5 atitudes para atingir o sucesso no trabalho e na vida

O sucesso é algo que todos querem, mas poucos se dedicam a saber como e com o quê querem ser bem-sucedidos, refletir sobre algumas atitudes pode ser muito interessante e motivador.


Suely Buriasco

Todo mundo diz querer ter sucesso tanto pessoal, como profissional, mas poucos ainda se dedicam a fazer dele um objetivo a ser alcançado. No dicionário encontra-se a seguinte definição para a palavra sucesso: “Êxito, resultado feliz“. Para que haja um resultado é necessário um processo pelo qual a pessoa busque atingi-lo; daí a citação de Albert Einstein: “O único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário“.

Pensemos em algumas atitudes que podem facilitar o caminho para o sucesso pessoal e profissional:

1- Defina o que você quer

Faz-se necessário que a pessoa defina no que quer ter êxito, isso é, o que seria um resultado feliz para ela, afinal, isso é muito pessoal. Lembre-se que cada pessoa tem a sua própria visão do que seria sucesso, por isso o sucesso do outro não é garantia de sua satisfação. O palestrante Jerônimo Mendes em seu site afirma que Warren Buffett um dos homens mais ricos do mundo há pouco tempo declarou o seguinte: “eu daria toda a minha fortuna para ser reconhecido como um grande filósofo e não como o homem mais rico do mundo”. Ser bem-sucedido não significa, necessariamente, ter sucesso.

2- Planeje suas metas

A partir disso é preciso estabelecer metas que levem você a atingir o que se deseja. As metas são as realizações que você terá que empreender para chegar onde quer; seria o passo a passo de suas ações rumo ao seu objetivo. Muitas pessoas traçam um objetivo, mas não criam alternativas viáveis para a sua realização, então acabam perdendo o foco e adiando o que desejam. Tanto na vida pessoal, como no trabalho você precisa determinar-se a dar o melhor de você para cumprir todas as etapas necessárias. Assim, se para você seu objetivo é manter o seu casamento, suas metas devem ser no sentido de transformar a relação com seu cônjuge. E se seu objetivo é determinado cargo ou profissão suas metas devem ser direcionadas a se preparar para isso.

3- Acredite em seu poder

Lembre-se que o sucesso está em suas mãos, tenha certeza no seu poder de realizar. Mas para conseguir alcançar o sucesso que deseja, além de acreditar você terá que ficar ligado nas oportunidades da vida. Assim, quando definir seu objetivo tenha certeza que ele é desafiante, que exigirá grande esforço, mas que é exequível, ou seja, possível de ser realizado. Sonhe alto, mas tenha consciência do que terá que fazer para conseguir realizar. Pessoas de sucesso ouvem continuamente que tiveram sorte, mas a verdade é que até para ter sorte há que se ter competência.

4- Aproveite cada momento

Determinação e foco em algo que se pretende no futuro são muito importantes, mas não pode esquecer-se de viver o hoje de forma satisfatória, até para fortalecer-se para o amanhã. Equilíbrio é fundamental para o sucesso! Planeje seus objetivos, mas não deixe de viver com alegria todas as etapas da sua vida. Cultive seus valores e jamais se desvie deles; assim como afirmou Albert Einstein: ” Não tentes ser bem-sucedido, tenta antes ser um homem de valor”.

5- Priorizar sua família

Viver momentos harmoniosos na família, valorizar as pessoas e demonstrar sentimentos são fundamentais para uma trajetória de sucesso. A família é a base de qualquer realização humana, pois é onde devemos fluir a essência que nos mantém seguros e focados em nossos objetivos. Por isso não tem qualquer sentido “não ter tempo” para estar com os familiares; a família é prioridade para toda pessoa realmente de sucesso.

Advertisement

Segundo o autor deste livro, Roberto Shinyashiki: “Muitas pessoas pensam que a felicidade somente será possível depois de alcançar algo, mas a verdade é que deixar para ser feliz amanhã é uma forma de ser infeliz“.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.