4 estratégias úteis para deixar o passado para trás

Parar de pensar no passado o ajudará a curar suas feridas e aproveitar o presente. Aprenda estratégias estas eficazes.

Adriana Acosta Bujan

Existe uma frase muito comum que, com certeza, você já ouviu alguma vez: “Recordar é viver”. De fato, quando voltamos ao passado com nossa mente, é fácil nos conectarmos com nossos cinco sentidos para recriar aquelas emoções e sentimentos que foram prazerosos para nós.

Podemos sentir essas emoções mil vezes, trazendo o passado para o nosso presente, por isso, quando você sente um perfume, certamente o associa a alguém ou a um lugar especial. Ou quando ouve uma música, pode se desconectar imediatamente relembrando uma pessoa especial.

É assim que nosso passado pode estar presente quantas vezes quisermos, e não há nada de mal nisso. Porém, nem tudo que vivemos no passado nos faz bem, há coisas que não são saudáveis de se lembrar porque podem causar muitos danos tanto físicos quanto emocionais.

Podemos até dizer que o passado é tão poderoso que pode (hipoteticamente) construir uma barreira imaginária que impede uma pessoa de viver o presente, desperdiçando toda a sua vida e deixando passar oportunidades de ser feliz. É por isso que deixar o passado para trás é importante para a saúde mental.

Deixar para trás o que não serve para você

Infelizmente, há pessoas que vivem presas ao passado devido a vários fatores como genética, história de vida, luto ou pela forma como administram as emoções ou eventos traumáticos. E isso, a longo prazo, pode causar depressão, ansiedade , estresse e, por razões óbvias, impedirá o progresso pessoal.

Advertisement

Sem mais delongas, aqui estão algumas estratégias eficazes que ajudarão você a deixar o passado para trás:

1. Começar do zero

O luto é uma das razões mais comuns pelas quais o passado não pode ser abandonado tão facilmente, pois existem muitos apegos e feridas que deixam a alma despedaçada. No entanto, para se curar gradativamente, é recomendável começar do zero.

“Começar do zero” é uma estratégia que consiste em recriar uma nova vida, ou seja, esforçar-se por reinventar uma nova forma de viver, com novas abordagens. É como nascer de novo, começar a descobrir coisas que podem prender a sua atenção. Talvez você queira fazer novos cursos, faculdade, aulas sobre qualquer coisa, exercitar-se, ou adquirir novos hábitos etc.

É o momento de se reinventar, de fazer coisas que você nunca pensou que poderia fazer um dia; traçar metas e buscar novos sonhos.

Começar do zero implica um esforço de sua parte, você deve ser perseverante e constante. Se você se engajar em várias coisas, sua mente não terá tempo de voltar ao passado, e aos poucos, vai parar de sofrer.

Advertisement

2. Aceitação

É hora de analisar seu passado. Do que você sente falta? Por que pensa tanto nisso? O que pode fazer para melhorar seu presente? Aceitar que o passado nunca mais voltará e que é impossível voltar é o primeiro passo para a cura pessoal.

Lembre-se de que, para aceitar que vive no presente, você deve se esforçar para pensar que tem novas oportunidades de ser feliz. Terá que estar bem consciente quando sua mente vagar no passado, procurando, nesses momentos, focar no aqui e agora, respirar fundo, fechar os olhos e tentar se concentrar na respiração.

Os exercícios de meditação são de grande ajuda para poder conectar nossa mente e corpo ao presente.

3. Fechar ciclos

Por ciclos, refiro-me ao tempo em que vivemos uma fase. Por exemplo, quando vamos para a escola, várias etapas são concluídas na forma como crescemos. Agora, se você quer deixar o passado para trás, precisa aprender a fechar ciclos, para poder abrir caminho para a chegada de novas oportunidades. Caso contrário, será difícil progredir.

Por exemplo, se você já terminou um relacionamento amoroso e ainda tem o número de telefone dele e o tem nas redes sociais, será difícil para você não pensar no(a) ex, pois se sentirá tentado a saber o que ele(a) tem feito sem você.

Advertisement

4. Encarar as mudanças

Muitas vezes, não largamos o passado por medo de mudanças, e acabamos preferindo idealizar uma realidade inexistente. Porém, não é bom para sua saúde física e mental viver pensando no passado.

Então, encare as mudanças e lembre-se de que todas elas são boas, deixe-se fluir e vá, aprenda com as lições do passado para se tornar uma pessoa melhor a cada dia, perdoe-se e perdoe quem feriu você. Só assim irá conseguir deixar o passado atrás.

Seja corajoso, não menospreze sua força interior para enfrentar o que vier, busque o apoio de seus familiares e amigos, eles o ajudarão a deixar seu passado para trás.

Lembre-se de que essas dicas são práticas, você tem que ser constante e perseverante. Um dia por vez. Reerga-se de novo e ganhe força, você consegue!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 4 estrategias útiles para dejar ir el pasado

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.