4 estilos de brigar que podem salvar – ou sabotar – um casamento

A forma como conduzimos uma discussão pode mostrar para que caminho o nosso casamento está seguindo. Veja aqui o que é positivo em uma briga.

Caroline Canazart

Quando se pensa em um casamento feliz, logo vem à cabeça um relacionamento sem brigas e discussões. Mas, vamos ser sinceros, atrito entre marido e mulher sempre vai haver. Por mais amor que exista, uma opinião diferente surgirá no meio do caminho e é aí que, para alguns estudiosos, mora a resolução do problema para que um casamento seja bem resolvido.

A forma como você briga e, principalmente, como coloca, ou não, os pingos nos “is” depois da discussão pode demonstrar se o seu casamento será bem-sucedido, ou, se ele irá entrar para as estatísticas de separações. O professor Robert Levenson, diretor do Instituto de Personalidade e Pesquisa Social da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, acompanhou de perto a vida de 156 casais desde 1989 e fez algumas descobertas sobre o que satisfaz um casamento.

1. As esposas devem assumir a liderança para acabar com o conflito

De acordo com estudos de Levenson, as mulheres podem ser a chave para resolver as brigas. Os relacionamentos em que as esposas conseguiam acalmar os ânimos rapidamente depois de uma discussão foram os mais felizes, tanto a curto como a longo prazo.

10 soluções para salvar um casamento desgastado pelas brigas

2. Estar disposto a ser diferente na hora da discussão

“O que é bom para um pode não ajudar o outro”, diz Levenson. Às vezes você quer ir direto ao ponto para resolver a discussão, porém seu cônjuge quer uma conversa mais detalhada. Segundo o pesquisador, é preciso haver abordagens diferentes e adequar-se a cada situação, principalmente quando um dos dois está chateado.

Advertisement

3. Dizer “nós” ao em vez de “eu”

Essa conclusão é muito interessante. Em 2009, Levenson e seus colegas de pesquisa anotaram todos os pronomes pessoais que os casais estudados usavam durante uma briga. Os que falavam “nós” diziam ter maior satisfação conjugal do que os casais que sempre utilizavam “eu” numa discussão.

6 segredos para construir intimidade emocional no casamento

4. Aceitar algumas coisas como elas são

Tentar mudar algo no parceiro certamente irá fazer você e ele baterem, por muito tempo, de frente. De acordo com o pesquisador, perceber que não dá para mudar tudo o que você gostaria faz o casamento ser mais satisfatório. “Uma coisa encorajadora é, se você olhar para os casais que estão juntos, você verá que eles ficam mais felizes e mais emocionalmente conectados ao longo do tempo”, diz Levenson. O professor ainda diz que ao apreciar as coisas boas do relacionamento, você para de se concentrar apenas nas coisas que não pode resolver ou mudar.

As opiniões diferentes e até as discussões podem levar a um amadurecimento do casal, mas desde que seja levado de uma forma que não traga desconforto constante para o relacionamento. Humilhações, xingamentos ou outro tipo de assédio, como o físico, não devem fazer parte desse estilo de “brigar”.

Leia também: 7 sinais de que seu casamento está amadurecendo positivamente

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.