4 maneiras de comunicar-se com um ser querido que morreu

Aprenda a se comunicar com seus entes queridos que já não estão neste plano terreno.

Adriana Acosta Bujan

São muitos os meus entes queridos que se foram: em primeiro lugar minha mãe, logo depois foi minha avó, depois meu pai e por último meu amado esposo. É tão grande a dor e o vazio que tem minha alma que, às vezes, quero pensar que são meus anjos que sempre me acompanham, cuidam e guiam onde eu estiver.

Às vezes, quando me sinto muito só e triste, costumo acender uma vela, colocando as fotografias para falar com eles.

Às vezes, quando falo com eles, sinto um cheiro diferente, mas o que o meu coração mais deseja é voltar a vê-los, abraçá-los e chorar em seus ombros, quero dizer-lhes que senti muita falta deles e que a minha vida sem eles tem sido muito difícil.

Acho que a minha história pode lhe parecer familiar, por isso quero partilhar algumas maneiras em que você pode comunicar-se com os seus entes queridos que morreram.

Dilema entre ciência e pensamento subjetivo

O pensamento subjetivo

Talvez lhe tenha acontecido de, em algumas ocasiões, ao estar pronto para dormir, você ouvir ao longe alguma voz conhecida, inclusive escuta uma canção que o faz lembrar-se de um de seus entes queridos que faleceu; muitos de nós poderíamos interpretar isso como um sinal claro de que eles estão conosco.

Advertisement

O que diz a ciência

Em uma pesquisa publicada na revista “Mental Health, Religion and Culture”, especialistas afirmam que nosso ouvido físico não é o que está atuando nesse momento, mas o ouvido mental, ou seja, ouvimos os diferentes  sons que temos armazenado e que se reproduzem em nossa mente.

Ouvir vozes ou sons está relacionado com memórias armazenadas na mente desde a infância, isto é conhecido como clariaudiência.

Ou seja, quando pensamos frequentemente num ente querido que já faleceu, a nossa mente é capaz de relacionar cheiros e sons daquela pessoa, por isso é que percebemos aromas e recordamos vozes ou canções.

Agora, como podemos nos comunicar com nossos entes queridos que já faleceram:

 1. Através dos sonhos

“E teve um sonho, e eis que havia uma escada apoiada na terra, cuja extremidade superior alcançava até o céu; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. E eis que o SENHOR estava sobre ela e disse: Eu sou o SENHOR, o Deus de teu pai Abraão e o Deus de Isaque. A terra em que você está deitado, eu darei a você e a sua descendência”. (Gênesis 28:11-22)

“Mas enquanto pensava nisso, eis que lhe apareceu em sonho um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o Menino que nela foi gerado é do Espírito Santo”. (Mateus 1:20)

Advertisement

Existem muitos versículos da Bíblia onde Deus se manifestou em sonhos, assim como Ele o fez, também podem fazer nossos mortos. Pois se você pensa muito no seu ente querido e pede a Deus que lhe permita sonhar com ele ou com ela, isso acontecerá; é só uma questão de fé, perseverança e paciência; peça que isso lhe seja dado.

2. Meditação

Esta prática milenar permite dominar a mente e, ao mesmo tempo, alcançar um estado de consciência plena; muitos a utilizam para reduzir o estresse e aumentar o bem-estar geral. Por isso, é aconselhado que, para falar com os nossos entes queridos que morreram, tenhamos uma mente aberta para podermos entrar num estado subconsciente.

Com a constante respiração (inalando e exalando) nossa mente poderá relaxar e, assim, estará alerta para receber sinais por parte de nossos entes queridos que morreram. Porque a meditação pretende alcançar um estado de consciência de nossos pensamentos e sentimentos, para alcançar uma conexão com nós mesmos em um plano espiritual.

3. Objetos com significado emocional

Algumas pessoas têm trabalhado com alguns objetos que têm significado emocional para se comunicar com os mortos. Seja uma fotografia, um suéter, um chaveiro ou qualquer objeto, pois, ao pensar no ente querido e tocar o objeto, a mente junto com o poder energético poderão trazer lembranças e possivelmente se manifestar algum tipo de sensação no corpo, sinal de que estão com você.

4. Oração

Todas as orações são poderosas, além disso não só é a maneira de nos comunicarmos com Deus, mas é o caminho mais próximo para falar com nossos entes queridos que faleceram. Por isso convido-o a orar para que eles lhe enviem algum sinal para que se sinta em paz.

Advertisement

Junto com a oração, você pode acender uma vela, pois representa o início da adoração a Deus e nos leva a preparar nossos corações para escutá-lo e ser conscientes d’Ele e de sua presença conosco.

No entanto, infelizmente, é impossível voltar a ver os nossos entes queridos que morreram, mas esses métodos podem ajudar-nos a nos sentir próximos, cuidados e guiados por eles. Nunca duvide de que são anjos e que agora estão num lugar muito melhor do que o nosso, ao lado de Deus, nosso pai celestial.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 maneras de comunicarte con un ser querido que murió

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.