4 pitadas de otimismo na realidade

Encontre um tempo para ler as Escrituras Sagradas e aliviar a alma.


Fabiana Sesmilo de Camargo Caetano

Você já parou para pensar sobre a sociedade em que vivemos? Não parou, porque não dá tempo, é tudo muito rápido. As informações seguem muito à frente do que poderíamos imaginar a alguns anos atrás. Por exemplo, dados mostram que no Brasil quase 45% da população ativa possui e utiliza as redes sociais. Com a mesma rapidez que as coisas mudam, as pessoas não percebem que descartam coisas e até mesmo pessoas. Mas, qual o motivo deste assunto?

Ao me deparar com uma notícia no dia 09 de janeiro de 2017, a qual trouxe a divulgação da morte do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, várias perguntas e pensamentos me inundaram a mente. Ele discorreu sobre a sociedade líquida, em suas palavras: “Não temos ainda uma visão de longo prazo, e nossas ações consistem principalmente em reagir às crises mais recentes, mas as crises também estão mudando. Elas também são líquidas, vêm e vão, uma é substituída por outra, as manchetes de hoje amanhã já caducam, e as próximas manchetes apagam as antigas da memória, portanto, desordem, desordem.” Realmente, não faz sentido apegar-se a nada se daqui a poucos dias já poderá ser descartado, haverá um modelo novo, terá uma nova função.

Porém, em meio ao caos que algumas leituras ou notícias nos levam, outras nos remetem ao verdadeiro sentido que temos na vida. Convido à leitura de versículos como base para sobreviver em uma sociedade como a nossa.

1. As escrituras sagradas dizem que devemos fazer a diferença, sermos diferentes

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

A vontade de Deus é sempre perfeita, Ele nos surpreende com coisas agradáveis. Não há necessidade de ficar enlouquecendo com as coisas vãs deste mundo.

2. Refrigério para a alma

A Bíblia é um refrigério para a alma. Sempre que precisamos de forças, encontramos em suas páginas. O próprio salmista teve as suas aflições e ele se apegou a Deus, porque Ele “é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmos 46:1)

3. Aliviar-se na Palavra

Jesus faz um convite a todos que estão cansados e que não aguentam mais as pressões do dia a dia. Mesmo que a leitura bíblica pareça penosa, o alívio vem depois. ” Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.” (Mateus 11:30)

Advertisement

4. Estamos aqui, mas não somos daqui

Temos sim que estar neste mundo, estudar, estamos conectados às notícias, porém temos que ter o discernimento das coisas que irão nos prejudicar. “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os adiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou” (João 17:14)

Nas cartas de Paulo também é possível entender que podemos fazer todas as coisas, no entanto, algumas não convêm que sejam feitas. “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. (1 Coríntios 6:12)

Aqui fica a dica de uma pequena pitada de otimismo para que o dia seja mais leve, porque sabemos que a cada dia o mundo sucumbe as almas e a Bíblia é uma poderosa ferramenta para renovação de fé, esperança e amor.

Toma un momento para compartir …

Fabiana Sesmilo de Camargo Caetano

Fabiana Caetano é casada, sonhadora, mãe de dois lindos meninos, apaixonada pela vida, pela escrita e pela leitura. Formada em Letras para conciliar hobby e trabalho. Acredita que o conhecimento traz a liberdade de pensamentos.