4 dicas úteis para reaproveitar a água da máquina de lavar roupas

É duro, mas é realidade. O que se acreditava ser um recurso natural inesgotável está se esgotando, a água. Assista ao vídeo e use essa ideia para reutilizar a água da máquina de lavar.


Beth Proenca Bonilha

“Reaproveitar” é a palavra de ordem nos dias atuais. Por isso não é de se surpreender quantas ideias surgem para evitar o desperdício.

Um dos bens mais preciosos e vitais para a vida do planeta é a água. E hoje se sabe que se não houver ações emergenciais, corre-se o risco de que a água doce se reduza tanto que não terá mais onde encontrar.

A solução está na educação e bom senso, além do engajamento de todos, geração após geração.

Reaproveitando a água da máquina de lavar

1. Para lavar o chão e quintais

É a ação mais comum e mais aplicada por pessoas que já se conscientizaram do risco que o planeta está correndo. Consiste em armazenar em baldes ou tambores a água do enxágue da maquina de lavar. E em seguida utilizada para lavar banheiros, cozinha, quintal e até mesmo lavar automóveis.

2. Para pôr de molho outras peças

Toda dona de casa sabe que para uma boa lavagem das roupas é necessário um período de molho da roupa em água e sabão. É neste momento que a água do enxágue entra em ação novamente, é só acrescentar o sabão e colocar as peças de molho.

3. Filtragem

Há meios de filtrar a água do último enxágue da máquina de lavar roupas, podendo ser encontrado no mercado filtros com a função de deixar a água da máquina novamente pura para outras funções. Pesquise e certamente irá encontrar vários produtos com essa função.

Advertisement

4. No jardim

Segundo pesquisa do professor e botânico Gilberto Kerbauy do Instituto de Biociências da USP, é possível reaproveitar a água da lavagem de roupas para regar jardins e gramados. Em entrevista ele afirma: “A partir do 2º ciclo de lavagem, a concentração da maioria dos sais está numa faixa que traz benefícios às plantas, principalmente aos gramados”.

Para armazenar de maneira segura cuide para que o recipiente em que irá armazenar seja resistente, bem vedado para evitar a proliferação do mosquito da dengue e grande o suficiente para armazenar o máximo de água. Visto que em cada lavagem são utilizados mais de 60 litros de água.

Viver previdente é viver consciente de que os recursos são de todos e para todos, por isso cada pessoa deve fazer sua parte na preservação destes recursos, só a união hoje evitará que as próximas gerações sofram com nossas ações.

Toma un momento para compartir …

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu