4 soluções para diminuir a retenção de líquidos

Você se sente inchado e acha que está retendo líquidos? Veja 4 soluções que lhe ajudarão a acabar com este problema.

Taís Bonilha da Silva

Quem nunca teve a sensação de inchaço, cansaço, mal-estar, peso nas pernas, cãibras, palpitações e abdômen inchado? Esses podem ser sintomas de retenção de líquido, muito comum em mulheres, principalmente no verão.

O que é a retenção de líquido?

Nosso organismo funciona de modo a buscar sempre o equilíbrio; se falta líquido em nosso organismo sentimos sede, se sobrar líquido sentimos vontade de ir ao banheiro. Um complexo mecanismo hormonal trabalha para que os líquidos do nosso corpo estejam no nível certo, porém quando algo nesse processo não funciona direito ocorre a retenção de líquidos.

Origens para a retenção de líquidos

Saber a origem da retenção de líquidos possibilita a escolha de ações assertivas para combater esse desconforto. As causas podem ser diversas como:

  • Fatores orgânicos, problemas de circulação e algumas doenças renais e hepáticas podem causar retenção de líquidos, por isso o acompanhamento médico pelo menos uma vez por ano para um check-up é imprescindível para detectar diagnósticos precocemente.

  • Fatores ambientais: alguns medicamentos podem contribuir para a retenção de líquidos como, por exemplo, os anti-inflamatórios e corticoides. Falta de exercícios físicos também contribui, além de roupas muito apertadas que tendem a dificultar a circulação sanguínea. Alimentação rica em sal também pode ser uma das causas.

    Advertisement
  • Fatores hormonais: o estrogênio (hormônio feminino) com a produção excessiva, o que acontece no período menstrual, a circulação fica comprometida, esse efeito é mais sentido nas mãos e nas pernas.

O que fazer para diminuir a retenção

Como mencionado é importante verificar qual a origem dessa retenção de líquido para que a melhor atitude seja tomada, contudo existem algumas sugestões que podem ajudar a evitar essa retenção, mas o acompanhamento médico é sempre recomendado.

1. Diminua o sal

o sal é um grande vilão no combate a retenção de líquidos, portanto diminuir o sal nos alimentos é imprescindível. Você pode substituir o sal por limão e ervas como orégano, hortelã e manjericão, a comida ficará com um sabor especial e bem mais saudável.

2. Beba bastante água

isso mesmo, beber água ajuda no combate a retenção de líquido, isso porque a água é responsável por manter o sangue menos grosso, o que facilita a circulação e ainda mantém o resto do organismo em funcionamento.

3. Alimentação equilibrada

uma alimentação equilibrada contribui também para o equilíbrio do organismo e existem alimentos específicos que podem ajudar a desinchar.

Advertisement

4. Exercícios físicos

exercitar-se trará imensos benefícios para o corpo e a mente, e é outro grande aliado no combate a retenção de líquido. Busque algo que você gosta de fazer e dedique-se regularmente.

Existe na mídia muita divulgação quanto a ingerir certos chás que ajudam no combate a retenção de líquidos, contudo, há de se tomar alguns cuidados antes de aderir a esses modismos, você corre o risco de buscar alívio para uma coisa e estar “envenenando” seu corpo. Prefira as estratégias naturais, pois são mais seguras.

A drenagem linfática também pode ser uma opção para ajudar, mas sem uma mudança no estilo de vida não haverá milagres. O importante é a reeducação alimentar e a constante prática de exercícios físicos.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.