4 mudanças no corpo da mulher após os 30 anos

Conheça as mudanças corporais que acontecem quando as mulheres chegam nessa idade. Uma delas é uma vantagem incrível!


Evelise Toporoski

Ao chegar na casa dos 30 anos, muitas mulheres ficam preocupadas com as mudanças físicas que estão chegando.

O corpo começa a dar sinais de que não é mais o mesmo quando tinha 20 anos, e que alguns efeitos da idade começam a ser notados. Por exemplo, se com 20 anos você não seguiu o conselho de utilizar protetor solar, agora perto dos 30 anos começam a aparecer linhas de expressão e manchinhas na pele.

Contudo, não há motivo para desespero. Ao manter um estilo de vida saudável seguindo a dica de especialistas, você terá uma década de vida maravilhosa!

Conheça quais são as principais mudanças no corpo de uma mulher de 30 anos ou mais e como enfrentar tudo isso:

1. Menor produção de colágeno

Neste período o corpo reduz bastante a produção do colágeno, por isso, a mulher pode notar que a pele do rosto não está mais tão firme, e outras partes do corpo apresentam flacidez.

A nutricionista Ione Leandro de Queiroga, em entrevista ao site GNT, explica que as principais fontes de colágeno são carne vermelha, frango e peixe. E que o colágeno pode ser absorvido ainda melhor com o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, abacaxi ou acerola.

2. O metabolismo fica mais lento

Isso varia de pessoa para pessoa, mas é verdade, o metabolismo fica mais lento mesmo. Isso faz com que algumas mulheres sintam que estão ganhando peso nessa fase da vida.

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Por isso, nessa idade é bom ir abandonando os hábitos alimentares ruins, como comer salgadinho, bolachas recheadas ou pizza todos os dias! É a fase em que você precisa apostar em uma alimentação mais saudável para não ganhar peso, e com isso vai ganhar muitos outros benefícios!

A nutricionista Ione Queiroga sugere também incluir na dieta alguns alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo, como pimenta, gengibre, canela e chá de hibisco, que também ajuda a diminuir a retenção de líquidos.

Além disso, a prática de exercícios físicos também ajuda a queimar gordura e fortalecer os músculos e ossos.

Veja algumas dicas da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) para começar a se exercitar e deixar o sedentarismo de lado:

  • Inicie os exercícios sempre de maneira gradual;

  • Sempre faça alongamento, de aquecimento e de resfriamento;

  • Mantenha um diário de exercícios;

  • Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar;

  • Aumente a atividade no seu dia a dia, utilize escadas e dispense o carro sempre que possível;

  • Faça você mesma algumas atividades domésticas como lavar o carro e jardinagem;

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  • Leve seu cachorro para passear;

  • Brinque com seus filhos ou sobrinhos de amarelinha, pular corda, pega-pega;

3. Redução da massa óssea

A partir dos 35 anos aumenta o risco de osteoporose, uma perca de massa óssea resultando em ossos mais fracos e suscetíveis à quebra. Segundo a nutricionista Ione Queiroga, isso acontece por fatores hormonais, alimentação inadequada, genética, entre outros motivos.

Nesse caso, a equação é a mesma para uma vida saudável: dieta balanceada e prática de exercícios físicos.

4. Ápice do apetite sexual

Depois de tanta mudança ruim, esta é uma boa notícia para as mulheres que estão chegando aos 30 anos!

Segundo pesquisa publicada na revista Time, mulheres na faixa dos 30 e 40 anos são mais sexuais que mulheres mais jovens ou mais velhas. É nesta época em que elas têm mais fantasias e mais relações.

A hipótese levantada para isso é que isso seja uma adaptação evolucionária, para maximizar a fertilidade.

Em outro artigo publicado na revista Woman’s Health, este é o período em que as mulheres se sentem mais sexys e seguras com seus corpos. Segundo pesquisa publicada no site Daily Mail, com 31 anos as mulheres estão no auge de sua confiança sexual. Aproveite!

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Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!