4 sinais de que você está deixando de amar seu marido

Deixar de amar o cônjuge é, infelizmente, algo comum na maioria dos casamentos. Identifique os sinais a tempo para salvar seu relacionamento.

Adriana Acosta Bujan

O início da vida de casados pode ser um conto de fadas, você se apaixona loucamente no início, pois, para você, não há outra pessoa no mundo que a faça tão feliz. Seu cônjuge se torna sua cara-metade, aquela pessoa que a motiva a ser melhor a cada dia, que a ajuda e complementa de forma a extrair o melhor que há dentro de você.

Com o passar do tempo, esse encanto e idealização que se tem pelo parceiro vão diminuindo; faz parte do amadurecimento e de aprender a amá-lo tal como ele é, com suas virtudes e defeitos. O casamento é assim, a pessoa se apaixona e fica decepcionada, mas, no final de tudo, o amor pode ser sólido e forte quando é nutrido.

Nesse estágio transitório que todo casamento experimenta enquanto o casal se conhece, é comum acontecer de a desilusão e a decepção com o cônjuge gerar pensamentos negativos tão poderosos, que acabam impedindo a luta pelo sonho de ser feliz. Às vezes, os sentimentos de frustração, ódio e decepção são mais fortes, o que acaba ofuscando as boas ações que a pessoa amada realiza.

O príncipe encantado da história se desvanece aos poucos

Minha vida era perfeita, e até invejável para alguns. Eu estava rodeada de esperanças, objetivos e sonhos que compartilhei com meu parceiro; ele se tornou minha maior motivação, minha força e minha esperança de lutar contra qualquer adversidade que me impediria de ter sucesso.

No entanto, às vezes sentia um grande vazio em meu coração , cheguei a pensar que tudo o que fazia não era recompensado; inclusive mudei totalmente minha maneira de ser apenas para agradá-lo, sacrificando meus próprios desejos. Isso fez com que eu me decepcionasse gradualmente; comecei a enxergar seus defeitos com lentes de aumento.

Advertisement

Por muitos anos, depositei minha própria felicidade em suas mãos, deixando-o guiar minha caminhada, pois, assim, eu me sentia protegida e confiante. Mas suas más decisões, seus constantes erros que colocavam em risco a estabilidade de nossa família, bem como seu egoísmo quando não ouvia minhas opiniões e conselhos, levaram-me gradualmente a me desapaixonar por meu príncipe encantado.

Talvez minha história pareça familiar e não muito distante da realidade, pois, muitas vezes, não entendemos as razões pelas quais o cônjuge costuma se comportar de determinada maneira; chega-se a pensar que o amor acabou completamente, pondo-se o casamento em risco.

Como se extingue o amor?

Por mais que uma pessoa negue completamente que seu relacionamento esteja em perigo e coloque uma venda nos olhos apenas por não querer ver a realidade, há sinais que indicam a falta de amor pelo cônjuge; e é por isso que devemos ficar atentas se quisermos salvar o relacionamento .

1. Não me toque agora!

Pode ser que sua vida de casada continue funcionando bem, que vocês durmam e acordem juntos, mas, pouco a pouco, você acaba ignorando a importância do contato físico; daqueles beijos apaixonados, dos abraços que a deixam sem fôlego por alguns segundos, de acariciar seu cabelo ou rosto para sentir sua pele arrepiar. Você vai se desapaixonando quando não quer mais que ele a toque, quando menospreza os beijos pela manhã; sua prioridade muda completamente e você acaba focando em coisas irrelevantes.

2. Você percebe que falar é cansativo

Em um ponto do relacionamento, você acreditava que a comunicação com seu parceiro era a coisa mais importante, pois era a maneira de resolver os problemas juntos, que era importante para a convivência, para conhecer e aprender um com o outro, bem como a maneira como conhecer suas ideias, pensamentos e também suas necessidades.

Advertisement

Mas quando vai deixando de amar, você percebe que conversar com seu parceiro não lhe fará muito bem. Chega a ser desgastante, pois você não percebe uma mudança de atitude ou comportamento ou terá uma resposta indesejada. Num instante, você aprenderá que é difícil para o cônjuge mudar, não importa quanto esforço você faça, ele ou ela continuará acreditando estar certo(a). Talvez sua opinião seja ouvida, mas não levada em consideração.

3. Você ativa seus relacionamentos sociais novamente

É normal que os casais se afastem dos amigos e parem de participar de eventos sociais, pois eles terão que cumprir as responsabilidades e obrigações da família. A prioridade será sempre estar com a família! No entanto, quando você fica desiludida com seu marido, começa inconscientemente a reativar o contato com seus amigos e entes queridos, minimizando o tempo que passa com ele.

De uma maneira ou de outra, você estará buscando a empatia das pessoas que gosta, pois desejará se sentir parte de um grupo social novamente. Você inclusive se sentirá bem cercada por amigos que não via há muito tempo.

4. O futuro é longínquo

Outro sinal que aponta para a perda do amor é quando você deixa de ter planos futuros que envolvem seu marido. Sua maneira de pensar muda e seus sonhos tomam um caminho diferente do que tinham juntos. Nesses momentos, seus desejos e metas serão focados em se sentir bem consigo mesma, já que seu desejo é recuperar o tempo perdido em que deixou de fazer o que queria para agradar o marido.

É imperativo identificar esses sinais de desamor a tempo para poder recuperar o amor em seu casamento. É preciso ser honesta consigo mesma para encontrar a origem da decepção e do desencanto. Lembre-se: sempre haverá maneiras de curar as feridas do passado e reavivar o amor.

Advertisement

Leve em consideração que, com terapia de casais, boa comunicação e o amor que sentem um pelo outro, há elementos suficientes para recuperar a estabilidade conjugal e alcançar o sonho que outrora tiveram juntos: o de serem felizes para sempre!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 4 señales que indican que estás dejando de amar a tu esposo

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.