, corajosa e conquistadora de seus sonhos. Não se sentiria frustrada, porque saberia que tentou tudo e que aprendeu milhares de maneiras diferentes de conseguir o que deseja.

A confiança não se liga à tristeza, à melancolia ou aos pensamentos derrotistas e negativos, ao contrário, a confiança está repleta de espírito, de força, esperança, fé e sabedoria.

Por isso que é sempre necessário recuperar a confiança em nós mesmos para podermos encontrar uma maneira de ser felizes.

A magia que habita em você

Todas as nossas percepções sobre o que é bom ou mau são paradigmas arraigados em nossa mente, ou seja, existem muitas ideias que são preconcebidas, já que alguém nos fez acreditar que são verdadeiras, e por isso nos aferramos a elas.

Por tal razão, deixamos de confiar em nós mesmos, porque talvez nossa confiança tem sido manipulada desde a infância. Lembra-se de quando lhe proibiam de subir em uma árvore ou fazer uma trilha na montanha?

Advertisement

Nossa confiança vem se fortalecendo desde que somos pequenos e vai ganhando força quando temos um ótimo guia no caminho (nossos pais), mas essa confiança também pode ser quebrada quando experimentamos dor e sofrimento ao ter tomado decisões que não eram tão viáveis, mas que, ao final das contas, fizeram-nos aprender algo.

Segundo o autor Ralph Waldo, em seu livro “Confiança em si mesmo”, a confiança pode ser recuperada seguindo esses conselhos:

1. O que pode acontecer?

Esta pergunta abre um mundo de oportunidades novas, se você responde a partir do seu íntimo, poderá fortalecer sua confiança. Quando reflete sobre as coisas boas que pode obter ao arriscar-se em lutar por seus sonhos, crescerá em você a inquietude, a esperança e a fé.

Nesse esforço, poderá imaginar cenários fantásticos, maravilhosos e positivos que lhe darão forças necessárias para alcançar tudo o que deseja.

Uma das chaves para que essa pergunta realmente funcione seria evitar consultar a opinião de outras pessoas sobre uma nova oportunidade, já que podem contaminar sua mente com ideias que quebrem sua confiança. Ou seja, só você e ninguém mais poderá responder esse questionamento.

Advertisement

2. Deixar de duvidar

É verdade que nossa razão pode dizer-nos que não façamos algo porque podemos nos dar mal, mas também existe a possibilidade do triunfo. Então, como saber se abraçamos ou não uma oportunidade?

Muito simples, deixando de duvidar de nós mesmos, de nossa capacidade, inteligência, habilidades, expertise e força; simplesmente por instinto humano, somos capazes de sobreviver a tudo, por isso é fundamental não duvidar.

Deixe que seu coração fale, que seu instinto lhe diga o que deve fazer e confie em si mesmo. Lembre-se que ninguém vai tomar seu lugar, que ninguém pode ser você. Se estiver errado, pelo menos saberá que tentou e por isso aprendeu novas formas e alternativas para seguir lutando pelo que quer.

3. Questione seus pensamentos

É muito fácil destruir nossa confiança com pensamentos negativos, a autocrítica é algo que nos impede de ver o quanto já conseguimos. Podemos acreditar que não merecemos ser felizes, que não temos as habilidades para alcançar o sucesso e que não somos tão inteligentes ou brilhantes quanto os outros.

Mas a realidade é que você tem o poder de evitar sua própria autodestruição, o que significa afastar pensamentos negativos e transformá-los em pensamentos positivos e saudáveis para sua mente.

Advertisement

4. Monte uma equipe

Escolha os integrantes de sua equipe como se estivesse no colégio. Recorde-se de que todos têm diferentes habilidades e capacidades que podem ajudá-lo a alcançar suas metas. Pode ser sua família, alguma pessoa próxima, amigos ou outras.

A ideia é que se sinta comprometido com os outros para que possa recuperar sua autoconfiança, já que não apenas se comprometerá a alcançar sua meta de maneira individual, mas também grupal. Isso, ao final das contas, é mais responsabilidade.

Quando se trabalha em equipe sempre haverá alguém que o alente, que lhe recorde do quão inteligente e capaz você é. Em poucas palavras, nunca lhe deixará fraquejar ou autodestruir-se.

5. Motive-se

Foque sua mente no sucesso, na meta alcançada, em seus sonhos conquistados, ou seja, pense nos resultados. Não se distraia no caminho pensando nas coisas ruins que possam acontecer, ao contrário, sempre visualize-se sentindo emoções como felicidade e gratidão.

Abra sua mente e coração e seja mais espiritual, peça direção a Deus, ao universo ou ao ser superior em quem você crê. Quando alimentamos nossa fé, a confiança em nós mesmos se recupera.

Advertisement

Pare de pensar que não pode! Recupere sua confiança e atreva-se a fazer o impensável, o impossível e seja feliz desde agora para sempre.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 caminos para recuperar la confianza en ti mismo

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.