4 maneiras certeiras para nunca deixar alguém se aproveitar de você

Ser usado provoca sentimentos de raiva e decepção, não só pela pessoa que nos usou, como também por nós mesmos, quando permitimos que isso aconteça.


Roberta Preto

Vivemos numa época onde muitas pessoas esfriaram seus corações, tornaram-se orgulhosas e maldosas e estão sempre prontas para se aproveitarem de pessoas boas e “simples”. Às vezes, a inocência também nos torna ignorantes.

Existe uma grande diferença entre ser “bom” de ser “bobo”, e muitos se aproveitam disso dizendo: “fulano é bom demais, é tão bom que chega a ser bobo, esse dá para enrolar.”

Uma das coisas que sempre lutei e continuo lutando é para adquirir conhecimento e transmiti-lo a quem desejar aprender. E o faço porque sei bem como é ser usada e enganada pela falta de conhecimento diante de muitas coisas da vida.

Algumas pessoas muito próximas me diziam que por eu ser boa demais, isso me fazia fraca, entretanto, percebi com o tempo que não era minha bondade, e sim, minha falta de conhecimento que me tornava fraca. Então, depois de tantos ressentimentos, tomei coragem e mudei minhas atitudes, fui estudar e ganhei conhecimento necessário para lutar pelo que sei ser o “certo.”

Amadurecer foi preciso. E quão grata sou por determinadas pessoas terem ido embora de minha vida. Paguei um preço caro, porque nem todo mundo gostou de quem me tornei e a coragem que adquiri, no entanto, isso não importa, pois acordo feliz e em paz comigo mesma todos os dias por ser quem eu preciso ser, sem precisar viver escondida na sombra de outros.

Não perdi minha bondade, porque esse é um dom que vem do céu. No entanto, aprendi a dizer “não” e também não me permito mais ser “sugada” ou “usada” por mais ninguém.

Veja as 4 maneiras certeiras de não se permitir ser enganado:

Advertisement

1. Diminuir as expectativas

Sabe quem nunca irá te decepcionar? Deus! As outras pessoas, mesmo aquelas que você tanto ama e morreria por elas, uma hora ou outra acabarão lhe decepcionando. E, sabe por quê? Porque você também irá decepcioná-las e o fará porque tanto você como eu ou mesmo elas, nós todos, somos humanos e cheios de falhas, portanto, não espere tanto das pessoas e não aceite e nem faça promessas que nem mesmo você pode cumprir.

Procure viver uma vida feliz. Escolha não se martirizar tanto quando alguém lhe desapontar, pois você tem esse poder, o de escolher por quem quer sofrer e como irá reagir diante das surpresas da vida, sejam elas boas ou más. Embora você não precise mais conviver com essas pessoas, ainda assim é preciso perdoá-las, tirar o mal que a mágoa trouxe para o seu coração. Faça isso por si mesma e depois esqueça tudo e vá ser feliz.

Quanto às pessoas que você tanto ama e que também te amam, conceda a elas um novo voto de confiança. Ainda que a ferida tenha sido profunda, escolha perdoá-las. O perdão tem o poder de amenizar a dor; e o amor, o poder de curar.

2. Siga seus instintos

Segundo o site Super April, a psicóloga Nalini Ambady, da Universidade de Tufts, fez um estudo apontando que 2 segundos é tempo suficiente para que a intuição de uma pessoa seja capaz de tomar decisões.

Tenha sensibilidade para ouvir seus instintos. Quando sentir que uma pessoa não é confiável, afaste-se dela. Não importa o quão carente você esteja, é bem melhor acordar sozinho do que ao lado da pessoa errada que com o tempo pode lhe ferir e maltratar.

Lembre-se: Seus instintos lhe farão escolher fazer o certo, mesmo que o “certo” seja a decisão mais difícil e lhe leve a ficar sozinho.

3. Adquira sabedoria

Adquirir sabedoria é mais que adquirir conhecimento, pois conhecimento lhe torna inteligente, sabedoria lhe torna maduro o suficiente para saber distinguir o que é melhor para você, quem deve ficar na sua vida e quem realmente importa. Sendo assim, você torna-se incorruptível diante das armadilhas de pessoas de caráter medonho e duvidoso.

4. Não seja vítima

Sabe qual é o problema de ser sempre uma vítima? As pessoas lhe veem como um fraco e você acredita ser fraco. Sendo assim, pessoas de caráter duvidoso tentam manipular e destruir quem você realmente é.

Levante a cabeça, assuma seus erros e suas responsabilidades. Jamais duvide de quem você é, nunca aceite migalhas. Lute para ter o melhor da vida, ofereça o seu melhor às pessoas e esteja sempre pronto para seguir em frente.

Pessoas fortes são tão fortes e brilhantes quanto a luz do sol. Acredite! As pessoas de luz própria têm o poder de afastar pessoas negativas e perigosas de suas vidas, pois sua luz é tão brilhante e forte que incomoda e ofusca o mal, sempre foi assim e sempre o será.

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.