4 sinais de que sua relação caiu na monotonia

A vida de casal pode tornar-se rotineira e monótona, no entanto, podemos reconquistar e resgatar o amor.

Adriana Acosta Bujan

A maioria dos casais deseja viver para sempre a fase da paixão, onde tudo é cor-de-rosa e os sentimentos estão à flor da pele.

Nessa fase é que se vai conhecendo e descobrindo como o outro é de verdade, não existem defeitos, apenas virtudes. Inclusive é a fase onde mais se demonstra romantismo e se sente a emoção de estar com o ser amado 24 horas por dia.

Mas essa etapa é passageira, já que o amor tem que transcender e tornar-se mais sólido e forte. É quando podemos dizer que encontramos estabilidade emocional, porque conhecemos mais nosso parceiro e podemos ver os defeitos que ele realmente tem.

Na segunda etapa, a do “amor verdadeiro”, costumam-se passar muitos anos até realmente conhecer o ser amado. Nesse período, alguns casais costumam cair na monotonia, que é quando a relação deixa de ter essa faísca de paixão, já que ambos vão adquirindo mais responsabilidades e compromissos.

E ainda que seja algo normal cair na monotonia, se você não agir a tempo e tratar de reavivar o amor, isso pode ser fatal, já que muitos comportamentos ou atitudes podem ocasionar uma separação e até mesmo o divórcio, pois nenhum dos dois se sente feliz.

Advertisement

Daí a importância de se refletir sobre o tema, afinal, a monotonia pode converter-se em algo destrutivo, onde nenhum dos parceiros se sinta realmente satisfeito.

Um amor indestrutível

Sempre acreditei que o amor pode tudo, sem importar a gravidade das adversidades. Quando existe um compromisso verdadeiro, respeito mútuo e uma excelente comunicação entre o casal, é possível superar a monotonia, inclusive é um bom momento para que ambos voltem a reconquistar-se e, assim, fortalecer a relação.

Mas como identificar se a relação está caindo na monotonia? Aqui estão alguns sinais comuns que os casais que estão juntos há muito tempo experimentam, para que você possa refletir sobre eles e, assim, tomar uma atitude:

1. Conversas escassas e pouco interessantes

Os casais em monotonia deixam de ter conversas profundas, interessantes e até mesmo divertidas. Somente perguntam como foi o dia, sem ter a intenção de uma conversa longa e detalhada.

A rotina já se apoderou de ambos e não existem coisas novas a serem compartilhadas porque simplesmente fazem sempre o mesmo, sem dar-se conta de que todos os dias são diferentes, que cada instante é diferente e novo, apesar de estarem submersos em fazer as mesmas coisas.

Advertisement

Ou seja, sempre haverá pessoas novas a se conhecer, situações diferentes, conhecimentos novos, entre outras coisas. É só questão de enfoque naquilo que possa levá-los a ter uma conversa diferente e interessante, e não apenas falar do que aconteceu no dia. Falem do que aprenderam ou dos sentimentos e emoções que viveram ao longo do dia.

2. Fazem sempre o mesmo

Os casais que já caíram na monotonia costumam frequentar sempre os mesmos lugares, não há iniciativa por aventura ou por fazer algo diferente. Deixam de lado o romantismo, os atos de amor e as surpresas.

São casais que sempre vão aos mesmos lugares, aos mesmos locais de comércio, mesmos restaurantes ou visitam sempre os mesmos amigos. Isso se torna chato, o que provocaml uma grande desmotivação para estar juntos.

Para mudar essa situação, o recomendável é surpreender o parceiro, mudando os lugares que frequentam, motivando-se mutuamente a descobrir e conhecer coisas novas que os façam sentir-se aventureiros e tragam experiências significativas.

3. Intimidade sem entrega

É normal que muitos casais que estão há anos juntos deixem de experimentar coisas novas em suas relações íntimas, fazendo amor apenas como algo necessário para atender suas necessidades fisiológicas ou pelo compromisso que sentem ter com seu cônjuge.

Advertisement

Os atos íntimos podem ser reavivados para conseguir acender a chama da paixão, simplesmente implementando estratégias para voltar a conquistar o outro. Ou seja, decorar o quarto com algumas velas aromáticas, colocar uma música de fundo, levar para o quarto algumas frutas exóticas, uma lingerie sensual, aplicar perfume no corpo, entre outras coisas.

4. Poucos momentos divertidos

Todos devemos aprender a dar tempo a cada coisa que realizamos, nem tudo na vida é trabalhar e nem tudo é diversão. Devemos equilibrar as coisas para que possamos alcançar a plenitude e a felicidade em nossas vidas.

Assim deve ser uma relação de casal, devem aprender a reservar tempo para se distraírem juntos. Fazer coisas que os motivem, distrair-se com atividades que agradem a ambos e poder conviver como casal. Talvez sair para passear de bicicleta, nadar, ver uma série de televisão, entre outras coisas.

A vida de casal pode tornar-se rotineira e monótona, no entanto, podemos reconquistar a pessoa amada e resgatar o amor

É importante que ambos se esforcem e mantenham uma boa comunicação, expressando suas emoções e sentimentos. Lembre-se de que seu parceiro não pode adivinhar o que você sente, é por isso que você precisa expressar livremente o que sente, para que, juntos, resolvam a situação. Vale a pena tentar.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 signos de que tu relación cayó en la monotonía

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.