4 exercícios eficazes para melhorar a memória

Você é capaz de ir fazer compras no supermercado apenas confiando em sua memória? Ou lembra rapidamente do nome das pessoas que há tempos não via? Exercitar a mente vai lhe ajudar.


Renata Finholdt

Você se lembra o que almoçou no dia de ontem? Consegue lembrar rapidamente qual o número de seu próprio telefone? E as datas de aniversário dos membros de sua família?

A memória é fundamental em nossas vidas, mas algumas vezes ela insiste em nos deixar para trás. Com o passar dos anos, temos mais e mais dificuldade de nos recordar de coisas simples e corriqueiras.

Assim como o restante de nosso corpo precisa de exercício para se manter forte e saudável, exercitar a memória também é importante para que ela permaneça sadia por muitos anos.

Praticar exercícios para a memória ainda ajudarão com que você fique mais focado e atento, então vale a pena começar hoje mesmo a praticá-los:

1. Faça coisas de um modo diferente

Estamos tão acostumados a fazer determinadas coisas de uma certa forma que nem nos damos conta do quanto estamos no piloto automático. Mudar a forma com que fazemos determinadas coisas é uma forma de exercitar a mente. Tente, da próxima vez que for tomar algo, segurar o copo com a mão oposta a qual você normalmente usa. Mude o percurso de ida e volta ao trabalho, mude sua rotina nos finais de semana. Todas essas coisas simples têm o poder de exercitar a memória.

2. Converse consigo mesmo

Você é daquelas que esquece com facilidade onde guardou as chaves do carro ou tem dificuldade de lembrar se tomou o medicamento na hora correta ou não? Para melhorar estas e tantas outras situações parecidas converse consigo mesma, algo do tipo ” Estou guardando as chaves na minha bolsa” ou ainda ” Pronto, tomei o remédio”. Estudos comprovam que esta ação de falar as coisas ajuda muito a mente a lembrar-se dos fatos.

3. Faça listas mentais

Da próxima vez que precisar ir ao mercado deixe de lado a lista escrita, antes de sair de casa memorize os itens que ali estão. Vá, durante o percurso, lembrando de tudo que estava escrito ali. Para facilitar você pode primeiro gravar quantos itens são ao todo, depois associe os produtos aos corredores do supermercado ou ainda a receitas que precisa fazer com eles. Se não conseguir tudo de primeira, não desanime, se esforce para que das outras vezes possa ter maior sucesso. Lembre-se: não é um jogo de acertos, mas um exercício para sua própria mente.

Advertisement

4. Jogos e atividades

Uma forma bem divertida de exercitar a mente é através de jogos e atividades. Palavras cruzadas, caça palavras, jogos de tabuleiro ou cartas induzem o pensamento e exercitam a memória. Esta é uma forma prazerosa de exercício, chamar a família para divertirem-se e ao mesmo tempo exercitarem a mente.

Nossa memória é uma joia preciosa em nossas vidas. Ela conta sobre nossa história de vida, sobre nosso passado e ajuda a escrever nosso futuro. Não deixe a sua memória de lado, comece hoje mesmo a cuidar dela.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.