4 dicas que elevam o nível da família

Estas 4 dicas vão elevar o nível da sua família e melhorar a sua convivência familiar.


Genário N. Costa

Cada ser humano tem um valor para o mundo e toda família possui o valor humano de seus membros; é esse valor que estabelece o nível dela, embora não seja um nível como o social ou o financeiro, a sensação que ele passa é de ser muito mais forte. Esse nível humano não há como medi-lo, mas a família o sente se elevando na medida em que seus membros vão cada dia mais se amando, se unindo e se apoiando.

Leia: 5 itens para sua família ser uma família feliz

Cada membro de uma família deve ser útil a ela, e não somente a si próprio, até porque, ganhar dinheiro, fama e poder, pode ser ainda pouco para as necessidades da vida se esses não servirem ao crescimento familiar. Além disso, quatro recomendações devem ser seguidas:

1. Respeitar um ao outro

Pai, mãe e filhos devem se ver com o máximo de respeito, obediência e valor. Não somente os filhos devem ter esse tratamento com seus pais, os pais também devem ter o mesmo tratamento com seus filhos – ouvi-los e não subestimar o que falam. Venha do pai, da mãe ou dos filhos, pedidos ou sugestões que alguém não goste, é melhor examiná-los que criticá-los.

2. Ajudar um ao outro

O marido deve ajudar a sua mulher, tanto em suas tarefas domésticas quanto em seus interesses pessoais.

A mulher deve colocar seus dons naturais de economia, trabalho, equilíbrio e visão de vida para ajudar a seu marido, tanto na provisão, planejamento e controle doméstico, quanto no apoio a suas necessidades dentro e fora do lar.

Pai e mãe devem ajudar seus filhos em seus trabalhos escolares, dificuldades próprias da idade e dúvidas que se apresentam na vida deles. Eles, adolescentes ou ainda crianças, precisam de ajudas confiáveis, e os pais nunca devem negá-las.

Advertisement

Filhos, devem sempre ajudar a seus pais, seja na arrumação da casa, seja em possíveis trabalhos, seja na economia doméstica, seja em não deixá-los preocupados.

Leia: Criar Tradições de Família

3. Nada esconder um do outro

O pior que pode acontecer dentro de um lar é um dos membros da família pensar: DISSO NINGUÉM PRECISA SABER. Os filhos jamais devem praticar qualquer ato escondido de seus pais; e os pais, nesse sentido, além de nada poder esconder de seus filhos, entre eles, nada deve haver de segredos ou ocultação de qualquer coisa, tudo entre os dois deve ser claro e compartilhado.

4. Ouvir mais um ao outro

O bom relacionamento entre marido, mulher e filhos – se ouvindo mais e se curtindo mais – é tão importante quanto sagrado. Tudo muda para melhor na família quando cada um de seus membros se conscientiza de que nada é mais importante para eles que eles mesmos. Na medida em que todos os membros se escutam e se valorizam, sobe o valor de todos, sobe o nível da família.

Toma un momento para compartir …

Genário N. Costa

Casado, contador, aposentado, seguidor da religiosidade, dedicado ao bem estar dos necessitados. Sobre problemas familiares é autor de um livro e de outro que está em revisão disponível para publicação.