4 sinais que seu casamento está acabando, segundo terapeutas

O casamento que está chegando ao fim apresenta alguns sinais. Veja o que os terapeutas dizem ser muito comum.


Evelise Toporoski

Vocês podem estar passando apenas por uma crise, ou podem estar bem próximo do fim do seu relacionamento. É difícil perceber quando você está emocionalmente conectado à situação.

Neste momento, buscar o auxílio de um terapeuta pode ser fundamental para você compreender a sua relação como um todo.

Quando o casamento está chegando ao fim, começa a apresentar alguns sinais. Veja quais são as situações mais comuns que os especialistas encontram:

1. Você sabe que precisa de ajuda, mas demora para procurar

Casais buscam algum tipo de apoio para o relacionamento apenas 6 anos após os primeiros sinais de problemas, segundo a pesquisa The Art & Science of Love Couples. Se esta ajuda tivesse chegado antes, talvez houvesse menos mágoas e uma reconciliação fosse mais fácil.

2. Pequenos desentendimentos trazem à tona problemas antigos

Se aquela simples toalha molhada em cima da cama se torna uma briga enfurecida trazendo outros aborrecimentos para a discussão, é hora de buscar ajuda. Segundo Linda Lipshutz, psicoterapeuta norte-americana, a terapia pode ajudar o casal a saber se expressar da melhor maneira possível nas pequenas coisas para não criar problemas ainda maiores.

3. Você perde a empatia pelo parceiro

Quando as brigas são mal resolvidas, o ressentimento vai sendo guardado e afastando o casal. “Isso se manifesta como falta de empatia, desinteresse e até desrespeito”, explica a terapeuta de casamento familiar Talia Wagner.

4. Insistir nos mesmos problemas

“Eu diria que cerca de dois terços dos problemas de relacionamento são os mesmos. Os casais perdem um tempo precioso tentando resolver estes problemas insolúveis”, explica Zach Brittle, terapeuta de casais. Observe se as brigas constantes são sempre pelos mesmos motivos, e isso pode estar desgastando o relacionamento.

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!